Embora o Xbox tenha feito sua fama com jogos de ação como Gears of War e Halo, atualmente a plataforma da Microsoft tem uma grande oferta de títulos em diversos gêneros. A biblioteca de RPGs do console, por exemplo, é bastante generosa e traz como vantagem a possibilidade de acessar clássicos do passado com facilidade graças à retrocompatibilidade oferecida pela fabricante.
Entre jogos mais focados na ação ou na estratégia, feitos nos Estados Unidos ou no Japão, o Xbox tem escolhas de sobra para quem gosta de histórias densas e sistemas envolventes. Confira agora nossa seleção dos 30 melhores RPGs que você pode encontrar na plataforma atualmente.
Os melhores RPGs do Xbox One e Series
Disco Elysium
- Desenvolvedora: ZA/UM
- Data de lançamento: 12 de outubro de 2021
Disco Elysium é um jogo sem combates e baseado quase que inteiramente em diálogos. Isso poderia ser uma receita para algo bem chato, mas acaba sendo a base de um RPG intrigante no qual você tem total liberdade para definir quem é seu protagonista. Só tome cuidado, porque não é todo mundo que vai ficar feliz com suas escolhas ou decidir colaborar com a investigação de assassinato que é o ponto central da história.
The Elder Scrolls V: Skyrm Anniversary Edition
- Desenvolvedora: Bethesda
- Data de lançamento: 11 de novembro de 2021
Skyrim pode ter sido lançado há mais de uma década, mas continua sendo uma referência de RPG de mundo aberto repleto de missões e possibilidades. A Anniversary Edition traz gráficos atualizados, novas mecânicas e diversos conteúdos criados com a ajuda da comunidade que fazem dele uma experiência com centenas de horas de descobertas e desafios.
Star Wars: Knights of the Old Republic
- Desenvolvedora: BioWare
- Data de lançamento: 16 de julho de 2003
Um dos melhores RPGs da história da Bioware, Knights of the Old Republic coloca o jogador no passado de Star Wars, em um momento no qual os Sith estão próximos de dominar totalmente a república. Lançado para o primeiro Xbox, o game traz como vantagem ganhar upgrades visuais que trazem a resolução 4K nativa quando ele é jogado no Xbox One X ou no Xbox Series X.
The Witcher 3: Wild Hunt
- Desenvolvedora: CD Projekt RED
- Data de lançamento: 19 de maio de 2015
Quando chegou às lojas em 2015, The Witcher 3: Wild Hunt elevou a CD Projekt a um dos principais nomes da indústria de games. Até hoje considerado a obra-prima da desenvolvedora, o game nos apresenta a uma história densa cheia de intrigas políticas, monstros, personagens carismáticos e escolhas que têm impacto real sobre o destino de seu protagonista.
Elden Ring
- Desenvolvedora: FromSoftware
- Data de lançamento: 25 de fevereiro de 2022
Elden Ring fez o que muitos consideravam impossível, ao pegar a atmosfera e os desafios da série Souls e fazer com que ela funcionasse em um mundo aberto. Um pouco mais acessível do que outros trabalhos da From, o game ainda assim reserva grandes desafios e muitos segredos que estão sendo discutidos até hoje.
Dark Souls Remastered
- Desenvolvedora: From Software
- Lançamento: 23 de maio de 2018
Dark Souls é provavelmente o jogo mais influente da última década. O jogo da From Software combina um gameplay desafiador que vai te tirar da zona de conforto, mas que também vai te fazer aprender a usar a cabeça para vencer os desafios, a um level design genial e uma história minimalista, contada nas nuances do jogo.
Esse é um jogo que pode afastar muita gente por medo da dificuldade, mas que se você dá o tempo necessário para dominá-lo, você com certeza vai ter uma das melhores experiências que você já teve jogando um jogo. Dark Souls é incrível, e presença indispensável na lista dos melhores jogos de RPG do Xbox One e Series.
