O Nintendo Wii foi uma verdadeira revolução no mundo dos jogos com os seus controles de movimento, mas quais são os melhores jogos desse console?
No post de hoje, trazemos uma lista com os 50 melhores títulos do console ao nosso ver. Provavelmente você vai concordar com vários dos títulos escolhidos.
50 Melhores jogos de Wii
Wii Sports
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2006
Wii Sports é o jogo perfeito para mostrar por que o Wii é um console revolucionário. O jogo traz atividades simples, como boxe e boliche e usa os controles de movimento do console para comandar a ação, e é tão intuitivo que qualquer criança, adulto ou até mesmo idoso que nunca tenha jogado videogame na vida consegue entender o que fazer em minutos. O jogo foi incluído com o console por um bom tempo, e era um ótimo cartão de visita para a revolução da Nintendo.
Mario Kart Wii
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2008
Mario Kart é uma das franquias mais bem sucedidas de todos os tempos, e Mario Kart Wii por muito tempo foi o jogo mais bem sucedido da franquia. O jogo traz ótimas fases, novos itens e a possibilidade de usar outros veículos além de karts, e certamente diverte ainda hoje.
Wii Sports Resort
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2009
Wii Sports Resort é uma versão aperfeiçoada de Wii Sports. O jogo foi lançado junto com o acessório Motion Plus para o Wiimote, que aperfeiçoava a detecção de movimentos do controle, e conta com novas modalidades como arco e flecha, esgrima e frisbee.
Donkey Kong Country Returns
- Desenvolvedora: Retro Studios
- Ano de lançamento: 2010
Donkey Kong Country Returns é o retorno triunfal do macacão mais famoso do mundo depois do King Kong. O jogo foi desenvolvido pela Retro Studios, mesma desenvolvedora de Metroid Prime, e eles acertaram em cheio, trazendo uma aventura extremamente divertida com mecânicas que focam na cooperação. Além disso, o jogo é facilmente um dos mais bonitos do Wii.
Resident Evil 4
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 2005
Eu sei o que você vai falar, Resident Evil 4 é um jogo repetido pois já havia sido lançado para Gamecube e PS4 anteriormente. Bom, isso é verdade, mas a versão de Wii é um das mais interessantes de todas, já que é possível jogar o jogo com controles de movimento e esse talvez seja o melhor jogo de tiro usando esse tipo de controle já lançado até hoje. Caso você prefira, entretanto, também é possível jogar o jogo com um Classic Controller ou até mesmo com um controle de Gamecube.
Super Mario Galaxy
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2007
Super Mario Galaxy e sua sequência talvez sejam os melhores jogos já lançados para o Wii. O primeiro jogo da série traz a volta de Bowser, e Mario agora deve coletar as Power Stars para resgatar Peach, numa aventura envolvendo planetas e galáxias. Uma das melhores mecânicas do jogo certamente é a de gravidade, que torna dá uma série de novas possibilidades ao gameplay.
Super Smash Bros Brawl
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2008
Super Smash Bros Brawl oferece ao todo 39 personagens da Nintendo além de convidados como Solid Snake e Sonic, além de contar com algumas das melhores fases que a franquia já trouxe. O jogo é extremamente divertido, e se você não gosta muito do controle de Wii, também há a possibilidade de ligar o controle de GameCube no console para tirar o máximo desse jogo.
Tatsunoko vs Capcom
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 2008
A Capcom conseguiu manter-se relevante no cenário de fliperamas durante o declínio deles graças aos seus crossovers como X-Men vs Street Fighter e Capcom vs SNK, mas você sabia que o Wii tem um versus desse exclusivo nele? Trata-se de Tatsunoko vs Capcom, um jogo no estilo Marvel vs Capcom mas com personagens da Capcom e da Tatsunoko, um estúdio japonês que conta com animes como Casshan, Golden Warrior Gold Lightan e Science Ninja Team Gatchaman. O jogo é extremamente divertido e conta com alguns dos melhores gráficos do Wii, ajudando a suprir o gênero de luta, que infelizmente não teve grandes lançamentos no console.
