O Xbox 360 foi até o momento o console mais bem sucedido da Microsoft, e fazer uma lista com os melhores jogos dele certamente é um grande desafio.
No post de hoje, trazemos 50 títulos que achamos que todo mundo que já teve um Xbox 360 ou ainda tem deveria ter jogado ou ainda deve jogar.
Os 50 melhores jogos de Xbox 360
Gears of War
- Publisher: Microsoft
- Lançamento: 2006
Gears of War pode não ter sido o jogo que criou o jogo de tiro em terceira pessoa com mecânicas de cobertura, mas ao combinar um excelente gameplay que não envelheceu um dia mesmo tendi sido lançado há quase 16 anos, com personagens carismáticos e uma excelente história, o jogo acabou virando uma vitrine gigantesca do que o Xbox 360 conseguia fazer, e por exatamente por isso merece um lugar na lista de melhores jogos do console.
Some a isso um multiplayer que conquistou legiões de fãs na época do seu lançamento, esse é um daqueles jogos que servem como divisores de águas na história de um console.
Gears of War 3
- Publisher: Microsoft
- Lançamento: 2011
O capítulo final da trilogia original de Gears of War pode muito bem ser considerado o melhor dos três. Aqui, Marcus Fenix e seus colegas devem salvar o Planeta Sera da destruição total, enquanto o próprio Fenix luta contra as questões pessoais e tira alguns esqueletos do armário dele.
Além disso, salvo engano esse foi o jogo da franquia que apresentou o Modo Horda, meu modo favorito do multiplayer dele, e também uma DLC inteiramente focada no temido General Raam, chefe do primeiro jogo.
Halo 3
- Publisher: Microsoft/Bungie
- Lançamento: 2007
Xbox e Halo caminham lado a lado, e Halo 3 foi exatamente o que os fãs da série esperavam da Microsoft e da Bungie. Fechando a trilogia original do Master Chief e do Árbitro, o jogo combina excelente gameplay com belos gráficos pra época e um modo multijogador viciante.
Halo Reach
- Publisher: Microsoft/Bungie
- Lançamento: 2010
Halo Reach é facilmente o melhor Halo já feito até hoje. Sem esperança nenhuma de salvar o planeta Reach, você controla um time de Spartans com uma missão muito importante, garantir que uma criação da Doutora Halsey que pode mudar completamente os rumos da guerra contra o Covenant consiga escapar do planeta antes dele ser conquistado pelo inimigo.
O jogo combina inovações no gameplay, controles precisos, um ritmo impecável e belos gráficos. Facilmente um dos melhores jogos de Xbox 360.
Lost Odyssey
- Publisher: Microsoft
- Lançamento: 2007
A geração do Xbox 360 e do PlayStation 3 não foi tão boa assim para os RPGs japoneses, que não se adaptaram tão bem assim às possibilidades da geração e a uma certa mudança no gosto dos jogadores. Numa tentativa da Microsoft em cravar uma presença no Japão, eles fecharam uma parceria com a Mistwalker, estúdio de Hironobu Sakaguchi, pai de Final Fantasy, para desenvolver dois jogos, e Lost Odyssey é o primeiro e melhor deles.
No jogo, você controla Kaim Argonar, um imortal que perdeu a memória e quando deu-se por si, estava no meio de um campo de batalha onde um meteoro havia caído. Agora, você deve viajar o mundo, encontrar aliados e descobrir mais sobre o próprio passado e por que você perdeu as suas recordações.
O jogo tem um esquema de gameplay bem tradicional dos JRPGs e pode não agradar todo mundo, mas tem personagens carismáticos, belos gráficos e facilmente uma das melhores histórias criadas por Sakaguchi.
GTA V
- Publisher: Rockstar Games
- Lançamento: 2013
GTA V é o maior e o melhor sandbox do mercado, simplesmente. O jogo é absurdamente grande e bem feito, e nem parece ter dado as caras no PS3 e no Xbox 360 e sim numa geração completamente nova.
No jogo, você controla Michael, Trevor e Franklyn, os dois primeiros sendo assaltantes a banco que sobreviveram a um assalto que deu errado anos antes, sendo que o primeiro acabou virando informante da polícia e depois se aposentando, e o segundo um psicopata completo que ainda hoje vive de golpes, e o terceiro um jovem gangster que quer subir na vida do crime e acaba meio que virando aprendiz de Michael.
