O PS Vita tem um monte de bons RPG lançados para ele, mas quais são os melhores títulos desse gênero no portátil?
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
No especial de hoje, trazemos 30 jogos que consideramos serem os melhores RPG do PS Vita. Confira a lista abaixo tanto em texto quanto em vídeo.
Os melhores RPG do PS Vita

Tokyo Xanadu
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2015
Tokyo Xanadu é mais um daqueles jogos de RPG japoneses onde você controla um jovem colegial que num belo dia descobre, graças a uma colega de escola, que existe um mundo numa dimensão paralela a Tóquio, e que esses colegas dele querem selar essa dimensão.
Agora, você se junta a eles para a ajudá-los nessa tarefa. O jogo, apesar de não ser tão original assim, conta com um interessante sistema de combate em tempo real.
Mary Skelter: Nightmares
- Desenvolvedora: Idea Factory
- Ano de lançamento: 2016
Mary Skelter: Nightmares é um dungeon crawler em primeira pessoa onde você controla dois protagonistas, Jack e Alice, que acabaram de descobrir que a cidade em que eles moravam foi engolida por um monstro gigante chamado de Jail, ou seja, prisão.
Agora, vocês devem escapar desse lugar enquanto enfrentam criaturas poderosas que começaram a infestar o lugar onde você mora.
Dungeon Travelers 2
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de lançamento: 2013
Dungeon Travelers 2 é mais um dungeon crawler que se originou de uma série de visual novels daquelas com temas que os japoneses adoram escrever a respeito.
No jogo, você tem que salvar o reino de Romulea de monstros que apareceram do nada e que estão espalhando o caos pela região. Esse é um RPG por turnos bem clássico, perfeito para quem gosta de jogos do gênero.
Tales of Hearts R
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2013
Tales of Hearts R é o remake de um jogo lançado originalmente para o Nintendo DS que conta a história de um garoto chamado Kor Meteor, que tenta salvar uma mulher chamada Kohaku Hearts de ser infectada por um monstro. Pro azar dele, nessa tentativa, ele acaba destruindo o Spiria dela, que seriam as emoções e lembranças da jovem.
Agora, você deve viajar pelo mundo para reunir as partes desse Spiria destruído para que Kohaku volte a ser quem ela era antes.
Freedom Wars
- Desenvolvedora: Sony Interactive Entertainment
- Ano de lançamento: 2014
Freedom Wars é um jogo bem interessante onde você conhece a história de um personagem de um mundo que está dividido em cidades estado chamadas de Panopticons, e cada uma delas luta com as outras em guerras.
Você, como bom patriota deve ajudar a sua Panopticon a ser a maior de todas, e para isso você vai batalhar tanto outros humanos quanto monstros, num jogo com foco bem grande em combate.
Infelizmente, o modo online desse jogo já não funciona mais, pois os servidores foram fechados há alguns anos, mas ainda é possível jogar localmente com amigos tanto em modo cooperativo quanto competitivo.
World of Final Fantasy
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
World of Final Fantasy é uma mistura de Final Fantasy oldschool com Pokémon muito divertida de jogar, seja você um veterano da franquia, seja você alguém que está dando os primeiros passos nela. O jogo tem um profundo sistema de desenvolvimento de personagem e um enredo que tem momentos cômicos, trágicos e, no geral, uma boa história. Todo fã deveria dar uma conferida nesse jogo, ainda mais pela portabillidade do PS Vita deixá-lo ainda melhor.
Muramasa Rebirth
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2009
Muramasa: Rebirth é um jogo de ação e RPG bidimensional onde você controla os personagens Momohime e Jinkuro Izuna, que estão envolvidos no conflito central da trama, sendo que cada um dos personagens conta com sua própria história.
O jogo tem um combate bem interessante e um pixel art de primeira categoria.
Disgaea 4
- Desenvolvedora: Nippon Ichi Software
- Ano de lançamento: 2014
Disgaea 4 é mais um ótimo capítulo da franquia de RPG estratégico da NIS. No jogo, você controla Valvatorez, um antigo tirano do mundo dos monstros que se revoltou contra o presidente do Netherworld e agora vai liderar um bando de soldados para enfrentá-lo.