Super Mario Galaxy 2
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2010
Super Mario Galaxy 2 é aquele tipo de jogo que se não é melhor que o seu antecessor, ele pega muitos pontos que poderiam ser melhores nele e tentam corrigi-los. O jogo segue o mesmo enredo de sempre, com Peach sendo sequestrada e você tendo que se virar nos 30 para impedir que Bowser consiga seus objetivos.
The Legend of Zelda: Skyward Sword
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2011
The Legend of Zelda: Skyward Sword é um dos melhores jogos de Nintendo Switch. No jogo, Link se aventura na ilha de Skyloft. O jogo faz um ótimo uso do motion plus, e conta com uma boa história, com momentos marcantes e personagens interessantes, assim como um gameplay sólido e divertido que é complementado com dungeons super criativas que fazem um ótimo uso de todos os sistemas e mecânicas que o jogo possui. A alta linearidade do jogo pode afastar algumas pessoas, mas se você conseguir ignorar isto, é bem provável que Skyward Sword acabe te conquistando após algumas horas.
Wario Ware: Smooth Moves
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2006
Outro daqueles jogos que servem para mostrar como o Wii é um console único, Wario Ware: Smooth Moves conta com diversos microjogos onde você pode usar os controles de movimento do console para conquistar o máximo de pontos. O jogo funciona muito bem como party game, já que você pode usar um ou mais controles para ver quem se sai melhor nas atividades malucas que a Nintendo pensou pro jogo.
Sin & Punishment: Star Successor
- Desenvolvedora: Treasure, Nintendo SPD
- Ano de lançamento: 2009
Sin & Punishment: Star Successor é um jogo de Wii bastante divertido. O jogo é uma sequência do Sin & Punishment de Nintendo 64, sendo um rail shooter onde você deve avançar por fases atirando em tudo o que ousar aparecer na sua frente e tentando evitar que os inimigos façam o mesmo com você.
Fire Emblem: Radiant Dawn
- Desenvolvedora: Intelligent Systems, Nintendo SPD
- Ano de lançamento: 2007
Fire Emblem: Radiant Dawn é mais um bom capítulo da franquia Fire Emblem. No jogo, você controla Micaiah, jovem de um grupo que se rebelou contra o exército de Begnion, que está ocupando o país dele. O jogo conta com o gameplay clássico de Fire Emblem, não usa controles de movimento e é bem desafiante.
The Last Story
- Desenvolvedora: Mistwalker
- Ano de lançamento: 2007
The Last Story quase se tornou o último RPG desenvolvido por Hironobu Sakaguchi. O jogo se passa num mundo cuja energia está sendo lentamente absorvida por uma força misteriosa, e você controla um grupo de mercenários que começa a trabalhar numa ilha fortaleza. Apesar de ser um jogo de RPG, o jogo também conta com elementos de ação, tática e até mesmo stealth, além de multiplayer online.
Muramasa: The Demon Blade
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2009
Muramasa: The Demon Blade é um jogo de ação e RPG bidimensional onde você controla os personagens Momohime e Jinkuro Izuna, que estão envolvidos no conflito central da trama, sendo que cada um dos personagens conta com sua própria história. Mais um daqueles jogos que existem aos poucos no Wii, mas que este ajuda a compensar essa escassez.
Punch-Out!!
- Desenvolvedora: Next Level Games
- Ano de lançamento: 2009
Punch-Out!! é o retorno triunfal ao Wii de um dos melhores jogos de SNES e NES. O jogo de boxe da Nintendo conta com personagens cartunescos inspirados ou não em boxeadores do mundo real, e você deve usar o Wiimote para vencer esses desafios. Um jogo extremamente divertido e bem mais complexo do que o boxe do Wii Sports.