Somado à grandeza do jogo aos excelentes personagens e temos aqui um clássico instantâneo. É impressionante como o jogo mesmo tendo sido lançado em 2013 ainda hoje figura nas listas de mais vendidos do ano, e, tudo bem, o GTA V de hoje tem muitas diferenças do que foi lançado há quase 10 anos, mas mesmo nesta versão a qual estamos falando ele ainda é um baita jogo que merece estar na lista de melhores jogos do Xbox 360.
Red Dead Redemption
- Publisher: Rockstar Games
- Lançamento: 2010
Red Dead Redemption é muito mais do que um “GTA no Velho Oeste”, é um jogo que combina uma história que nos deixa marcados (e quem terminou o jogo sabe muito bem do que eu estou falando), um gameplay sólido e um mundo que não parecia ser possível ser desenvolvido até então na geração de consoles do Xbox 360 e do PS3.
No jogo, você controla John Marston, um ex-gangster que tem seus parentes raptados por oficiais da lei e que agora deve caçar seus ex-colegas de gangue para que eles sejam libertados. Se você acha que essa tarefa vai ser fácil, prepare-se para potencialmente uma centena de horas até o final do jogo.
BioShock
- Publisher: 2K Games
- Lançamento: 2007
BioShock é um daqueles jogos que marcaram época quando foram lançados. Ainda que o gameplay de tiro dele não tenha envelhecido tão bem assim, o jogo compensa entregando uma ambientação e uma história muito boas, e por isso ele merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do Xbox 360.
No jogo, você controla Jack, o único sobrevivente de um acidente no Oceano Pacífico. Você acaba caindo na entrada de uma cidade submarina chamada Rapture, e agora deve sobreviver lá dentro enquanto é auxiliado por Atlas e persegue Ryan, um homem que aprisionou a família de Atlas.
Um jogo memorável que vai fazer você questionar suas escolhas a todo momento.
BioShock Infinite
- Publisher: 2K Games
- Lançamento: 2013
BioShock Infinite é um jogo que impressiona ainda hoje tanto pelos visuais quanto pela história. No jogo, você controla Booker DeWitt, um homem que tem uma dívida e que agora deve ir até a cidade alada de Rapture para resgatar uma garota e assim limpar as dívidas do nome dele.
Conforme você avança no jogo, você descobre mais sobre as contradições de Columbia, presencia uma guerra de facções e aprende mais tanto sobre o passado de Booker quanto de Elizabeth, a garota que você devia resgatar e conduzir para fora de Columbia.
Combinando essa incrível história com um gameplay sólido e alguns momentos de enredo que pegam a gente completamente de surpresa, BioShock Infinite é um jogo obrigatório para todo dono de Xbox 360.
XCOM: Enemy Unknown e Within
- Publisher: 2K Games
- Lançamento: 2012
XCOM era uma franquia clássica de estratégia dos computadores nos anos 90, e o reboot do jogo conseguiu conservar a essência do clássico e construir em cima dela, entregando um jogo extremamente divertido e viciante.
No jogo, você é o comandante de um esquadrão paramilitar que defende o globo de uma invasão alienígena, e para conseguir isso, você deve enfrentar os inimigos num combate que mistura os RPGs de Estratégia e jogos de tiro com mecânicas de cobertura. Fora das batalhas, você deve administrar seus escassos recursos, pesquisar a tecnologia alienígena para igualar o seu poder de fogo ao dos inimigos e evitar que os seus países aliados entrem em pânico e parem de apoiar a iniciativa XCOM.
Um jogo impiedoso que vai te mostrar que 95 ou 99% de chance de acerto não significa um acerto garantido.
Mass Effect 2
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2010
Mass Effect 2 tinha tudo para dar errado visto que a EA exigiu que seus jogos tivessem maior em ação a partir de 2010. Entretanto, a mudança de perspectiva conseguiu adicionar uma nova camada ao segundo jogo da série Mass Effect, criando uma das experiências mais intensas da década passada.
Além de momentos de puro combate e ação, o jogo conta com um sistema de escolhas que realmente afeta o percurso da história – e até mesmo os eventos relacionados à Mass Effect 3. Sem contar que o sentimento de urgência e o enredo bem constrído faz com que o jogador realmente sinta vontade de continuar a história e saber se Sheppard e sua tripulação darão conta de salvar seus amigos e de quebra, todo o universo.