O jogo conta com um bom sistema de combate e de classes, e certamente merece um lugar na nossa lista de melhores jogos do PS Vita.
Soul Sacrifice Delta
- Desenvolvedora: Marvelous AQL, Japan Studio
- Ano de lançamento: 2013
Soul Sacrifice Delta é a resposta da Sony à perda da exclusividade de Monster Hunter. No jogo, você controla um mago que deve lutar pela própria sobrevivência caçando monstros e outros caçadores. O sistema de combate do jogo envolve não só o uso de magias, mas também o sacrifício de criaturas e de partes do próprio personagem para você aumentar o seu poder, num sistema de alto risco e alta recompensa.
O jogo conta com multiplayer e diversas fases desafiadoras, e foi um dos jogos que eu mais passei tempo jogando no PS Vita. Essa versão Delta não chega a ser uma continuação do Soul Sacrifice original, e sim uma versão atualizada com novos conteúdos, magias e visuais melhorados, sendo uma espécie de versão definitiva do jogo.
Stranger of Sword City
- Desenvolvedora: Demon Gaze
- Ano de lançamento: 2014
Stranger of Sword City é mais ou menos um equivalente do PS Vita de Etrian Odyssey, ou seja, um dungeon crawler daqueles bem old school cheio de monstros e tesouros para você buscar em masmorras e cavernas subterrâneas.
O jogo é mais um daqueles isekai onde você estava vivendo a sua vida numa boa, sofre um acidente aéreo e acorda numa outra terra, e agora deve encontrar o caminho de volta para a sua casa.
Oreshika: Tainted Bloodlines
- Desenvolvedora: Alfa System
- Ano de lançamento: 2014
Oreshika: Tainted Bloodlines é um jogo de RPG por turnos que coloca você no Japão antigo. O seu clã havia sido acusado de crimes que eles não cometeram, e acabaram sendo amaldiçoados duplamente e condenados à morte.
Você então é revivido por um deus e agora deve procurar os autores da maldição colocada contra você e limpar o nome da sua família.
Shiren The Wanderer: The Tower Of Fortune And The Dice Of Fate
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2015
Shiren The Wanderer: The Tower Of Fortune And The Dice Of Fate é um RPG Rogelike desenvolvido pela Chunsoft, lançado originalmente no DS e depois em versão expandida no PS Vita. Curiosamente, uma versão ainda mais expandida já está disponível no Switch, então se você tem acesso a essa plataforma, é essa a versão que você deve procurar.
No jogo, você controla um protagonista mudo que é acompanhado por um furão falante, e deve explorar dungeons randomizadas repletas de inimigos na Torre do Destino, uma torre que atrai diversos aventureiros em busca de mudarem suas vidas.
Ys: Memories Of Celceta
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2012
Ys: Memories Of Celceta é facilmente um dos melhores JRPGs de PS Vita. O jogo conta a história de Adol Christin, um jovem sem memória que vive na região de Calceta e que acaba recebendo a missão de criar um mapa de uma floresta próximo à cidade que ele chega no começo do jogo. Esse é só o começo de uma excelente aventura, que conta com um bom sistema de combate e uma trilha sonora excelente também.
Ys Origin
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2017
Ys Origin é um prequel que se passa 700 anos de Ys 1 e 2, quando as terras de Ys estavam próximas da extinção. O mundo estava sendo invadido por demônios e as deusas que os protegem fizeram a humanidade ir parar nas nuvens para evitar a destruição.
Depois disso, as deusas acabaram desaparecendo de Ys, e agora você e um grupo de heróis devem encontrá-las na Torre Demoníaca.
Um RPG bem divertido de uma franquia que ainda não tem o sucesso merecido aqui no ocidente.
Ys VIII: Lacrimosa of Dana
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2016
Ys VIII: Lacrimosa of Dana, você controla o personagem Adol que acaba naufragando numa ilha amaldiçoada. Agora, você deve encontrar uma forma de voltar para a casa enquanto tenta salvar os nativos dessa ilha da maldição que os aflige há décadas.
O jogo conta com um estilo de combate bastante ágil e cheio de variações, algo que certamente vai agradar quem procura um bom sistema do tipo.