Red Steel 2
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2010
Red Steel foi um jogo bem interessante no lançamento do Wii, e a sua sequência pega todo o potencial dele entrega um jogo ainda melhor. O jogo conta com bons momentos de tiroteio, resolução de puzzles e de plataforma, e se você está procurando um FPS para o Wii, esse certamente tem que estar na sua lista.
Okami
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 2007
Okami é mais um daqueles jogos que esbanjam criatividade e originalidade. Nele, você controla a raposa Amaterasu e deve conduzi-la por belos ambientes de plataforma com um visual de cell-shading que recria as pinturas tradicionais japonesas. Um jogo muito interessante encabeçado por Hideki Kamiya, que depois iria para a Platinum Games desenvolver jogos como Bayonetta.
The Munchables
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2009
The Munchables é um divertido jogo de plataforma onde você controla os Munchables, criaturas com um intenso apetite que tem como missão consumir os Tabemon, monstros alienígenas que invadiram o planeta deles. O jogo é bem divertido, ainda que seja bastante simples, e certamente vai agradar quem procura por um título de qualidade de ação e plataforma.
Metroid Prime Trilogy
- Desenvolvedora: Retro Studios
- Ano de lançamento: 2009
Metroid Prime Trilogy como o próprio nome sugere, conta com os três Metroid Prime, sendo os dois primeiros lançados originalmente para o GameCube e o terceiro para o Wii. Estes são alguns dos melhores jogos de tiro da geração do GameCube, e o título de Wii também não deixa em nada a desejar.
The Legend of Zelda: Twilight Princess
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2006
The Legend of Zelda: Twilight Princess foi o Zelda de lançamento do Wii, estando disponível também no GameCube. O jogo é conhecido por ser o Zelda em que Link pode transformar-se num lobo. Nesse jogo, Link tenta impedir que Hyrule seja consumida por uma dimensão paralela chamada Twilight Dimension. Por muito tempo, esse foi o Zelda mais vendido da Nintendo, até que ele fosse ultrapassado por Breath of the Wild.
Super Paper Mario
- Desenvolvedora: Intelligent Systems
- Ano de lançamento: 2007
Super Paper Mario é mais um RPG bidimensional do Mario. Desta vez não enfrentamos Bowser, e sim um inimigo chamado Count Bleck, que está tentando destruir o universo. Para quem não gostou do sistema de turnos de Paper Mario Origami King, talvez esse jogo agrade mais, já que o combate dele funciona em tempo real.
No More Heroes 2
- Desenvolvedora: Grasshopper Manufacture
- Ano de lançamento: 2010
No More Heroes 2 é a continuação de No More Heroes e ambos são excelentes jogos de ação desenvolvidos pela Grasshopper Industries, estúdio comandado por Suda 51. O jogo conta a história de Travis Touchdown, um assassino que também é um otaku, e que usa um taco de baseball laser. Sim, quanto mais eu explico esse jogo, mais estranho ele vai ficando. O jogo é bem divertido, e certamente vai agradar quem procura por uma pancadaria de qualidade no Wii. Recentemente, o jogo chegou ao Nintendo Switch também, então dá pra conferir ele por lá.
Dead Space: Extraction
- Desenvolvedora: EA Redwood Shores
- Ano de lançamento: 2009
Dead Space: Extraction é mais um rail shooter para o Wii. O jogo se passa dentro do universo de Dead Space, na época em que a EA apostou todas as fichas dela na franquia, e conta uma boa história e por incrível que pareça, também vai te dar uns bons sustos, mesmo com você meio que esperando o que vai acontecer durante o jogo.
Xenoblade Chronicles
- Desenvolvedora: Monolith Soft
- Ano de lançamento: 2010
Xenoblade Chronicles é o primeiro título da grandiosa franquia de RPG da Nintendo. O jogo conta a história de Shulk, um jovem que descobre que pode empunhar a espada Monado e agora parte numa aventura pra destruir os Mechonis, uma raça de robôs que está em guerra perpétua com os humanos.