The Elder Scrolls V: Skyrim
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2011
Skyrim é um jogo que praticamente todo mundo já ouviu falar, e a trajetória lendária dele começou no na geração do Xbox 360. O jogo combina uma excelente história a um sistema massivo de sidequests que às vezes funcionam até mesmo melhor do que a história principal do jogo.
Soma-se a isso três boas DLCs e você tem centenas de horas de conteúdo para jogar ainda hoje. Tudo bem que os gráficos envelheceram um pouco, as telas de carregamento são longas e a qualidade de vida do game não é das melhores, e que o game já foi relançado e melhorado um milhão de vezes, mas se você só tem acesso a essa versão, pode ter certeza que você vai se divertir bastante com ela.
Batman Arkham City
- Publisher: Warner Bros.
- Lançamento: 2011
Batman Arkham Asylum foi um ótimo jogo quando foi lançado, mas ele tinha alguns problemas, como o fato de você enfrentar o mesmo chefe em praticamente todos os encontros da história. Sua sequência, Arkham City, é melhor em praticamente todos os pontos, tendo uma escala muito maior, uma grande quantidade de vilões, chefes variados e novos desafios tanto de combate quanto de detetive.
Soma-se a isso DLCs que complementam a história e temos aqui o potencial pra quase uma centena de horas que você literalmente se transforma no homem morcego, numa época em que a trilogia do Batman do Christopher Nolan estava prestes a ser concluída com Dark Knight Rises.
O resultado disso é um jogo que marcou praticamente todo mundo que jogou o game, e este certamente merece um lugar na lista de melhores jogos do Xbox 360.
Call of Duty 4: Modern Warfare
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2007
Call of Duty deu um salto imenso de popularidade na geração do Xbox 360, e Modern Warfare foi o jogo que foi responsável por esse salto. Além de contar com uma campanha muito divertida e que mostra diversos lados da guerra, o jogo ainda conta com um multiplayer excelente, e que ainda hoje é base do que a Activision faz dentro da franquia.
Modern Warfare é facilmente um dos melhores jogos de Xbox 360 e isso é tão verdade que a atual série mais bem sucedida de Call of Duty é exatamente uma releitura desse jogo.
Call of Duty: Black Ops
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2010
Se Call of Duty 4 Modern Warfare foi o jogo que fez a popularidade de CoD disparar ainda mais no mundo, Black Ops pode ser considerado o melhor título da franquia até hoje. Com uma campanha sensacional e a prova de que a Treyarch também conseguia fazer um capítulo da série grandioso, Black Ops ainda hoje é jogado na retrocompatibilidade do Xbox One e Series, no modo multiplayer, e é um integrante fácil da nossa lista de melhores jogos do console.
Shadows of the Damned
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2011
Responda rápido: o que acontece quando a gente mistura o dinheiro da Electronic Arts, a genialidade de Suda 51 e o talento para jogos de ação de Shinji Mimaki? A resposta é Shadows of the Damned, um jogo de ação onde você controla Garcia Hotspur, um caçador de demônios que teve sua noiva raptada pelo lorde do submundo e agora você deve descer às profundezas para resgatá-la e dar um jeito nele.
O jogo combina um gameplay de tiro bem divertido com um humor quinta série que certamente vai fazer você dar algumas boas gargalhadas. É uma pena que não chegou a ganhar continuação ou versão para os consoles mais recentes, porque mais gente tinha que ganhar a oportunidade de jogar essa joia que só foi lançada pro Xbox 360 e pro PS3 na época.
Spelunky
- Publisher: Derek Yu
- Lançamento: 2008
Spelunky é um jogo extremamente viciante e divertido onde você deve explorar uma antiga caverna indígena em busca de tesouros e relíquias. Ah, e eu já falei que literalmente tudo dentro dessa caverna quer te matar? Então, o jogo realmente não se segura tentando dar cabo dessa missão e você vai ver a tela de game over muito mais vezes do que imagina. Com mapas gerados proceduralmente, o jogo sempre oferece uma aventura diferente que vai fazer você não querer desgrudar dele.