Danganronpa V3: Killing Harmony
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2017
Danganronpa V3: Killing Harmony é um jogo de investigação onde 16 personagens estão aprisionados em uma escola. Aqui, você terá que descobrir quem são os assassinos antes deles chegarem a você.
Danganronpa é mais uma daquelas séries que não possui tantos fãs assim, mas quem jogou, é apaixonado pela franquia.
Danganronpa: Trigger Happy Havoc
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2010
Danganronpa: Trigger Happy Havoc é uma visual novel desenvolvida para uma série de plataformas dentre o PS Vita. No jogo, você conhece a história do Hope’s Peak Academy, uma escola onde os maiores talentos do Japão estudam. Este local logo vira um caos após todos os alunos ficarem presos nele e serem obrigados a se enfrentar por um ursinho de pelúcia chamado Monokuma.
Agora você deve impedir as mortes dos seus colegas e descobrir quem é Monokuma.
Borderlands 2
- Desenvolvedora: Gearbox Software
- Ano de lançamento: 2012
Borderlands 2 é um dos melhores jogos da geração do PS3 e do Xbox 360, e por algum motivo a Sony decidiu trazê-lo para o PS Vita. O jogo tem seus problemas de performance e às vezes parece que não foi lá muito bem portado por causa do tamanho das letras na tela do portátil, mas ainda assim oferece um sólido gameplay e a melhor história da franquia Borderlands até hoje, e na época, era a única forma de se jogar o game de maneira portátil.
Child of Light
- Desenvolvedora: Ubisoft
- Ano de lançamento: 2014
Child of Light é um belo conto de fadas em forma de RPG. O jogo tem uma história cativante, um sistema de batalhas bem montado e uma aventura bastante gostosa.
Apesar disso, o jogo é aproveitável tanto para crianças quanto para adultos, despertando emoções e experiências distintas em cada um, sendo recomendado inclusive para quem quer introduzir o gênero RPG a filhos, irmãos mais novos e afins.
Steins;Gate
- Desenvolvedora: Spike Chunsoft
- Ano de lançamento: 2016
Steins;Gate é uma visual novel baseada no anime de mesmo nome, e tranquilamente uma das melhores adaptações de anime para o videogame.
No jogo, você conhece a história de um grupo de jovens estudantes peritos em tecnologia que descobrem como alterar o passado por e-mail, usando uma micro-onda modificada.
Seus experimentos começam a sair do controle quando são envolvidos em uma conspiração com a SERN, a organização por trás do Grande Colisor de Hádrons, e John Titor, que alega vir de um futuro distópico.
Undertale
- Desenvolvedora: Toby Fox
- Ano de lançamento: 2017
Emprestando muitas características da série Earthbound, Undertale se destacou no mundo dos RPGs por oferecer uma proposta diferente. O game com gráficos retro convida o jogador a tentar ser o mais pacifista possível, ou abraçar seus impulsos mais sombrios e se tornar o genocida de um mundo de fantasia.
XCOM Plus
- Desenvolvedora: Firaxis Games
- Ano de lançamento: 2012
XCOM Plus é uma versão portátil de XCOM: Enemy Unknown e Enemy Within. O jogo tem gráficos claramente piores do que o das versões de PS3 e de Xbox 360, mas ainda assim traz a essência do jogo original, ou seja, um cenário onde a Terra começa a ser invadida por alienígenas e você tem que administrar e comandar um esquadrão que combate essa invasão. Para isso, você vai enfrentar duras batalhas, ter que escolher não só soldados para sacrificar mas também nações inteiras e tentar chegar ao final mais ou menos inteiro. Um jogo extremamente viciante que agora pode ser jogado em qualquer lugar.
The Legend of Heroes: Trails Of Cold Steel 2
- Desenvolvedora: Nihon Falcom
- Ano de lançamento: 2014
The Legend of Heroes: Trail Of Cold Steel 2 é mais um daqueles jogos de RPG por turno japoneses onde você vive a rotina colegial de um grupo de personagens.
No jogo, você controla Rean, um cadete de uma academia militar que se vê no meio de uma guerra civil e que acabou sendo separado dos colegas dele, e agora deve encontrá-los em meio à desolação do conflito.
