Games

Os 30 melhores jogos de Nintendo 64

O Nintendo 64 foi o grande concorrente do PlayStation na quinta geração de consoles, e fazer uma lista com os melhores jogos dele certamente é uma tarefa bem difícil.

Apesar de não ter tido o mesmo sucesso que o seu concorrente, o console da Nintendo foi responsável por diversos jogos que ajudaram a revolucionar e criar gêneros novos, como Zelda Ocarina of Time e Super Mario 64. No artigo e vídeo de hoje, trazemos os 30 melhores jogos desse console.

Os 30 melhores jogos de Nintendo 64

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1998

Talvez nenhum outro jogo além de Mario 64 seja um sinônimo tão grande de Nintendo 64 como Ocarina of Time. O jogo que conta a história de Link, o único dos jovens da tribo dele que não tem uma fada, e que deve salvar a Deku Tree da corrupção, simplesmente revolucionou a forma como aventuras 3d eram apresentadas na época.

O jogo ainda hoje é muito bom, ainda que a versão de 3DS dele tenha melhorado alguns aspectos importantes da jogabilidade, mas mesmo assim, The Legend of Zelda: Ocarina of Time é sem sombra de dúvidas um dos melhores e talvez até mesmo o melhor jogo do Nintendo 64.

The Legend of Zelda: Majora’s Mask

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 2000

Após o lançamento excelente de Ocarina of Time, a Nintendo não perdeu tempo e começou a trabalhar em Majora’s Mask para que os fãs não esperassem tanto tempo como no primeiro capítulo.

O resultado disso é um jogo que reaproveita muitos dos gráficos do anterior, mas que conta uma história bem interessante e até mesmo aflitiva: nela, Link é transportado para um outro mundo onde a lua vai chocar-se com a Terra e você tem apenas três dias para evitar que isso aconteça. Para tanto, você vai usar e abusar de mecânicas de volta ao tempo e também de máscaras que dão habilidades diferentes a Link. Um jogasso.

Mario 64

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1996

Mario 64 é ainda hoje um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos. É impressionante como a Nintendo conseguiu pegar toda a essência do Mario 2D do SNES e trazê-la para o mundo 3D com perfeição. Cada fase do jogo conta com múltiplas possibilidades e desafios, e o objetivo final, que é conseguir as 120 estrelas, vai fazer você se entreter por horas e mais horas na frente desse jogo.

Super Smash Bros

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1999

O Nintendo 64 deveu bastante no gênero de jogos de luta, e para compensar isso, a Nintendo simplesmente foi lá e criou o embrião do jogo que viria a ser o game de luta mais vendido da história em Super Smash Bros.

Se você nunca ouviu falar do jogo, a ideia é simples: você e mais três adversários se enfrentam em uma arena e trocam pancadas até a barra de porcentagem subir o suficiente para que você comece a correr o risco de ser arremessado da arena. Vence quem ficar por último na arena, e para jogar seus inimigos para fora, você pode usar seus ataques normais e itens que estão espalhados pelo cenário e que vão caindo nele, que vão de Pokébolas com criaturas aleatórias a sabres de luz, bombas e assim por diante. Um dos melhores jogos para se jogar com os amigos.

Mario Kart 64

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1997

Todo console da Nintendo a partir do SNES tem um Mario Kart, e com o Nintendo 64 não é diferente. Mario Kart 64 transformou o pixelado Mode 7 em gráficos tridimensionais, adicionando novos personagens, novas corridas e muita diversão, além da possibilidade de se jogar com até 4 jogadores, o que mais uma vez mostrava o poder do Nintendo 64 em jogos multiplayer.

Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber

  • Desenvolvedora: Quest
  • Ano de Lançamento: 1999

A série Ogre Battle conta com um enredo incrível, e é uma pena que faça anos que nenhum jogo dela seja lançado, mas se você ainda não tiver jogado Ogre Battle 64: Person of Lordly Caliber, faça esse favor a si mesmo. O jogo conta com o sistema de combate que remete ao primeiro jogo do SNES, March of the Black Queen, e conta a história de Magnus Gallant, um jovem recém graduado da Ischka Military Academy, que se envolve numa guerra civil. Assim como os outros jogos da série Ogre Battle, esse é bem desafiador, então não pense que você vai vencer o jogo só apertando A do começo ao fim dele.