Limbo
- Publisher: Play Dead
- Lançamento: 2010
Limbo é um jogo simples porém com uma direção de arte extremamente bonita onde você é um garoto que tenta fugir de uma floresta habitada por criaturas como aranhas e insetos gigantes, além de canibais que tentam pegar você. O jogo é apresentado em diversas fases e em cada uma delas você tem que botar a cabeça pra funcionar para superar os desafios. Um jogo muito elegante que certamente vai te surpreender pela qualidade.
Super Meat Boy
- Publisher: Team Meat
- Lançamento: 2010
Super Meat Boy foi um dos primeiros jogos independentes lançados para o Xbox 360 e um dos responsáveis pela revolução indie que se iniciou naquela geração. O jogo é claramente uma homenagem a Super Mario Bros (tanto é que as iniciais de Super Meat Boy são as mesmas) mas com estilo próprio e de uma forma divertida e viciante.
No jogo, você controla Meat Boy, um garoto de carne que deve resgatar a namorada após ela ser sequestrada pelo Doutor Feto. Agora, você tem que percorrer diversas fases de plataforma para chegar à sua garota, enquanto tenta bater o tempo e sobreviver aos muitos desafios que cada uma dessas fases oferece. Além disso, o game conta com uma tonelada de extras e é facilmente um dos melhores jogos independentes do Xbox 360.
Ultra Street Fighter IV
- Publisher: Capcom
- Lançamento: 2008
Não tem como fazer uma lista de melhores jogos de qualquer console sem colocar um Street Fighter nele, e Ultra Street Fighter IV é um excelente jogo para se incluir na lista de melhores jogos do Xbox 360.
Resultado de anos de aperfeiçoamento e algumas atualizações meio caras de pau da Capcom, o jogo é extremamente divertido, cheio de personagens e ainda hoje funciona facilmente como uma alternativa para quem não tem um PS4, afinal de contas, Street Figher V é exclusivo do console da Sony.
Fallout New Vegas
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2010
A Obsidian originou como um estúdio formado pelos desenvolvedores originais da Black Isle Studios, que foi responsável pelos primeiros dois Fallouts a serem lançados. Equipados do motor gráfico de Fallout 3, eles conseguiram superar a Bethesda, criando uma excelente história em Fallout New Vegas, e aliado bons personagens, forte narrativa e conteúdo opcional de qualidade.
Tudo bem que o jogo foi lançado com uma tonelada de bugs e que alguns deles persistem ainda hoje, mas Fallout New Vegas é um jogasso, e eu digo com tranquilidade que ele é sim melhor que Fallout 3, e por isso merece o lugar na nossa lista de melhores jogos do Xbox 360.
The Walking Dead: A Telltale Games Series
- Publisher: Telltale
- Lançamento: 2012
A Telltale já foi considerada uma das empresas mais respeitadas do mundo dos games graças às suas narrativas de qualidade, e The Walking Dead: A Telltale Game Series foi o jogo que colocou a companhia no mapa.
No jogo de point and click, você controla Lee, um homem que estava para ser preso quando ao apocalipse zumbi que todo mundo conhece graças à série de TV de The Walking Dead começou. Agora, ele deve lutar pela própria vida e também para proteger Clementine, uma jovem garota que ele acaba salvando logo no início da aventura dele e com a qual ele desenvolve uma relação de paternidade.
Um jogo que vai colocar você diante de escolhas difíceis e te ensinar que você não pode salvar todo mundo, e às vezes, você não consegue salvar nem a si mesmo.
Dark Souls
- Publisher: Bandai Namco
- Lançamento: 2011
Dark Souls é provavelmente o jogo mais influente da última década. O jogo da From Software combina um gameplay desafiador que vai te tirar da zona de conforto, mas que também vai te fazer aprender a usar a cabeça para vencer os desafios, a um level design genial e uma história minimalista, contada nas nuances do jogo.
Esse é um jogo que pode afastar muita gente por medo da dificuldade, mas que se você dá o tempo necessário para dominá-lo, você com certeza vai ter uma das melhores experiências que você já teve jogando um jogo. Dark Souls é incrível, e presença indispensável na lista dos melhores jogos do Xbox 360.