Dark Souls 2: Scholar of the First Sin
- Desenvolvedora: From Software
- Lançamento: 1 de abril de 2015
Dark Souls 2: Scholar of the First Sin corrige muitos dos problemas que o Dark Souls 2 original tinha, e deixa as coisas bem mais difíceis em alguns pontos com novas posições para inimigos que provavelmente vão te pegar de surpresa.
É inegável que este seja o mais fraco dos três títulos da trilogia Souls, mas mesmo assim, ele continua sendo um Soulsborne bem acima da média.
Dark Souls 3
- Desenvolvedora: From Software
- Lançamento: 11 de abril de 2016
Capítulo final da trilogia Dark Souls, o terceiro título é tido por muitos como o melhor da franquia, ao combinar continuações de enredos do primeiro jogo da série e alguns dos combates mais épicos da franquia até aqui.
Além disso, ele também é bem acessível com novos jogadores, servindo inclusive como a melhor porta de entrada para quem quer entrar de cabeça nesse mundo.
Assassin’s Creed Origins
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Data de lançamento: 27 de outubro de 2017
Depois de anos lançando episódios anuais de Assassin’s Creed bastante parecidos entre si, a Ubisoft decidiu mudar tudo com Origins. Com um novo protagonista e o Egito antigo como cenário, o game transformou a série em um RPG de ação que acabou funcionando muito bem e trouxe alguns dos momentos mais marcantes de toda a franquia.
Assassin’s Creed Odyssey
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Data de lançamento: 5 de outubro de 2018
Assassin’s Creed Odyssey é uma espécie de salada onde pegamos a estrutura de missão e narrativa de The Witcher, juntamos com o combate de Dark Souls, a navegação de Assassin’s Creed 4 e colocamos tudo isso no universo de Assassin’s Creed revisitando a grécia antiga no meio da guerra do Peloponeso.
O resultado disso é um jogo gigantesco com uma história que não é lá essas coisas, mas com uma gameplay extremamente divertida e mais de 70 horas de campanha. Honestamente, esse é o meu AC favorito da franquia.
Assassin’s Creed Valhalla
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Data de Lançamento: 10 de novembro de 2020
Assassin’s Creed: Valhalla é o jogo mais vendido da franquia, você sabia dessa? No jogo, você controla Eivor, um Viking que viaja da Escandinávia para a Inglaterra para unir este país, enquanto vive uma série de conflitos com seus inimigos e também com os seus aliados.
O jogo ainda tem uma espécie de campanha alternativa onde você é o próprio Odin em Asgard, e trabalha bem a dualidade de humano e deus de Eivor.
O único defeito que eu colocaria nele é que o jogo é realmente muito mais extenso do que deveria ser. Pra fechar a campanha principal e matar todos os alvos de assassinato, eu levei 70 horas, e ainda tinha uma série de missões extras pra concluir, ou seja, se você cansa fácil com jogos que acabam sendo muito mais longos do que deveriam, dificilmente você vai conseguir terminar esse.
Final Fantasy VII
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 28 de março de 2019
O Final Fantasy VII original demorou bastante tempo para chegar na família Xbox, mas a espera valeu a pena. Não se engane pelos gráficos meio quadradões e antiquados: a partir do momento em que você se acostuma com eles, se depara com um dos melhores RPGs de toda a Square Enix graças a sistemas de batalha complexos e um elenco de personagens bastante carismático e divertido de acompanhar.
Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 13 de dezembro de 2022
Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion é um verdadeiro remake de Crisis Core, um dos melhores jogos de RPG do PSP.
Nele, conhecemos a história de Zack Fair, um personagem fundamental para o enredo de Final Fantasy VII, e que acaba ganhando muito pouco tempo de tela na obra prima da Square Enix.
O jogo combina um sistema de combate mais direcionado para a ação a personagens muito carismáticos e um final que é praticamente impossível de não emocionar todo fã de Final Fantasy.
