Lançado em 2005, o Xbox 360 inaugurou uma nova era para o mundo dos games focada em experiências online. Se outros consoles anteriores como o Dreamcast e o próprio Xbox já se conectavam com a internet, a plataforma da Microsoft levava isso a um nível muito acima com a introdução da Xbox Live e de uma biblioteca de jogos digitais imensa.
Além de uma biblioteca forte de jogos com multiplayer online, o console também construiu um belo catálogo de experiências que dava para compartilhar com os amigos no sofá da sala. Vem com a gente conferir os 30 melhores jogos para dois jogadores (ou mais) que o Xbox 360 tem para oferecer.
Os melhores jogos para 2 jogadores no Xbox 360
Gears of War
- Ano de lançamento: 2006
- Desenvolvedora: Epic Games
Gears of War pode não ter sido o jogo que criou o jogo de tiro em terceira pessoa com mecânicas de cobertura, mas ao combinar um excelente gameplay que não envelheceu um dia mesmo tendi sido lançado há quase 16 anos, com personagens carismáticos e uma excelente história, o jogo acabou virando uma vitrine gigantesca do que o Xbox 360 conseguia fazer, e por exatamente por isso merece um lugar na lista de melhores jogos do console.
Some a isso um multiplayer que conquistou legiões de fãs na época do seu lançamento, esse é um daqueles jogos que servem como divisores de águas na história de um console.
Gears of War 2
- Ano de lançamento: 2008
- Desenvolvedora: Epic Games
Dá facilmente para colocar qualquer jogo de Gears of War nessa lista, mas sentimos que o 2 merece destaque por ser aquele a atingir o ponto certo entre ação e narrativa. Assim como nos demais games da franquia, dá para encarar a campanha no multiplayer local e online e, depois que ela terminava, ainda dava para trocar muitos tiros nos confrontos competitivos.
Gears of War 3
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Epic Games
O capítulo final da trilogia original de Gears of War pode muito bem ser considerado o melhor dos três. Aqui, Marcus Fenix e seus colegas devem salvar o Planeta Sera da destruição total, enquanto o próprio Fenix luta contra as questões pessoais e tira alguns esqueletos do armário dele.
Além disso, salvo engano esse foi o jogo da franquia que apresentou o Modo Horda, meu modo favorito do multiplayer dele, e também uma DLC inteiramente focada no temido General Raam, chefe do primeiro jogo.
Rayman Legends
- Ano de lançamento: 2013
- Desenvolvedora: Ubisoft
Quinto jogo da série Rayman, Legends introduziu um novo visual para o herói e fases que traziam diversos desafios e segredos escondidos. Enquanto o game é muito bom no single player, ele também é bem legal quando jogado de forma cooperativa. Para completar, ainda dá para vencer seus amigos em algumas partidas locais do esporte conhecido como Kung Foot.
Dungeon Defenders
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Trendy Entertainment
Quando fez sua estreia, Dungeon Defenders era um jogo que chamava a atenção por combinar elementos de Tower Defense, ação e RPG. No game, tomamos controle de um aprendiz de feiticeiro que tem que derrotar hordas de monstros misteriosas. Até dá para jogar sozinho, mas no multiplayer online as coisas eram muito mais legais e desafiantes.
‘Splosion Man
- Ano de lançamento: 2009
- Desenvolvedora: Twisted Pixel Games
Um game de destaque do Xbox Live Arcade, ‘Splosion Man é um jogo de plataforma em que controlamos um protagonista capaz de explodir a si mesmo diversas vezes. Além da campanha single player com 50 fases, o jogo oferece multiplayer para até quatro pessoas que podem desfrutar de 50 fases extras exclusivas.
Halo 3
- Ano de lançamento: 2007
- Desenvolvedora: Bungie
Representando o ponto alto da franquia Halo, o terceiro jogo da série pode ter falhado em finalizar a guerra, mas é uma aventura que vale a pena até hoje. Quem tinha o Xbox 360 podia tanto desfrutar a incrível história criada pela Bungie compartilhando a tela com um amigo quanto chamar a galera para vir em casa e se divertir nos belos mapas do multiplayer competitivo.