Forza Motorsport 4
- Publisher: Microsoft
- Lançamento: 2011
Gran Turismo era a franquia suprema de corrida do mundo dos games, mas as coisas começaram a mudar já na geração do Xbox 360 com Forza, e Forza Motorsport 4 é facilmente o melhor jogo de corrida do console. Combinando um gameplay extremamente divertido com inovações que a franquia popularizou como a linha para curvas e a possibilidade de “rebobinar” a corrida caso você cometa algum erro, Forza é muito mais amigável do que o seu principal rival, e eu não sei vocês, mas eu jogo videogame pra me divertir. Pra passar a raiva já tem o Twitter, então Forza 4 é presença indispensável na nossa lista.
Far Cry 3
- Publisher: Ubisoft
- Lançamento: 2012
“Você conhece a definição de loucura?”. A franquia Far Cry sempre teve uma base fiel de fãs mas em seus dois capítulos anteriores ela nunca chegou perto de estourar como em Far Cry 3. Combinando um dos melhores vilões de todos os tempos em Vass com um gameplay divertido e belos gráficos pra época, Far Cry 3 ainda hoje é tido como o melhor jogo da franquia, e a Ubisoft segue tentando recapturar essa magia repetindo a mesma fórmula já faz quase 10 anos sem ter chegado perto ao nível do terceiro capítulo da série. Far Cry 3 é um jogo obrigatório para donos de Xbox 360.
Bayonetta
- Publisher: SEGA
- Lançamento: 2009
Bayonetta é um dos melhores jogos da Platinum até hoje. Resultado da parceria da SEGA com a companhia, no jogo você controla Bayonetta, uma bruxa que acordou de um sono de 500 anos sem memória e agora deve descobrir quem ela é enquanto enfrenta demônios que estão atacando ela. O jogo é realmente muito divertido e mostra claras influências de Devil May Cry, franquia que foi dirigida por Hideki Kamiya no passado.
Combinando uma gameplay onde você alterna entre armas de fogo e magias, telas cheias de inimigos e combos estilosos, Bayonetta é um prato cheio pra fãs de jogos de ação.
Assassin’s Creed II
- Publisher: Ubisoft
- Lançamento: 2009
Assassin’s Creed II é o jogo que realmente mostrou todo o potencial que a franquia tinha, após um jogo inicial que pecava por ser extremamente repetitivo e maçante.
Além de apresentar o personagem mais carismático da franquia até aqui, Ezio Auditore, o jogo conta com uma série de qualidades, como uma excelente história, missões variadas, o encontro de personagens históricos interessantes como Leonardo DaVinci e até mesmo algumas maluquices como aquela missão onde você usa a máquina voadora do inventor que acabou nunca sendo testada no mundo real.
Um clássico que ainda hoje merece ser jogado.
Assassin’s Creed IV: Black Flag
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2013
Assassin’s Creed IV: Black Flag talvez seja o melhor Assassin’s Creed, principalmente pela grande novidade que ele praticamente reintroduziu na franquia: o combate naval (faz de conta que o do 3 não existiu, eu tenho trauma dele até hoje). É extremamente divertido pegar o barco e sair por aí combatendo inimigos, caçando baleias e assim por diante. Além disso, o jogo conta com uma excelente história e um protagonista muito carismático, ou seja, tudo o que ficou faltando em Assassin’s Creed III.
O único defeito que eu achei que esse jogo tem é que a parte de assassino mesmo acaba sendo basicamente a mesma missão sempre, ou seja, algo mais ou menos assim: siga o alvo escondido pelos matos e casebres, afinal de contas, o parkour acaba sendo prejudicado já que você só anda por vilas caribenhas, e não ouse ser descoberto, senão você tem que começar a missão novamente.
Ainda assim, grande jogo e extremamente divertido.
Dead Space
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2008
Dead Space é um dos jogos mais assustadores que eu já joguei, e é exatamente o tipo de jogo de terror que eu gosto de jogar. Diferente daqueles jogos onde você não pode se defender e só pode correr, aqui você tem essa possibilidade, mas eu não sei vocês, mas quando joguei, eu errava muito mais tiros do que costumava simplesmente por estar apavorado de medo do que estava acontecendo na tela.
No jogo, você controla Isaac Clarke, um engenheiro que é enviado até uma estação de mineração espacial onde algum incidente aconteceu. Lá, você descobre que boa parte da tripulação foi morta por monstros implacáveis, e agora deve descobrir uma forma de fugir deste local e também de resgatar Nicole, a noiva de Isaac. Um jogo imperdível para fãs de Survival Horror.