Final Fantasy VIII Remastered
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 3 de de setembro de 2019
Final Fantasy VIII é tranquilamente o capítulo mais divisivo da franquia, devido ao seu sistema de Junction e seu protagonista, Squall Leonhart, um personagem que é bastante irritante no começo do jogo, mas que vai crescendo conforme a aventura avança.
A Square mostrou nesse jogo que não precisava viver na sombra da sua maior criação e resolveu ousar com diversas mudanças em relação ao game anterior da franquia, e o resultado pode não ter agradado todo mundo, mas continua sendo um RPG que marcou época e que conta com o melhor minigame de Final Fantasy já feito, o Triple Triad.
Final Fantasy IX
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 13 de fevereiro de 2019
Lançado originalmente no primeiro PlayStation, Final Fantasy IX foi lançado como uma forma de comemorar toda a história da série até então. Isso significa que, apesar de ele trazer um tema clássico envolvendo cristais mágicos, não deixa de lado um sistema de combates interessante nem o desenvolvimento de um dos melhores elencos da série.
Final Fantasy X/X-2 Remastered
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 16 de abril de 2019
Final Fantasy X conta a história de Tidus, um jovem que acaba sendo transportado para um mundo envolto em um ciclo de vida e morte comandado por uma criatura imensa chamada Sin, que espalha destruição por tudo o que passa. Após juntar-se ao grupo de uma invocadora com a missão de acabar com esta ameaça, ele vai conhecendo mais sobre ele mesmo e sobre as nuances desta terra em que ele é um estranho, e para onde o pai dele também foi mandado anos antes.
Um jogo com um bom sistema de RPG, personagens carismáticos e um dos melhores finais que já foram apresentados na franquia. Além disso, o pacote ainda traz Final Fantasy X-2, primeira sequência direta de um jogo dentro da série.
Final Fantasy XII: The Zodiac Age
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 30 de abril de 2019
Último jogo da série para PlayStation 2, Final Fantasy XI: The Zodiac Age apontava para um futuro brilhante que acabou não chegando exatamente da forma que a Square Enix queria. Enquanto a história do game é um dos seus pontos altos, o real destaque é o sistema de combates em tempo real que traz diversas opções para automatizar as ações de seus companheiros.
Final Fantasy XV
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 29 de novembro de 2016
Final Fantasy XV é um jogo que causou bastante polêmica no lançamento por parecer inacabado, mas a Royal Edition do jogo consertou muitos desses problemas e ajudou a dar mais destaque ainda ao grande ponto forte do jogo: o núcleo de personagens dele. Noctis, Prompto, Gladiolous e Ignis são incríveis juntos, e se você não se emocionar com a jornada deles, você está mortinho por dentro.
Dragon Age: Inquisition
- Desenvolvedora: BioWare
- Data de lançamento: 18 de novembro de 2014
Dragon Age: Inquisition pode ser meio confuso para quem começar a série por ele, mas vale a pena investir se você é fã de RPGs recheados de conteúdo com personagens inesquecíveis. A luta da Inquisição pode não ser a mais interessante do mundo, mas o game compensa isso com um elenco recheado de figuras que você vai acabar amando ou odiando dependendo das suas decisões
Mass Effect: Legendary Edition
- Desenvolvedora: BioWare
- Data de lançamento: 14 de março de 2021
Incluir a Mass Effect: Legendary Edition nesta lista é trapacear um pouco, já que ela traz três jogos em vez de somente um. Nela podemos ver os principais capítulos da história do Comandante Shepard, acompanhando do começo ao início do fim de sua guerra contra os Reapers e os sacrifícios que ele teve que fazer para tentar derrota-los.
Cyberpunk 2077
- Publisher: CD Projekt Red
- Ano de lançamento: 2021
Cyberpunk 2077 é outro jogo que teve um lançamento bem tortuoso e que ainda hoje não roda como deveria rodar no Xbox One, sendo recomendado ou que você jogue a versão de Xbox One X dele ou então parta direto para a de Xbox Series.