Halo Reach
- Publisher: Microsoft/Bungie
- Lançamento: 2010
Halo Reach é facilmente o melhor Halo já feito até hoje. Sem esperança nenhuma de salvar o planeta Reach, você controla um time de Spartans com uma missão muito importante, garantir que uma criação da Doutora Halsey que pode mudar completamente os rumos da guerra contra o Covenant consiga escapar do planeta antes dele ser conquistado pelo inimigo.
O jogo combina inovações no gameplay, controles precisos, um ritmo impecável e belos gráficos. Facilmente um dos melhores jogos de Xbox 360.
Ikaruga
- Publisher: Treasure
- Lançamento: 2008
Ikaruga é um dos melhores jogos de nave de todos os tempos. Lançado originalmente no Dreamcast, a ideia do jogo é que você controla uma nave que pode alternar entre as cores preto que dispara projéteis pretos e branco que dispara projéteis brancos. Se você estiver com a cor preta, você absorve tiros pretos dos seus inimigos e fica vulnerável aos tiros brancos, e se você estiver com a cor branca, você absorve os tiros brancos e fica vulnerável aos pretos.
Um conceito simples e elegante, que proporciona horas e horas de jogatina.
Minecraft
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Mojang
Acredite ou não, mas já houve uma época em que Minecraft não pertencia à Microsoft. Lançado em 2011, o game não demorou muito tempo para virar um fenômeno graças a seus mundos que podiam ser construídos e transformados pelos jogadores de maneiras surpreendentes. A dona do Xbox não somente gostou do que viu, como adquiriu a Mojang e continua cultivando o sucesso da série até os dias atuais.
Scott Pilgrim vs The World: The Video Game
- Ano de lançamento: 2010
- Desenvolvedora: Ubisoft
Baseado nos quadrinhos e filmes de Scott Pilgrim, o game da série transformava a aventura em um beat’em up com um começo meio lento, mas que compensava o investimento. Um dos primeiros jogos a sair exclusivamente online, ele acabou ficando fora do ar durante alguns anos com o fim da licença obtida pela Microsoft. No entanto, em 2021 ele voltou para as plataformas modernas e vale a pena conferi-lo se você tiver a chance.
Diablo III: Ultimate Evil Edition
- Ano de lançamento: 2013
- Desenvolvedora: Blizzard
Um ano depois de estrear no PC, Diablo III ganhou uma versão para consoles que acabou salvando o RPG de uma estreia problemática. No Xbox 360 o jogo ganhou multiplayer local e um novo sistema de controles que provava que ele funcionava muito bem na tela grande. Para completar, ele trazia a expansão Reaper of Souls, que concluía a história e simplificava chegar na parte divertida do gameplay.
Monaco: What’s Yours is Mine
- Ano de lançamento: 2013
- Desenvolvedora: Pocketwatch Games
Monaco é um jogo de furtividade no qual os jogadores podem trabalhar sozinhos ou em grupo para roubar objetos valiosos e participar de grandes assaltos. É possível escolher entre oito protagonistas distintos com habilidades únicas, que devem cooperar entre si para vencer desafios em localizações espalhadas ao redor do mundo.
Call of Duty: Black Ops
- Ano de lançamento: 2010
- Desenvolvedora: Treyarch
Um dos maiores clássicos da série Call of Duty, Black Ops leva os jogadores para o auge da guerra fria, participando de lutas que colocam os Estados Unidos de frente com a Rússia. No multiplayer, o destaque ia para o modo cooperativo de zumbis, no qual é preciso trabalhar junto com até outras três pessoas para derrotar hordas de mortos vivos usando personagens como John Kennedy e Fidel Castro.
Guacamelee
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Drinkbox Studios
Guacamelee é um Metroidvania onde você é um luchador que deve resgatar uma jovem sequestrada por um esqueleto do folclore mexicano e agora deve usar golpes característicos desse tipo de wrestler para vencer os desafios que vão aparecendo na sua frente. O jogo é bem divertido e tem excelentes gráficos, muito coloridos e bem desenhados.