Dead Space 2
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2011
Dead Space 2 é simplesmente maior e melhor que Dead Space original em praticamente todos os pontos. O jogo consegue melhorar um jogo já praticamente perfeito e alterna muito bem os momentos do mais puro terror e da ação, sendo indispensável para a nossa lista dos melhores jogos de Xbox 360.
Se passando um ano após os eventos do Dead Space original, Isaac agora é caçado por um culto estranho e deve mais uma vez enfrentar não só os Necromorfos, mas também os próprios traumas de Isaac. Um jogasso.
Metal Gear Solid HD Collection
- Publisher: Konami
- Lançamento: 2011
Apesar de não ter ganho Metal Gear Solid 4, o Xbox 360 ganhou como prêmio de consolação a excelente coletânea Metal Gear Solid HD Collection, que conta com os jogos Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty, Metal Gear Solid 3: Snake Eater e Metal Gear Solid: Peace Walker. Os dois primeiros a gente já falou na nossa lista de 50 melhores jogos do PS2, e o último é facilmente um dos melhores jogos do PSP.
Nessa coletânea, os visuais dos jogos foram atualizados para a resolução de 720p e também rodam a 60 quadros por segundo, e ainda por cima vêm com suporte ao sistema de conquistas do Xbox 360. Imperdível.
Borderlands 2
- Publisher: 2K Games
- Lançamento: 2012
Borderlands 2 combina um ótimo jogo de tiro em primeira pessoa que fica melhor ainda jogando com amigos a uma história completamente desmiolada e bem humorada. Esse ainda é o melhor título da franquia e jogo que pegou todo o potencial do Borderlands original e mostrou como entregar um dos melhores jogos de tiro da geração.
Além do jogo base, ele ainda conta com diversas expansões, personagens adicionais e muito, mas muito conteúdo. Um jogo imperdível para os donos do Xbox 360.
Castlevania: Symphony of the Night
- Publisher: Konami
- Lançamento: 2010
Um dos jogos referência no gênero Metroidvania, Symphony of the Night conta a história de Alucard, filho de Dracula, que decidiu acabar de uma vez por toda com o castelo do pai dele. Ao entrar na cosntrução, ele é avisado pela Morte para não prosseguir. Ao ignorar esse aviso, Alucard perde todas suas armas e acaba sendo forçado a lutar pela própria vida enquanto desvenda os segredos do castelo.
O game apresenta um esquema de jogo interessante, onde você só pode acessar certas partes do castelo ao conseguir certos tipos de equipamento, fazendo você revisitar as mesmas áreas várias vezes ao abrir novas possibilidades para ela. Um dos grandes clássicos dos games que ganhou uma versão melhorada no Xbox 360.
Left 4 Dead 2
- Publisher: Valve
- Lançamento: 2009
Left 4 Dead 2 pega tudo o que o primeiro jogo tem de bom, adiciona novos cenários, personagens, melhorias de gameplay e entrega um dos melhores jogos para jogar com os amigos e virar as noites tentando completar os episódios.
No jogo, você escolhe um de 4 sobreviventes e deve transitar por ruas abarrotadas de zumbis até chegar ao local onde o resgate supostamente vai estar esperando. Para impedir que você faça isso, a máquina não só joga zumbis e mais zumbis, mas também infectados especiais como os memoráveis Boomer, Witch e o perigosíssimo Tank.
Fez
- Publisher: Polytron Corporation
- Lançamento: 2012
Fez é mais um jogo indie que marcou o Xbox 360. Nele, você controla Gomez, um simpático personagem que vive num mundo bidimensional e que um dia recebe um chapéu Fez, e graças a ele descobre que o mundo dele é na verdade tridimensional, e que ele pode rotacioná-lo para alcançar lugares que antes eram impossíveis.
Agora, você deve resolver puzzles e explorar esse novo mundo que o aguarda, num ótimo jogo para relaxar.
Deus Ex: Human Revolution
- Publisher: Square Enix
- Lançamento: 2011
Deus Ex: Human Revolution é o retorno de uma das franquias mais bem quistas dos anos 2000 em Deus Ex. Nesse jogo, você controla Adam Jensen, um funcionário de uma empresa de segurança que acaba se envolvendo num ataque terrorista durante o trabalho e cuja única forma de sobreviver é ter seu corpo convertido parcialmente para um ciborgue com as augmentações.