New Super Mario Bros. Wii
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2009
New Super Mario Bros. Wii é basicamente igual ao New Super Mario Bros de DS, ou seja, um Mario clássico bidimensional com fases que fazem uso de power ups encontrados nos Mario 1 a 3 e Super Mario World, além de alguns poderes novos. Fora isso, o jogo traz como novidade a possibilidade de usar o giroscópio do Wiimote para alguns movimentos especiais no jogo, e a possibilidade de jogar partidas com até 4 jogadores simultâneos, transformando a ação num caos completo.
NBA Jam
- Desenvolvedora: EA Vancouver
- Ano de lançamento: 2010
NBA Jam é o retorno triunfal de um dos principais jogos de fliperama dos anos 90. O jogo não traz nenhuma grande novidade em relação ao passado, e é aquele tipo de game que serve mais pela nostalgia e pela descontração mesmo, com você dando enterradas de fogo, arremessos de 3 do meio da quadra e assim por diante.
Resident Evil: The Umbrella Chronicles
- Desenvolvedora: Capcom
- Ano de lançamento: 2007
Resident Evil: The Umbrella Chronicles é um jogo de tiro on rails da franquia Resident Evil. O jogo reconta os enredos de Resident Evil 0, Resident Evil Remake e Resident Evil 3, e é narrado por ninguém menos que Albert Wesker. Se você está querendo reviver os acontecimentos desse jogo mas não quer jogar as versões clássicas deles, esse é o jogo que você deve procurar.
Cave Story
- Desenvolvedora: Nicalis, Studio Pixel
- Ano de lançamento: 2004
Cave Story é um dos primeiros jogos da revolução indie, desenvolvido por Daisuke “Pixel” Amaya no tempo livre dele durante 5 anos. O jogo conta com um gameplay que lembra jogos de NES como Metroid e Castlevania e certamente merece a sua atenção, seja no Wii, seja nas diversas plataformas para as quais ele foi lançado.
Mad World
- Desenvolvedora: Platinum Games
- Ano de lançamento: 2009
Mad World é um jogo bastante único no Nintendo Wii. O jogo é inteiramente em preto e branco, exceto pelo sangue vermelho e conta com aquele gameplay de ação que só a Platinum Games consegue entregar. Infelizmente o jogo não vendeu o que se esperava dele, e nunca mais foi relançado em nenhuma outra plataforma, mas seria ótimo se a Platinum e a SEGA lembrassem que ele existe e ele fosse parar no Switch, pois eu tenho certeza que hoje em dia o mundo está pronto pra um jogo com visuais mais experimentais como esse.
Guitar Hero 5
- Desenvolvedora: Vicarius Vision
- Ano de lançamento: 2009
Todo mundo já ouviu falar em Guitar Hero uma vez na vida, e Guitar Hero 5 é o título que escolhemos para a lista dos melhores jogos de Wii. Assim como seu antecessor, o jogo é focado não penas na guitarra, mas na banda como um todo, e conta com uma bela seleção de músicas para você tocar.
Rock Band 3
- Desenvolvedora: Harmonix Music Systems
- Ano de lançamento: 2010
Rock Band é o grande concorrente de Guitar Hero, e Rock Band 3 talvez seja o melhor título da série. O jogo é bastante semelhante a Guitar Hero, até por ser desenvolvido pela Harmonix, empresa que cuidou dos primeiros jogos musicais da Activision, mas conta com um foco maior no gameplay como banda e também com um sistema de detecção de notas um pouco diferente de Guitar Hero.
