A Paradox, desenvolvedora e publisher do ótimo game de estratégia recém lançado Stellaris removeu ontem do Steam um mod criado por um usuário que eliminava do jogo qualquer personagem “não branco”.
Intitulado “European Phenotype and Names Only (White Humans)” removida também nomes não europeus da raça humana do jogo. Sua descrição trazia apenas a frase “No multiculturalism here” e onde havia a página de download agora há uma mensagem de erro.
A ação da Paradox foi rápida, mais rápida do que a percepção dos jogadores que adoram fazer textão. Fazendo isso ela evitou discussões, brigas e o nome do jogo no meio de qualquer polêmica. De qualquer forma, houve uma resposta quando perguntada sobre a exclusão.
https://www.youtube.com/watch?v=bdLbegBSM0A
“Entregamos o jogo originalmente com uma fiel representação de humanos, ou seja, com diversas etnias e personalidades. Apoiamos a ideia de que mods de jogadores façam o jogo representar aquilo que eles querem jogar, mas nós NÃO permitiremos quaisquer práticas discriminatórias. Queremos que mods inapropiados continuem sendo trazidos até nossa atenção e estes serão derrubados, se necessário, portanto encorajamos os jogadores a fazer uso da função de flagging provida pela Valve sempre que necessário.
Rumores apontam que um segundo modo, intitulado “Separate Human Phenotypes” ainda está sob análise.
Stellaris já está disponível para PC. Leia o nosso review.