Dentre as vítimas do ataque, a namorada de Adam foi dada como desaparecida, e agora você deve investigar mais sobre esse grupo terrorista enquanto Adam luta para aceitar a nova realidade do corpo dele.
Um jogo que oferece diversas maneiras de resolver as situações que ele coloca diante de você, sendo possível terminar o game até mesmo sem dar um tiro sequer, Deus Ex: Human Revolution é facilmente um dos melhores jogos do Xbox 360.
LA Noire
- Publisher: Rockstar Games
- Lançamento: 2011
Todo mundo já brincou de detetive uma vez na vida, mas você já pensou em fazer tudo o que a profissão implica dentro de um jogo? Em LA Noire, você tem que investigar crimes, perseguir bandidos e também interrogar suspeitos, mecânica essa que acaba sendo o destaque do jogo, pois dependendo das expressões faciais e tiques das pessoas, você deve decidir se elas estão mentindo ou não, e pressioná-las ou mostrar evidências que provem isso.
O jogo é muito interessante, e nos remete a uma época em que a Rockstar ainda não estava nadando no dinheiro absurdo que GTA V fazia e que permitia a ela tentar coisas diferentes.
The Beatles: Rock Band
- Publisher: Harmonix
- Lançamento: 2009
Rock Band foi o principal concorrente de Guitar Hero enquanto os jogos musicais faziam um sucesso estrondoso, e como representante dessa categoria na nossa lista de Xbox 360, nós escolhemos a edição que homenageia a maior banda de todos os tempos. Esse jogo é basicamente tudo o que os fãs dos Beatles sonhavam e mais, mas é claro que poderíamos também ter usado outras edições temáticas como Guitar Hero Van Halen ou o próprio Guitar Hero 3.
Burnout Paradise
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2008
Burnout Paradise é um jogo extremamente divertido e ideal para quem quer correr sem se preocupar com customizações de carros, pneus pra chuva e coisas do tipo. É ligar o jogo, ir até o começo de uma corrida e sentar o dedo no acelerador, no botão de turbo e demolir com os carros adversários para chegar em primeiro. Num mundo de jogos de corrida cada vez mais focados nos mínimos detalhes, é legal ver um jogo que se preocupa apenas com o ideal: a diversão.
Shadow Complex
- Publisher: Epic Games
- Lançamento: 2009
Shadow Complex é um Metroidvania onde você controla um jovem que estava explorando as montanhas com a namorada e, após perder-se dela, deve agora lutar contra soldados e robôs avançados dentro de um complexo de cavernas. O jogo trabalha o gênero muito bem e ganhou uma versão remasterizada uns anos atrás para a geração atual, fazendo o acesso dele ser bem mais simples. Um ótimo jogo.
Dishonored
- Publisher: Bethesda
- Lançamento: 2012
Dishonored foi um dos maiores e mais impressionantes acertos da Arkane Studios. Com uma trama excelente e uma mecânica de movimentação e exploração de cenários memoráveis, o game te coloca no papel de Corvo Attano e na missão de resgatar o trono do império para a verdadeira herdeira.
É difícil pontuar o que chama mais atenção em Dishonored. Além dos estágios que permitem ao jogador explorar diversas formas de assassinato e locomoção, toda trama é repleta de reviravoltas e surpreende o jogador do começo ao fim. Infelizmente o segundo jogo não conseguiu surpreender tanto quanto o primeiro, mas ainda assim Dishonored é uma das melhores séries que surgiram na década passada.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain
- Publisher: Konami
- Lançamento: 2015
Último jogo da Konami dirigido por Kojima, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um jogo simplesmente impressionante mesmo em seu lançamento para Xbox 360.
O jogo pode parecer corrido no seu ato final, mas o último jogo de Hideo Kojima traz uma ótima trama, uma jogabilidade excelente e personagens extremamente carismáticos.
Sabe-se lá que vai acontecer com a franquia depois da saída do lendário designer da Konami, mas se esse for seu último capítulo, ele valeu a pena.
Rayman Legends
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2013
Rayman Legends é a continuação de um excelente reboot em Rayman Origins. Um jogo muito colorido, cheio de personalidade e extremamente divertido. Se você gosta de jogos de plataforma e sente a falta deles no Xbox 360, aposte nestes dois jogos pois você certamente não vai se arrepender.