Kane and Lynch: Dead Men
- Ano de lançamento: 2007
- Desenvolvedora: Square Enix
Kane and Lynch: Dead Men é um jogo de ação e aventura em terceira pessoa desenvolvido pela IO Interactive, a mesma de Hitman, e publicado pela Square Enix. O jogo conta a história de Kane e Lynch, dois mercenários que são acusados por uma gangue de ter roubado o dinheiro deles, e agora devem recuperar esse dinheiro em três semanas, senão a filha e a esposa de Kane será morta.
LEGO Marvel Super Heroes
- Ano de lançamento: 2013
- Desenvolvedora: Warner Bros
LEGO Marvel Super Heroes é exatamente o que o nome sugere: o estilo de gameplay de LEGO dentro dos heróis da Marvel. O jogo é bem divertido e conta coma uma parte toda lúdica, perfeita para o caso de você estar jogando junto com crianças. Um ótimo jogo para elas inclusive pegarem as bases de como se jogar videogame.
Mortal Kombat 2011
- Desenvolvedora: Netherrealm
- Ano de lançamento: 2011
Mortal Kombat era uma franquia na descendente antes da Netherrealm decidir reiniciar tudo, recriando a história dos três primeiros jogos da franquia nesse jogo, onde Raiden deve lutar desesperadamente para impedir que os eventos canônicos de Mortal Kombat se repitam e assim o Armageddom aconteça.
O jogo também revitalizou a jogabilidade da franquia e trouxe uma apresentação visual simplesmente incrível com os X-Ray Moves, ataques onde você podia pela primeira vez enxergar o que acontecia dentro do corpo do lutador enquanto ele recebia os golpes mortais.
Catherine
- Ano de lançamento: 2011
- Publisher: Atlus
Catherine é um jogo muito divertido onde você controla um cara que começa a ser seduzido por uma atraente jovem, e pelo fato de você já ter uma namorada, você acaba caindo no mundo dos traidores, e deve fugir de lá, resolvendo puzzles de escalada onde você deve puxar ou empurrar partes do cenário para continuar subindo. Pode parecer meio maluco explicando, mas faz todo o sentido na hora de jogar, e o jogo ainda conta com um modo para dois jogadores local onde vocês devem se ajudar a chegar no topo da torre, o que torna o jogo ainda mais divertido.
Sonic and All-Stars Racing Transformed
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: SEGA
Sonic and All-Stars Racing Transformed é basicamente um Mario Kart do Sonic onde você controla ele e seus amigos em corridas malucas, pega power ups, sacaneia inimigos e morre de raiva quando isso acontece com você. O jogo é bem divertido, e na falta de um Mario Kart no Xbox 360, é uma ótima forma de suprir essa lacuna.
Army of Two
- Ano de lançamento: 2008
- Desenvolvedora: EA Montreal
Army of Two é um jogo que tem o multiplayer cooperativo como parte central de suas mecânicas de gameplay. Enquanto dá para jogar com ajuda da inteligência artificial, o ideal é ter um parceiro por perto para vencer os desafios que simplesmente não podem ser completados jogando por conta própria.
Portal 2
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Valve
Nos breves anos que deu suporte para consoles, a Valve brindou os donos do Xbox 360 com Portal 2, um dos melhores jogos de todos os tempos. Esse é o tipo de game que vale a pena conferir tanto a campanha single player quanto o multiplayer, que traz puzzles baseados no uso de portais de teletransporte bastante inteligentes e desafiadores.
Castle Crashers
- Ano de lançamento: 2008
- Desenvolvedora: The Behemoth
Antes de chegar a outras plataformas, Castle Crashers foi um título exclusivo do Xbox Live Arcade que ajudou a popularizar o serviço. Muito disso se devia a seu gameplay viciante baseado em elementos de hack’n’slash com leves elementos de RPG que trazia a descoberta frequente de novos itens e armas que tornavam bastante divertido quebrar tudo que surgia pela frente.
Resident Evil 5: Gold Edition
- Ano de lançamento: 2009
- Desenvolvedora: Capcom
O quinto capítulo de Resident Evil não é muito bem lembrado por quem jogou no single player e teve que lidar com Sheva se colocando na frente de inimigos. No entanto, no multiplayer local a campanha para dois jogadores funcionava muito bem, e o modo competitivo Versus ajudava a enriquecer o lado online da aventura.