Resident Evil 2

  • Desenvolvedora: Capcom
  • Ano de Lançamento: 1999

Resident Evil 2 é um milagre no Nintendo 64. O jogo traz exatamente todo o conteúdo de 2 CDs do PlayStation em apenas um cartucho de 64 megabytes, o que é um verdadeiro feito, e ainda por cima tem suporte ao cartucho de expansão de memória do jogo, que dá acesso a texturas de alta resolução e algumas outras novidades.

Sobre Resident Evil 2 mesmo, acho que a gente não precisa falar muito né? O jogo é o melhor da série Resident Evil ainda hoje, e se você ainda não jogou, jogue, pois ele é um daqueles jogos que todo mundo precisa jogar pelo menos uma vez na vida.

Golden Eye 007

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 1997

Um dos jogos de console mais revolucionários da sua geração, GoldenEye 007 não era só um jogo de tiro em primeira pessoa muito competente, mas também um excelente jogo de tiro multiplayer que reafirmava mais uma vez a superioridade do Nintendo 64 nesse quesito.

Ainda hoje GoldenEye 007 é tido como um dos melhores jogos de James Bond de todos os tempos, e a Rare usou tudo o que aprendeu com esse jogo no jogo seguinte da nossa lista de melhores jogos do Nintendo 64.

Perfect Dark

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 2000

Depois de desenvolver Golden Eye 007 para o 64, e a Nintendo perder os direitos dos filmes de James Bond para a Electronic Arts, a Rare ganhou a missão de desenvolver um novo FPS com tudo o que eles aprenderam no jogo da arma mais letal da Rainha, e o resultado foi Perfect Dark.

O jogo conta com diversas armas à disposição do jogador, como a FarSight XR-20, uma arma de raios que também usava Raio-X. Além de uma ótima campanha, o jogo ainda contava com um modo muliplayer com 4 jogadores simultâneos e bots, transformando assim Perfect Dark no melhor jogo de tiro em primeira pessoa que qualquer console havia recebido até aquele momento.

Diddy Kong Racing

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 1997

Diddy Kong Racing conta com aquela história de bastidor de desenvolvimento do jogo onde era necessário usar o add-on de expansão de memória para o jogo rodar em travar no console.

Fora isso, o jogo é um excelente jogo do “estilo Mario Kart” e em alguns pontos até mesmo supera o Mario Kart 64. Esse e outros jogos inclusive foram responsáveis por uma espécie de rivalidade entre a Nintendo e a Rare, e motivaram a venda dela para a Microsoft, algo que eu imagino que os executivos da Nintendo se arrependeram amargamente durante a geração do GameCube.

Quake 64

  • Desenvolvedora: id Software
  • Ano de Lançamento: 1998

O Nintendo 64 apesar de sua orientação para um público mais infantil, era uma excelente máquina de FPS no final dos anos 90, e Quake 64 é mais uma prova disso. O jogo não chega a ser uma conversão perfeita de um dos jogos mais importantes da história do videogame, mas é extremamente competente e conta com quase todo o conteúdo do jogo original e também conta com um modo de deathmatch de 2 jogadores, algo que a versão de Saturn não tinha, por exemplo.

Banjo-Kazooie

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 1998

Banjo-Kazooie é uma espécie de Mario 64 da Rare, contando com dois personagens extremamente carismáticos em Banjo e Kazooie, momentos de humor que vão despertar gargalhadas de você ainda hoje, puzzles muito inteligentes e um level design que ainda hoje resiste ao teste do tempo. Se você gostou do Mario 64 seja no Switch Online, seja na coletânea do Mario que foi lançada para híbrido da Nintendo, você certamente vai gostar de Banjo-Kazooie.

Star Fox 64

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1997

Star Fox 64 é um dos melhores jogos para mostrar as possibilidades que o Nintendo 64 trazia. Além de ser um dos melhores jogos de nave de todos os tempos, o jogo ainda conta com ótimas funções de rumble para a época e diálogos dublados, algo bem raro de acontecer em jogos do console da Nintendo. Esse inclusive talvez seja o melhor jogo da série Star Fox até hoje, então se você nunca jogou e gosta do raposão Fox McCloud, vale a pena dar uma conferida.