Odin Sphere Leifthrasir
- Desenvolvedora: Vanillaware
- Ano de lançamento: 2016
Odin Sphere Leifthrasir é o remake de Odin Sphere, um jogo de RPG e ação lançado originalmente para o PS2 onde você segue a história de 5 personagens que devem impedir o mundo de ser destruído. Essa nova versão do jogo foi lançada para o PS Vita, PS3 e PS4, e conta com gráficos melhorados, melhorias de performance e uma série de ajustes tanto no combate quanto trazendo novos inimigos, tornando-se assim praticamente um jogo novo e muito melhor que o seu original.
Darkest Dungeon
- Desenvolvedora: Red Hook Studios
- Ano de lançamento: 2016
Darkest Dungeon é um jogo de RPG e Estratégia extremamente difícil e viciante onde você tem que administrar uma propriedade e combater a corrupção que se espalha pelas suas terras. Para isso, você recrutará e comandará um grupo de heróis que deve explorar os mais diferentes locais enfrentando monstros e situações cada vez mais desafiadoras.
Além de tudo isso, você ainda terá que lidar com os problemas psicológicos e traumas que essas situações de vida ou morte geram nos seus personagens, afinal de contas, estar a um passo de ir pro outro lado e ver seus colegas passarem por isso certamente deve deixar um efeito e tanto no psicológico dos aventureiros, não é mesmo?
De longe um dos melhores e mais desafiadores RPG de PS Vita.
Dragon Quest Builders
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2016
Dragon Quest Builders faz o que eu sempre quis que Minecraft fizesse: me desse um motivo para eu passar horas a fio construindo casas, torres e assim por diante. O jogo tem um bom modo história e um modo de exploração livre também divertido, e certamente vai agradar seja aos fãs de Dragon Quest, seja aos fãs de Minecraft. Só é uma pena ele não contar com um multiplayer, mas é uma boa alternativa de RPG de construção no PS Vita.
Toukiden: The Age of Demons
- Desenvolvedora: Omega Force
- Ano de lançamento: 2013
Toukiden: kiwami é um RPG de ação e caça de monstros lançado pela Koei Tecmo tanto para o PS Vita. No jogo, você controla um caçador de demônios e criaturas da mitologia japonesa.
O jogo conta com um bom sistema de batalha e é bem divertido, mas assim como qualquer outro clone de Monster Hunter, vale ressaltar que a barreira de entrada, até que o jogo clique de verdade para você, acaba sendo meio alta. Com toda certeza um dos melhores RPG de PS Vita.
Digimon Story: Cyber Sleuth
- Desenvolvedora: Bandai Namco
- Ano de lançamento: 2015
Digimon Story: Cyber Sleuth ainda não é exatamente o jogo definitivo de Digimon, mas é bem divertido, contanto que você consiga sobreviver a um começo extremamente arrastado.
Após isso, o jogo traz batalhas divertidas, personagens carismáticos e um mundo simples, porém belo, a se explorar, fora toda a parte de criação de Digimon, que sempre acaba sendo muito divertida.
Final Fantasy X/X-2 HD Remaster
- Desenvolvedora: Square Enix
- Ano de lançamento: 2013
Final Fantasy X é um dos melhores capítulos da franquia, e Final Fantasy X/X-2 HD Remaster traz a versão internacional dele e de sua continuação para o PS Vita com visuais melhorados em relação ao PS2 e suporte a troféus. O jogo não ganha nenhuma novidade além disso, mas ainda assim é uma ótima forma de ser jogado, ainda mais com o fato de você poder pegar o jogo, lutar algumas lutas, botar o PS Vita no sleep e depois retornar sem precisar ficar ligando e desligando o videogame toda hora.
Persona 4 Golden
- Desenvolvedora: Atlus
- Ano de lançamento: 2012
Persona 4 Golden é talvez o melhor jogo da nossa lista de melhores RPG do PS Vita. O jogo é uma versão definitiva de Persona 4 e conta com tudo o que a versão de PS2 trazia além de novos elementos na história e uma nova personagem. Esse é um jogo que dava vontade de ter um PS Vita só para jogá-lo. Felizmente, ele recentemente foi lançado para todas as plataformas modernas, ou seja, PC, PlayStations, Xbox e Switch, então dá pra jogar esse jogo sem precisar gastar quase mil reais num portátil só pra isso.