Resident Evil 6
- Ano de lançamento: 2012
- Publisher: Capcom
Sejamos francos: Resident Evil 6 é ruim demais. Com uma campanha inflada, eventos que não têm lá muita graça e estilos de gameplay que tentam agradar a todos ao mesmo tempo e no fim não agradam ninguém, esse é um jogo que é difícil de recomendar mesmo hoje em dia.
Felizmente, ele fica um pouco mais tolerável com o co-op, e apesar de não dar pra dizer que o jogo fique bom, se você gosta da série, é até possível que você se divirta com ele, ou você e seu amigo ou amiga riam da própria desgraça mesmo.
Resident Evil Revelations 2
- Ano de lançamento: 2015
- Publisher: Capcom
Resident Evil Revelations 2 é um capítulo da série muito melhor que os dois citados anteriormente, ainda que ele tenha cara de Resident Evil de baixa renda por ser de uma época em que a Capcom estava mal das pernas. Nele, você poderá jogar com mais algum amigo ou amiga controlando o personagem que seria comandado pela inteligência artificial e deve sobreviver em diversos cenários desafiadores.
Felizmente, a Capcom balanceou bem a dificuldade e quantidade de munição, tornando esse jogo um dos melhores jogos de Xbox 360 para você jogar em duas pessoas.
Left 4 Dead 2
- Ano de lançamento: 2009
- Desenvolvedora: Valve
Outro game da Valve que chegou aos consoles, Left 4 Dead 2 é um jogo sobre enfrentar hordas de zumbis e tentar chegar vivo (e o mais inteiro possível) no próximo objetivo. Feito para o multiplayer, o game traz mapas e criaturas muito bem feitas, bem como um gameplay viciante que faz você sempre querer voltar mais para só mais uma partidinha rápida.
Borderlands
- Ano de lançamento: 2009
- Publisher: 2K Games
Borderlands é um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa em mundo aberto com uma história bem humorada e um estilo de gameplay que mais parece um diablo FPS, onde você mata inimigos, ganha experiência, cumpre missões e pega muito, mas muito loot.
O jogo conta com diversos personagens carismáticos e apesar do seu segundo capítulo ser bem melhor e ter acertado tudo o que esse tinha de ponto fraco, ele ainda vale a pena até por trazer o primeiro capítulo da história.
Borderlands: The Pre-Sequel
- Ano de lançamento: 2014
- Publisher: 2K Games
Borderlands: The Pre-Sequel é mais do mesmo no universo de Borderlands, e isso é sensacional. O senso de humor dos games anteriores está de volta, a ação também e é interessante saber o que acontece entre os dois games principais da franquia. Só não espere muita inovação, pois quase não há, exceto pelo elemento de gelo e pelas partes com gravidade reduzida, que são muito divertidas por sinal.
Ou seja, se você gostou do 1 e do 2 e quer mais, isso é exatamente o que você está procurando.
Borderlands 2
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Gearbox Software
Borderlands 2 é um jogo de tiro em que, mais importante do que ter uma mira certeira, é ter sorte de conseguir obter uma das armas bastante doidas que o jogo tem a oferecer. O game traz um multiplayer cooperativo bastante divertido que incentiva o uso das diferentes classes para criar um esquadrão capaz de derrotar facilmente qualquer tipo de inimigo.
Earth Defense Force: Insect Armageddon
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Vicious Cycle Software
Nesse jogo de tiro em terceira pessoa, os jogadores precisam lutar contra hordas de insetos gigantes e inimigos robóticos nas ruas dos Estados Unidos. Com mais de 300 armas disponíveis e muitos upgrades, o jogo é bastante divertido quando jogado em multiplayer cooperativo com outra pessoa.
Far Cry 3
- Lançamento: 2012
- Publisher: Ubisoft
“Você conhece a definição de loucura?”. A franquia Far Cry sempre teve uma base fiel de fãs mas em seus dois capítulos anteriores ela nunca chegou perto de estourar como em Far Cry 3. Combinando um dos melhores vilões de todos os tempos em Vass com um gameplay divertido e belos gráficos pra época, Far Cry 3 ainda hoje é tido como o melhor jogo da franquia, e a Ubisoft segue tentando recapturar essa magia repetindo a mesma fórmula já faz quase 10 anos sem ter chegado perto ao nível do terceiro capítulo da série. Far Cry 3 é um jogo obrigatório para donos de Xbox 360, e que ainda por cima tem a possibilidade de se jogar a campanha em tela dividida.