Mario Party

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1998

Mario Party é um daqueles jogos que todo fã de Nintendo 64 mostrava para os donos de PlayStation para provar que o console dele era o melhor. O jogo fica melhor conforme mais pessoas participam dele, e se você nunca jogou Mario Party, ele é basicamente um jogo de tabuleiro com personagens da Nintendo onde a cada rodada você tem que jogar um minigame diferente para conquistar mais pontos que o seu adversário. Nesse caso aqui, podemos contar os três jogos da série que foram lançados no Nintendo 64, de Mario Party 1 a 3.

Pokemon Stadium 2

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 2000

Pokémon Stadium realizava um sonho do jogador de Pokémon que só viria ser completamente realizado na geração do Nintendo Switch: tirar as batalhas Pokémon da telinha do Game Boy e trazê-las para a tela grande da televisão. Era possível transferir seus Pokémon do portátil da Nintendo para o jogo, ainda que a maioria das pessoas aqui no Brasil não conseguisse fazer isso, e apesar do jogo não contar com um modo história e sim apenas combate direto, ele ainda assim funcionava muito bem pra divertir. Uma experiência completa de Pokémon só veio para as televisões em Pokémon Sword and Shield, mas Pokémon Stadium 2 já quebrava um galhão.

1080° Snowboarding

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1998

O final dos anos 90 e começo dos anos 2000 foi uma terra fértil para jogos baseados em esportes radicais, e 1080º Snowboarding foi um exclusivo do Nintendo 64 explorando o Snowboarding. No jogo, você controlava um de 5 personagens e fazia manobras em 8 fases. Hoje em dia o jogo não vai impressionar muita gente, mas ele diverte e é melhor que muito jogo de ação radical lançado nos últimos anos.

F-Zero X

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1998

F-Zero X pegava tudo o que foi feito em F-Zero do Super Nintendo, troca o Mode7 por gráficos tridimensionais, mantém a trilha sonora maravilhosa e a alta velocidade e entrega um jogo sensacional, que apesar de não ser o melhor da série, ainda assim é muito competente. Em cada corrida, você enfrentava outros 29 concorrentes, tentando sobreviver e vencer cada desafio. Enfim, um jogasso de corrida.

Mario Golf

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1999

Mario Golf é exatamente o que você deve estar imaginando, um jogo de golfe, algo que não é lá o esporte mais empolgante do mundo, com as maluquices que só a Nintendo consegue entregar, como power ups, personagens carismáticos, desafios no meio das partidas e coisas do tipo. O resultado é um ótimo jogo que certamente vai divertir os fãs de Nintendo 64 ainda hoje.

Star Wars: Rogue Squadron

  • Desenvolvedora: LucasArts
  • Ano de Lançamento: 1998

Star Wars: Rogue Squadron é um excelente jogo de nave baseado no universo de Star Wars. No jogo, você controla Luke em 15 missões, batalhando em locais como Tatooine, Corellia, Mon Calamari e assim por diante. Apesar dos jogos de nave de Star Wars do GameCube serem mais lembrados pelos fãs, foi aqui que a história de cooperação entre a Nintendo e Star Wars começou com força.

Star Wars Episode I: Racer

  • Desenvolvedora: LucasArts
  • Ano de Lançamento: 1999

O Episódio 1 de Star Wars pode não ser uma unanimidade dentre os fãs, mas uma das coisas que certamente são nele é a corrida de Pods, e Pod Racer é um jogo que captura aquele momento com maestria. Você vai correr em diversas pistas inspiradas no universo de Star Wars, vencer adversários e coletar dinheiro para ir liberando novas partes e novas pistas. Um jogo extremamente divertido que ganhou uma remasterização em 2020.

Killer Instinct

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 1996

O Nintendo 64 não foi um grande console para fãs de jogos de luta, mas Killer Instinct era um jogo que só ele e o SNES tinham, ainda que a versão do SNES seja extremamente comprometida em relação ao fliperama e à versão do 64.

Nessa versão, nós temos todas as animações do jogo, o combate perfeito e todo o gore que os jogos de luta que queriam se destacar nos anos 90 entregavam. Enfim, um jogasso na época.