Ainda assim, o jogo entrega uma boa história e tem um mundo aberto repleto de atividades que vão servir para você ocupar bem o seu tempo. O jogo teve um verdadeiro ressurgimento de popularidade graças ao anime Cyberpunk Edgerunners, e essa é a melhor época desde o seu lançamento para você aproveitar o jogo.
Hades
- Desenvolvedora: Supergiant Games
- Data de lançamento: 13 de agosto de 2021
Hades é um jogo sobre tentar chegar o mais longe possível em um labirinto, falhar e voltar a tentar novamente até conseguir fazer isso. Entre uma e outra tentativa, você vai descobrir um elenco rico de personagens secundários, mais detalhes sobre sua missão principal e ter acesso a um arsenal amplo de armas tão variadas quanto divertidas de jogar. Reserve um tempo antes de começar a jogar, porque a experiência pode ser bastante viciante.
Tales of Arise
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Data de lançamento: 10 de setembro de 2021
Primeiro game da série a receber um lançamento mundial simultâneo, Tales of Arise revitalizou a série ao apresentar um roteiro mais maduro, mas sem deixar de lado a base focada no desenvolvimento de personagens. Um foco no single player permitiu à Bandai Namco fazer vários refinamentos de gameplay que acabaram tornando esse um dos episódios mais marcantes de toda a franquia.
Tales of Vesperia: Definitive Edition
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Data de lançamento: 11 de janeiro de 2019
Antigamente um jogo exclusivo do Xbox no Ocidente, Tales of Vesperia passou por um processo de remasterização que o tornou muito mais prático de ser jogado atualmente. Embora o sistema de combates em tempo real possa parecer um pouco limitado em comparação com os jogos mais recentes da série, ele é compensado por um dos melhores elencos e roteiros que a Bandai Namco já criou em seus RPGs.
Monster Hunter World: Iceborne
- Desenvolvedora: Capcom
- Data de lançamento: 9 de janeiro de 2020
Monster Hunter World representou um caminho totalmente novo para a série de caçadas da Capcom, que se tornou mais acessível, mas manteve sua alta dose de aventuras e combate de alta qualidade. Com a expansão Iceborne, o jogo se tornou ainda mais completo e trouxe ainda mais monstros para caçar e coletar recursos.
South Park: The Stick of Truth
- Desenvolvedora: Obsidian Entertainment
- Data de lançamento: 4 de março de 2014
Embora a ligação entre South Park e o mundo dos RPGs não pareça muito natural, A Fenda que Abunda Força mostra que ela funciona muito bem. Com um roteiro bem escrito e mecânicas divertidas, o jogo provou que a Obsidian domina muito bem o gênero e consegue usá-lo de maneiras bastante variadas.
Yakuza: Like a Dragon
- Desenvolvedora: Ryu Ga Gotoku Studios
- Data de lançamento: 16 de janeiro de 2020
Yakuza: Like a Dragon foi bastante inusitado em seu lançamento, transformando uma série com elementos de briga de rua em um RPG por turnos. A mudança acabou funcionando muito bem e permitiu que os criadores da série explorassem algumas de suas ideias mais criativas e bizarras nos golpes especiais que o jogador e seus companheiros podem realizar.
Dragon Quest XI: Echoes of an Elusive Age – Definitive Edition
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 4 de dezembro de 2020
Lançado originalmente para PC e PlayStation 4, Dragon Quest XI chegou ao Xbox em sua Definitive Edition, que trouxe diversas novidades bastante interessantes. Além de trazer uma trilha sonora orquestrada e vozes em japonês, essa versão aprimorada também adicionou diversas missões adicionais que exploram mais a história dos companheiros que o jogador encontra durante a aventura.