Just Dance 2020
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2019
Os controles de movimento do Wii foram uma verdadeira revolução no mundo dos games, e um dos jogos que melhor se aproveitaram disso foi Just Dance, que continuou recebendo lançamentos muito tempo depois do Wii ter sido dado como morto. Just Dance 2020 é um exemplo disso, sendo lançado 14 anos após a estreia do Wii no mercado de consoles. O jogo conta com uma boa seleção de músicas e é um dos melhores jogos de Wii pra reunir os amigos e se divertir.
LEGO Star Wars: The Complete Saga
- Desenvolvedora: Traveller’s Tales
- Ano de lançamento: 2007
A série de jogos LEGO marcou infâncias e adolescências por aí, e quem cresceu com um Wii provavelmente jogou pelo menos um ou dois jogos dela. LEGO Star Wars: The Complete Saga, como o próprio nome sugere, recria toda a saga da franquia até aquele ponto onde a Disney ainda não havia feito aqueles horrores de sequências.
Call of Duty: Black Ops
- Desenvolvedora: Treyarch
- Ano de lançamento: 2010
Apesar do Wii não ter a mesma potência do Xbox 360 e do PS3, o console da Nintendo ainda recebeu ports de diversos Call of Duty, dentre eles, Black Ops, que talvez até hoje seja o melhor jogo da franquia. É verdade que os gráficos nem se comparam ao das versões maiores, mas a possibilidade de jogar esse jogo com controles de movimento é no mínimo interessante.
DJ Hero
- Desenvolvedora: FreeStyle Games
- Ano de lançamento: 2009
A época dos videogames musicais era maravilhosa, e DJ Hero foi uma das iniciativas mais interessantes dela. O jogo é basicamente Guitar Hero edição DJ, onde você usa uma mesa de mixagem para ir tocando as músicas, substituindo solos por scratches e assim por diante. Uma experiência única.
Bully: Scholarship Edition
- Desenvolvedora: Rockstar
- Ano de lançamento: 2006
Bully é conhecido como o GTA na escola, e a Scolarship Edition do jogo traz todo o conteúdo original dele além de novas missões, personagens e atividades. O jogo conta a história de Jimmy Hopkins, um garoto que tem a brilhante ideia de acabar com o bullying na escola Bullworth Academy se tornando o maior Bully de todos e assim submetendo todos à sua vontade.
Excitebots: Trick Racing
- Desenvolvedora: Monster Games, Nintendo SPD
- Ano de lançamento: 2009
Excitebots: Trick Racing é um divertido jogo de corrida que não é exatamente sobre chegar em primeiro lugar na linha de chegada, e sim o quão estiloso você consegue ser ao fazer isso. Os mapas do jogo contam com diversos caminhos, e a ideia é combinar estilo com velocidade, então nem sempre chegar em primeiro lugar pode garantir a você a vitória na corrida.
A Boy and His Blob
- Desenvolvedora: Abstraction
- Ano de lançamento: 2009
A Boy and His Blob é uma versão atualizada do jogo de NES onde você controla um garoto e uma criatura bolota que pode assumir diferentes formas para vencer os desafios que o game impõe diante dele. O jogo é bastante divertido e conta com visuais muito bonitos também.
Silent Hill: Shattered Memories
- Desenvolvedora: Climax Studios
- Ano de lançamento: 2009
Silent Hill: Shattered Memories não é exatamente um remake do primeiro Silent Hill, mas sim uma reimaginação ou uma versão alternativa do jogo onde você continua controlando Harry Mason procurando pela filha dele, mas em localidades diferentes, interagindo com personagens diferentes e assim por diante. O jogo tem suas falhas, mas ainda assim é um bom título dentro da franquia Silent Hill e merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do Wii.
Boom Blox Bash Party
- Desenvolvedora: Danger Close
- Ano de lançamento: 2009
Boom Blox Bash Party é um puzzle de física onde você deve equilibrar estruturas para que elas não desabem. O jogo faz um bom uso dos controles de movimento do Wii para isso, e certamente vai divertir quem está procurando por um jogo diferente no console da Nintendo.