Castle Crashers
- Publisher: The Behemoth
- Lançamento: 2008
Castle Crashers é um ótimo jogo indie para o Xbox 360. Nele, você vive uma história nada original onde é um cavaleiro que deve resgatar a princesa raptada por ladrões percorrendo o reino e socando tudo o que você encontra pela frente. O que torna o jogo especial é o fato dele ser fofinho, bonito e muito bem humorado ao mesmo tempo. Além disso, o jogo simplesmente brilha no modo multiplayer, seja local, seja pela internet. Um clássico do Xbox 360.
South Park: The Stick of Truth
- Publisher: Activision
- Lançamento: 2014
South Park é um dos desenhos animados mais bem sucedidos de todos os tempos, e The Stick of Truth é um jogo que consegue capturar a alma desse programa de telelvisão. No jogo, as crianças de South Park estão jogando um RPG de Live Action onde diferentes facções estão lutando pelo Stick of Truth, um artefato que promete conceder o poder supremo ao seu detentor. Você controla uma criança nova que chegou a South Park, e agora deve ajudar Cartman e seus amigos a vencerem esta guerra épica.
Ikaruga
- Publisher: Treasure
- Lançamento: 2008
Ikaruga é um dos melhores jogos de nave de todos os tempos. Lançado originalmente no Dreamcast, a ideia do jogo é que você controla uma nave que pode alternar entre as cores preto que dispara projéteis pretos e branco que dispara projéteis brancos. Se você estiver com a cor preta, você absorve tiros pretos dos seus inimigos e fica vulnerável aos tiros brancos, e se você estiver com a cor branca, você absorve os tiros brancos e fica vulnerável aos pretos.
Um conceito simples e elegante, que proporciona horas e horas de jogatina.
Tomb Raider
- Publisher: Square Enix
- Lançamento: 2013
A franquia Tomb Raider foi uma das mais importantes do PS1, mas ela acabou se perdendo um pouco na geração do PS2 com fracos lançamentos. Felizmente, tudo mudou em 2011 quando a Crystal Dynamics rebootou a franquia e trouxe em Tomb Raider um dos melhores jogos de ação da geração.
Aqui, você controla uma Lara Croft que recém está descobrindo quem ela é e o que ela consegue fazer. Presa com seus amigos numa ilha com uma maldição antiga que deve ser combatida, você embarcará numa aventura memorável e de tirar o fôlego.
Mortal Kombat 2011
- Publisher: Warner Bros.
- Lançamento: 2011
Outro jogo que se beneficiou imensamente de um reboot foi Mortal Kombat. Após um jogo meio estranho em Armageddom, a Netherrealm decidiu recomeçar tudo em Mortal Kombat de 2011, que na minha opinião é o melhor jogo da franquia ainda hoje.
Recriando os acontecimentos dos primeiros três Mortal Kombat num jogo só, o game traz uma campanha imensa, cheia de história e a oportunidade de jogarmos com os principais personagens do jogo e conhecermos um pouco mais sobre a história deles.
Além disso, toda a brutalidade do jogo voltou, e os ataques de raio x foram introduzidos na franquia, ataques esses que funcionam pra mudar os rumos da luta e fazer uma verdadeira apresentação visual.
Skate 3
- Publisher: Electronic Arts
- Lançamento: 2010
Skate 3 é um dos melhores senão o melhor jogo de skate já lançado até hoje. Combinando belos gráficos a manobras precisas e divertidas, o jogo tomou a coroa de Tony Hawk como o campeão do esporte, e certamente vai agradar os fãs daquela franquia que não gostaram dos lançamentos dela na geração do Xbox 360.
Max Payne 3
- Publisher: Rockstar Games
- Lançamento: 2012
Max Payne sempre foi um dos melhores jogos de tiro em terceira pessoa, e Max Payne 3 traz o capítulo final do homem mais letal do planeta, pelo menos até aqui.
No jogo, vemos um Max Payne vindo ao Brasil e se envolvendo em uma conspiração onde ele deve enfrentar a polícia e políticos corruptos, e mostrar mais uma vez porque ele é o gatilho mais rápido dos games. Um excelente jogo ainda hoje.