Borderlands 2
- Publisher: 2K Games
- Lançamento: 24 de março de 2015
Borderlands 2 combina um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa que fica melhor ainda jogando com amigos a uma história completamente desmiolada e bem humorada e um sistema de RPG que parece Diablo em forma de jogo de tiro. Esse ainda é o melhor título da franquia e jogo que pegou todo o potencial do Borderlands original e mostrou como entregar um dos melhores jogos de tiro da geração.
Além do jogo base, ele ainda conta com diversas expansões, personagens adicionais e muito, mas muito conteúdo. Um jogo imperdível para os donos de qualquer console.
Diablo III: Ultimate Evil Edition
- Ano de lançamento: 19 de agosto de 2014
- Desenvolvedora: Blizzard
Diablo 3 provou que a franquia da Blizzard fica até melhor num controle comparado ao mouse e teclado, e a Ultimate Evil Edition de Diablo 3 traz todos os conteúdos lançados para o jogo num belo pacote que certamente vai agradar e muito os fãs da série.
Esse é o tipo de jogo perfeito para você esvaziar a sua cabeça depois de um dia cheio no trabalho ou nos estudos, pois é sair andando por aí matando inimigos, pegando loot, melhorando seu personagem e repetindo esse ciclo viciante.
Divinity: Original Sin 2
- Desenvolvedora: Larian Studios
- Data de lançamento: 31 de agosto de 2018
Divinity: Original Sin 2 tem uma história bem interessante, mas o que faz ele se destacar é seu sistema de combates. Usando elementos do ambiente e as leis da física, o jogador pode transformar completamente o campo de batalha, criando situações inusitadas que fazem de cada conflito algo realmente único.
Nier: Automata – Become as Gods Edition
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 18 de março de 2021
Nier: Automata foi um jogo que demorou para chegar ao Xbox, mas fez isso da melhor maneira possível. Além de ser um RPG de ação de alta qualidade, o jogo traz uma estrutura com diversos finais no qual cada rodada revela novos elementos de game e mostra novos elementos de história que fazem você duvidar de tudo o que achava saber até então.
Nier Replicant
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de Lançamento: 23 de abril de 2021
Nier Replicant é um ótimo jogo, trazendo um história envolvente, trilha sonora jogabilidade nota 10. É uma pena que os gráficos do jogo não tenham melhorado tanto assim, além da falta de localização para o português, e também que ele traga alguns graves problemas numa missão opcional do jogo que nada acrescenta à história e que ainda não foi removida do jogo. Desta forma, recomendamos o jogo, mas com estas ressalvas importantes.
Pillars of Eternity: Complete Edition
- Desenvolvedora: Obsidian Entertainment
- Data de lançamento: 29 de agosto de 2017
Pillars of Eternity é um RPG com características clássicas, no qual tão importante quanto seu talento em batalha é sua capacidade de conversar e administrar os recursos que tem à disposição. Ambientado em um mundo de fantasia, o game tem um roteiro bastante denso e um sistema de combates bastante estratégico, que podem ser explorados ao máximo na versão completa que traz todos os DLCs lançados pela Obsidian.
The Outer Worlds
- Desenvolvedora: Obsidian Entertainment
- Data de lançamento: 25 de outubro de 2019
The Outer Worlds é uma espécie de sequência de Fallout New Vegas que pode acabar nunca sendo feita. O jogo apresenta uma aventura espacial cheia de críticas a grandes corporações, companheiros que podem ou não ser confiados e um sistema de combate bem interessante. Tudo isso embalado em um texto muito bem escrito e com diversas pitadas de humor.
Fallout 4
- Publisher: Bethesda
- Data de lançamento: 10 de novembro de 2015
Fallout 4 é claramente mais um jogo com o selo Bethesda de qualidade. Apesar de trazer inúmeras modificações, o game faz jus aos títulos anteriores e ao mesmo tempo que aparenta ser algo totalmente diferente.
Com um novo sistema de gerenciamento de personagem e de construção e modificação de itens, Fallout 4 é com certeza um game que lhe tomará horas de vida devido a grande quantidade de atividades diferentes que oferece. Além disso, ele ainda conta com expansões de conteúdo que adicionam diversas atividades divertidas ao pacote geral.