Ghost Recon: Advanced Warfighter
- Ano de lançamento: 2006
- Desenvolvedora: Ubisoft
Um dos primeiros jogos do Xbox 360 é também um dos capítulos mais inspirados da série Ghost Recon. Com uma perspectiva em terceira pessoa, o jogo de tiro tático pode ser encarado tanto sozinho quanto de forma cooperativa, quando fica muito mais divertido, especialmente quando quatro pessoas estão jogando juntas. Também havia um modo competitivo que permitia realizar batalhas com até 16 participantes.
Fable III
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Lionhead Studios
Fable III pode ser o patinho feio da trilogia criada pela Lionhead Studios, mas ainda assim é um RPG de ação com diversos pontos divertidos. Além de jogar a aventura sozinho, você podia chamar um amigo para compartilhar o mesmo sofá e torná-lo um companheiro fixo das aventuras que o game oferece.
Rainbow Six: Vegas
- Ano de lançamento: 2006
- Desenvolvedora: Ubisoft
Sexto capítulo da franquia Rainbow Six, Vegas levava os jogadores para a famosa cidade de Las Vegas, que devia ser protegida da terrorista internacional Irena Morales e seus mercenários. Com elementos táticos de sobra, o game é um belo FPS que se tornava ainda mais divertido quando jogado no multiplayer.
Unreal Tournament 3
- Ano de lançamento: 2008
- Desenvolvedora: Epic Games
Quem conhece a Epic Games atualmente pode não saber, mas a empresa já teve uma série de tiro em primeira pessoa como seu carro-chefe. Unreal Tournament 3 é um FPS multiplayer competitivo que traz arenas muito bem planejadas, armas variadas e um gameplay intenso que estimula aquele sentimento de “só mais uma partida”.
Spelunky
- Lançamento: 2008
- Publisher: Derek Yu
Spelunky é um jogo extremamente viciante e divertido onde você deve explorar uma antiga caverna indígena em busca de tesouros e relíquias. Ah, e eu já falei que literalmente tudo dentro dessa caverna quer te matar? Então, o jogo realmente não se segura tentando dar cabo dessa missão e você vai ver a tela de game over muito mais vezes do que imagina. Com mapas gerados de maneira aleatória, o jogo sempre oferece uma aventura diferente que vai fazer você não querer desgrudar dele, e de dois o jogo fica ainda mais caótico do que normalmente ele seria.
All Zombies Must Die!
- Ano de lançamento: 2011
- Desenvolvedora: Doublesix
All Zombies Must Die! é um jogo cooperativo para até quatro jogadores nos quais é preciso cooperar para enfrentar uma hora de zumbis. Disponível como um jogo exclusivo para o meio digital, ele traz alguns elementos leves de RPG e localizações como os subúrbios de uma pequena cidade e um shopping, todos eles dominados pelos mortos-vivos.
The Expendables 2
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Ubisoft
O filme que reuniu alguns dos principais brucutus da década de 1980 acabou ganhando um jogo bem divertido pelas mãos da Ubisoft. Lançado somente no meio digital, ele serviu como uma prequel de Os Mercenários 2 que podia não ser muito original, mas atendia bem quem queria passar algumas boas horas na companhia dos amigos.
Splinter Cell: Conviction
- Ano de lançamento: 2010
- Desenvolvedora: Ubisoft
Lançado no auge da fama de Splinter Cell, Conviction trazia uma dose maior de ação para a série com novos sistemas de marcar e eliminar inimigos. O multiplayer do jogo traz diversas opções cooperativas para lutar contra inimigos controlados pela IA, bem como um modo competitivo bem legal. Só acabou faltando mesmo o modo de Espiões contra Mercenários que tinha dado as caras nos capítulos anteriores.