Rayman Origins
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2011
Rayman Origins é um reboot da franquia Rayman. O jogo bidimensional é muito bonito e conta com uma trilha sonora incrível também. Pra completar, ele certamente é um dos melhores sidescollers disponíveis no Wii, e definitivamente merece a sua atenção.
Wii Party
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2010
Wii Party é uma espécie de Mario Party que usa Miis ao invés dos personagens da franquia mais famosa da Nintendo. Ao todo, o jogo conta com 80 atividades que certamente vão divertir você e seus amigos por muitas horas. O jogo dá a opção de você escolher quais atividades você quer jogar ou ainda oferece algumas partidas guiadas, onde ele sorteia qual será o próximo minigame. Facilmente um jogo que diverte e um dos melhores do Wii.
House of the Dead: Overkill
- Desenvolvedora: Modern Dream
- Ano de lançamento: 2009
House of the Dead: Overkill é uma prequel do primeiro jogo da franquia. A ideia é basicamente a mesma de todo House of the Dead, ou seja, um on rails shooter onde você tem que abater tudo o que aparece na sua frente, salvar inocentes e descer a bala num chefão no final da fase.
Little King’s Story
- Desenvolvedora: Town Factory
- Ano de lançamento: 2009
Little King’s Story é uma espécie de Pikimin antes deste existir. No jogo, você controla um garoto tímido que acaba encontrando uma coroa que dá a ele os poderes de comandar as pessoas à volta dele, e agora você deve usar esses poderes para construir o seu próprio reino.
World Of Goo
- Desenvolvedora: 2D Boy
- Ano de lançamento: 2008
World Of Goo é um jogo independente para Wii onde você deve usar pequenas bolas de meleca para criar pontes e outros tipos de estruturas para permitir às bolotas de meleca atravessarem os obstáculos e seguirem o caminho delas. O jogo vai ficando cada vez mais desafiador conforme você avança nas fases, e é um ótimo jogo para exercitar o cérebro.
Art Of Balance
- Desenvolvedora: Shin’en Multimedia
- Ano de lançamento: 2010
Art Of Balance é mais um puzzle de física onde você deve empilhar blocos que estão em cima de uma plataforma boiando na água e tentar impedir que a sua pilha desabe e você perca as peças. O jogo conta com puzzles bem espertos, e um desafio na medida certa.
Animal Crossing: Let’s Go to the City
- Desenvolvedora: Nintendo
- Ano de lançamento: 2008
Animal Crossing: Let’s Go to the City é mais um bom capítulo da franquia Animal Crossing. O espírito do jogo é o mesmo de todos os outros da série, ou seja, você tem que desenvolver sua vila fazer tarefas, receber novos visitantes e assim por diante. Um ótimo jogo para relaxar.
Klonoa
- Desenvolvedora: Paon
- Ano de lançamento: 2008
Klonoa é um remake de Klonoa: Door to Phantomile, jogo lançado originalmente para o PS1 em 1997. O jogo traz visuais atualizados, algumas novidades de conteúdo e uma melhoria no gameplay, já que o jogo original trazia alguns problemas de profundidade que volta e meia faziam você se atirar em buracos quando que era possível completar aquele pulo que claramente não era. Um jogo bem divertido para quem quer um jogo de plataforma e já jogou Mario o suficiente.
Kirby’s Epic Yarn
- Desenvolvedora: Good-Feel, HAL Laboratory
- Ano de lançamento: 2008
Kirby’s Epic Yarn é um jogo onde Kirby foi transformado num novelo de lã e mandado para a Patch Land, uma terra feita inteiramente de tecido. Nesse local, ele deve ajudar o Príncipe Fluff, coletando 7 novelos mágicos usados para manter a Patch Land unida, e impedir o antagonista do jogo, Yin Yarn de destruir o mundo. O jogo conta com belos gráficos e um gameplay super divertido, e certamente merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do Wii.