Wasteland 3
- Desenvolvedora: InXile Entertainment
- Data de lançamento: 28 de agosto de 2020
Wasteland 3 é um jogo que nem muita gente jogou, mas que merecia a atenção de todo fã de RPG. Com um roteiro pós-apocalíptico que não tem medo de explorar temas sensíveis, o jogo tem como seu cartão de visitas seu sistema de combate tático profundo e que não tem medo de punir os erros feitos pelo jogador.
CrossCode
- Desenvolvedora: Radical Fish Games
- Data de lançamento: 10 de novembro de 2020
CrossCode oferece ao jogador uma estrutura quase igual ao de um MMORPG, mas com uma estrutura totalmente single player. No papel de um jogador novato, você precisa descobrir os segredos de um mundo virtual, cumprir missões para NPCs e dominar um sistema de combates bastante divertido e cheio de detalhes complexos.
Chained Echoes
- Desenvolvedora: Matthias Linda
- Data de lançamento: 8 de dezembro
O game mais recente desta lista, Chained Echoes é um game bastante inspirado por Chrono Trigger, mas que traz diversas ideias novas bem interessantes. Com um sistema de combates focado no uso de habilidades distintas e na manutenção de uma barra de tensão, o game traz visuais 2D muito bonitos e um conjunto de personagens carismático e muito bem desenvolvido.
Fable 2
- Desenvolvedora: Lionhead
- Data de lançamento: 21 de outubro de 2008
Único game da série que nunca chegou ao PC, Fable 2 é considerado até hoje o ponto alto da série. Nesse RPG de ação, você vai acompanhar a história de um herói desde sua infância pobre até a idade adulta, decidindo qual será sua personalidade e se ele vai levar uma vida guiada para o bem ou totalmente corrompida pelo mal.
Octopath Traveler
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de lançamento: 25 de março de 2021
Octopath Traveler é um RPG que conta a história de oito aventureiros e suas jornadas individuais, que acabam só se unindo em um ponto bastante avançado da trama. Enquanto a falta de relacionamento entre os personagens pode incomodar um pouco, o game compensa isso com um sistema de combate muito bom e com gráficos que lembram uma mistura dos pixels clássicos com o que há de mais moderno na indústria.
Lost Odyssey
- Desenvolvedora: Mistwalker
- Data de lançamento: 12 de fevereiro de 2008
Lost Odyssey segue a história de Kaim, um imortal que viveu tanto tempo que acabou perdendo boa parte de suas memórias. Oferecendo estilos de gameplay variados, o jogo traz vários elementos de RPGs clássicos, como batalhas por turno e encontros aleatórios com inimigos. Apesar de ter sido bastante criticado em seu lançamento, o game envelheceu bem e conseguiu superar o teste do tempo com competência.
Blue Dragon
- Desenvolvedora: Mistwalker
- Data de lançamento: 28 de fevereiro de 2007
Blue Dragon conta a história de cinco crianças que estão tentando salvar o mundo de Nene, o tirano do Grande Reino. O jogo é composto por três quartos do Dream Team que criou Chrono Trigger, e apesar de não contar com o mesmo brilhantismo da obra prima do Super Nintendo, ele ainda reúne personagens bem carismáticos, um estilo de arte que todo fã de Dragon Ball vai reconhecer a quilômetros de distância e uma das melhores trilhas sonoras que Nobuo Uematsu já criou na vida dele.
Kingdom Hearts 3
- Desenvolvedora: Square Enix
- Data de Lançamento: 29 de janeiro 2019
Kingdom Hearts 3 consegue entregar tudo que promete de forma impressionante, apesar da história ter sido um pouco mal aproveitada. O gameplay variado e a fidelidade aos mundos da Disney agradarão tanto os fãs de longa data da franquia quanto os fãs dos filmes da Pixar e Disney.