Tekken Tag Tournament 2
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Bandai Namco
Sem uma história para chamar de sua, Tekken Tag Tournament 2 foi uma desculpa da Bandai Namco para reunir os principais lutadores da série em batalhas dois contra dois muito divertidas. Nelas cada jogador podia controlar uma dupla, ou cada um podia ficar responsável por um boneco, o que resultava em sessões de jogatina bastante caóticas e divertidas.
The Lord Of The Rings: War In The North
- Ano de lançamento: 2011
- Publisher: Warner Bros
The Lord Of The Rings: War In The North é um jogo de ação e RPG onde você pode jogar com dois jogadores no modo multiplayer local ou até três online. O jogo é um dos melhores jogos de Senhor dos Anéis já lançados até hoje, e você certamente vai se divertir nele.
Lost Planet 2
- Ano de lançamento: 2010
- Desenvolvedora: Capcom
Uma série meio esquecida pela Capcom nos dias atuais, Lost Planet tem toda uma trilogia de games disponível no Xbox 360. O segundo capítulo é o que chama a atenção, trazendo um foco maior na ação e diminuindo um pouco os elementos de sobrevivência do primeiro game. O multiplayer aproveitava bem a Xbox Live na forma de um modo Versus repleto de opções de customização.
Marvel Ultimate Alliance
- Ano de lançamento: 2006
- Desenvolvedora: Raven Software
Antes de ser colocada para cuidar de Call of Duty, a Raven Software produziu alguns jogos que continuam clássicos até hoje. Esse é o caso da Marvel Ultimate Alliance, um RPG de ação que reunia os principais heróis da editora para a trocação franca contra diversos vilões. O multiplayer local do jogo tem suporte para até quatro pessoas, sendo que cada uma fica responsável por controlar um herói.
Forza Horizon
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Playground Games
Muitos podem não se lembrar disso, mas o Forza Horizon original fez sua estreia como um dos últimos grandes títulos de corrida do Xbox 360. Já naquela época ele demonstrava seu potencial, oferecendo um grande mundo aberto para explorar e vários carros. No multiplayer dá para apostar corridas com os amigos e participar de perseguições bastante divertidas. Se você tiver um disco na sua coleção e o Xbox One X ou Series X, dá até para conferir o game atualmente com gráficos em 4K.
Super Street Fighter IV
- Ano de lançamento: 2012
- Desenvolvedora: Capcom
A série Street Fighter pode ter pulado uma geração nas plataformas Xbox, mas na época em que Super Street Fighter IV chegou às lojas, não havia discussão: o game era melhor no Xbox 360. Com um elenco de jogadores vasto, o jogo de luta da Capcom continua divertido até hoje e só peca pelo online que não tinha a melhor das estruturas.
Sonic – Ultimate Genesis Collection
- Ano de lançamento: 2009
- Publisher: SEGA
Sonic – Ultimate Genesis Collection como o próprio nome sugere, é um pacotão de jogos de Mega Drive para o Xbox 360 que conta com diversos jogos para dois jogadores, como as séries Streets of Rage e Golden Axe além de Sonic 2 pra frente. É nostalgia pra dar e vender.
Double Dragon Neon
- Ano de lançamento: 2012
- Publisher: Majesco Entertainment
Double Dragon é o tataravô dos beat ’em ups, e Double Dragon Neon é um dos melhores capítulos mais modernos das aventuras de Billy e Jimmy Lee.
A essência do jogo em si não mudou em quase nada, é descer o sarrafo em todo mundo e ir avançando pelas fases, e com outra pessoa o jogo fica ainda melhor.
Doritos Crash Course
- Ano de lançamento: 2010
- Publisher: Behaviour Interactive
Jogo feito em colaboração entre a Microsoft e a Doritos onde você e seus amigos devem competir para ver quem vence uma série de pistas de obstáculos cheias de desafios bem engraçados. O jogo era gratuito e excelente de reunir os amigos e jogar.
Bomba Patch
- Ano de lançamento: Sempre atualizado
- Publisher: GeoMatrix
Apesar de ser mais comumente associado ao PS2, o Bomba Patch também está disponível no Xbox 360 pelo site deles ou pelos seus revendedores populares. Certamente um dos melhores jogos para você jogar em 2 jogadores no Xbox 360.