Com gráficos belíssimos e uma trilha sonora inesquecível, Kingdom Hearts 3 com certeza ficará na mente de seus jogadores por um bom tempo.
Persona 3 Portable
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de Lançamento: 19 de janeiro de 2023
Persona 3 é mais um ótimo capítulo da franquia, e por mais que ele tenha sido lançado há mais de 10 anos, ainda vale a pena revisitá-lo nessa versão do jogo.
Nele, você faz parte de uma organização extra-curricular chamada Specializaed Extracurricular Execution Squad onde você pode acessar um mundo cheio de criaturas malignas em certa hora do dia.
No mais, o jogo segue bem o template de Persona, com uma parte na escola, relacionamentos entre personagens, atividades extras e muitas e muitas horas de conteúdo.
Persona 4 Golden
- Desenvolvedora: Atlus
- Data de de lançamento: 19 de janeiro de 2023
Persona 4 Golden é talvez o melhor do PS Vita. O jogo é uma versão definitiva de Persona 4 e conta com tudo o que a versão de PS2 trazia além de novos elementos na história e uma nova personagem. Esse é um jogo que dava vontade de ter um PS Vita só para jogá-lo. Felizmente, ele recentemente foi lançado para todas as plataformas modernas, ou seja, PC, PlayStations, Xbox e Switch, então dá pra jogar esse jogo sem precisar gastar quase mil reais num portátil só pra isso, e com isso fica impossível de deixá-lo de fora da lista de melhores RPGs do Xbox One e Series.
Persona 5 Royal
- Desenvolvedora: Atlus
- Data de lançamento: 31 de outubro de 2022
Persona 5 Royal é um daqueles jogos que vão consumir pelo menos um mês da sua vida, mas você nem vai sentir o tempo passar. No comando de um grupo de adolescentes, cabe a você invadir o mundo interior de figuras de poder e tentar mudar a sociedade, mesmo que para isso tenha que despertar a fúria de um deus vingativo. Entre um intervalo e outro dessa missão, você pode cultivar amizades e até mesmo arranjar uma namorada.
Ni no Kuni 2
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Data de lançamento: 21 de março de 2023
Ni No Kuni 2: Revenant Kingdom é um jogo que consegue pegar todas as características positivas de seu predecessor e melhora-las ainda mais, numa sequência que não exige que o jogador conheça o primeiro jogo, mas que o fará se emocionar caso conheça. Muito além de um RPG convencional, o jogo te coloca pra enfrentar inimigos ao mesmo tempo que oferece um sistema de gerenciamento de recursos e de real time estrategy, tudo para tornar o processo de construír o seu reino na aventura mais épica que você possa imaginar.
Hogwarts Legacy
- Desenvolvedora: Warner Bros.
- Data de lançamento: 10 de fevereiro de 2023
Hogwarts Legacy é um jogo onde você controla um bruxo na escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts uma centena e pouco de anos antes dos eventos de Harry Potter. O jogo tem uma história principal interessante e que cativa a curiosidade do jogador, o sistema de combate é simples e dinâmico ao mesmo tempo, fazendo o jogador ter q pensar rápido em qual tipo de feitiço ele precisa usar contra um determinado inimigo. A ambientação é espetacular e de cair o queixo.
Infelizmente as missões secundárias são super bobas e extremamente repetitivas, te deixando sem nada para fazer após finalizar o jogo e sem muito incentivo para fazer elas também, existe pouca variedade de inimigos, o que pode fazer algumas pessoas enjoar rapidamente do combate, que já não é tão denso e cadenciado com alguns fãs esperavam.
Undertale
- Desenvolvedora: Toby Fox
- Ano de lançamento: 2018
Emprestando muitas características da série Earthbound, Undertale se destacou no mundo dos RPGs por oferecer uma proposta diferente. O game com gráficos retro convida o jogador a tentar ser o mais pacifista possível, ou abraçar seus impulsos mais sombrios e se tornar o genocida de um mundo de fantasia.