Wave Race 64

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1996

Wave Race 64 é mais um jogo de corrida para o Nintendo 64, mas nessa vez você controla motos, digo, jetskis, ao invés de carros de corrida. O jogo é bem divertido, e servia para mostrar como o console da Nintendo conseguia recriar de maneira extremamente realista visuais com água e a física delas. Obviamente o jogo não é nada realista hoje em dia, mas divertiu muita gente no lançamento do console.

Paper Mario

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 2000

Além de jogos de luta, o Nintendo 64 também sofreu com poucos RPGs, e Paper Mario é de longe o melhor dos poucos lançados para o console. A Nintendo foi bem corajosa em mudar o estilo de arte do encanador bigodudo pro jogo, e ele também é um dos primeiros jogos da série de jogos de Mario que permite a você controlar a Princesa Peach por diferentes momentos do jogo. Hoje em dia, a Nintendo recebe uma porrada de RPGs, principalmente japoneses, mas a franquia Paper Mario iniciada no Nintendo 64 segue como uma das grandes dos consoles da companhia.

Banjo-Tooie

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 2000

Banjo-Tooie pode não chegar a ser tão bom quanto o seu antecessor, mas o jogo ainda assim tem diversos momentos divertidos e que mostram como a Rare era uma desenvolvedora tão boa e talvez até melhor do que a Nintendo no que a própria Nintendo fazia de melhor: entregar excelentes jogos de plataforma, histórias que poderiam ser aproveitadas para a família toda e explorar todos os pontos fortes do Nintendo 64.

Turok 2: Seeds of Evil

  • Desenvolvedora: Acclaim
  • Ano de Lançamento: 1998

Mais um bom jogo de tiro do Nintendo 64, Turok 2: Seeds of Evil conta com seis ótimas fases, diversos modos multiplayer para você chamar os amigos e se divertir com eles e belos gráficos para a época. O único defeito do jogo no Nintendo 64 era o framerate do jogo, que podia ser bem errático, mas essa era uma época em que os fãs davam pouca bola para isso.

Pokémon Snap

  • Desenvolvedora: Nintendo
  • Ano de Lançamento: 1999

Pokémon Snap dava a possibilidade do jogador de fotografar os Pokémon em seus habitats naturais. O jogo era bem único pra época, e não tinha lá muita ação, o que poderia deixar alguns fãs desapontados, mas ainda assim, era bem legal ver os nossos monstrinhos favoritos interagindo com o cenário.

Conker’s Bad Fur Day

  • Desenvolvedora: Rare
  • Ano de Lançamento: 2001

Conker’s Bad Fur Day é um dos jogos mais interessantes do Nintendo 64. O jogo provava que era possível sim entregar texturas bonitas no console da Nintendo, ainda que isso tivesse um custo de memória, e trazia um gameplay divertido onde você deveria controlar um esquilo em diversos desafios diferentes que envolviam plataforma, puzzle e assim por diante. Além do modo principal, o jogo ainda contava com um multiplayer bem divertido.

WWF No Mercy

  • Desenvolvedora: THQ
  • Ano de Lançamento: 2000

WWF No Mercy ainda hoje é um dos melhores jogos de wrestling de todos os tempos, e certamente merece o seu nome na lista de melhores jogos do Nintendo 64. O jogo conta com um bom elenco de personagens, controles divertidos e muita pancadaria que acontece de verdade, não é encenação não, viu?

International Super Star Soccer 64

  • Desenvolvedora: Konami
  • Ano de Lançamento: 1997

Assim como no Super Nintendo, International Super Star Soccer 64 fez a cabeça dos fãs de futebol no Nintendo 64. O jogo contava com gráficos melhorados, controles mais precisos e o grande retorno de jogadores míticos como Allejo e Gomez.

Cruis’n USA

  • Desenvolvedora: Midway Games
  • Ano de Lançamento: 1996

Fechando a nossa lista de melhores jogos do Nintendo 64, temos Cruis’n USA, um ótimo port do jogo de fliperama da Midway para o console da Nintendo. O jogo é basicamente o mesmo, com você correndo por pistas inspiradas nas localidades mais famosas dos EUA enquanto tenta chegar em checkpoints o mais rápido possível para o tempo das fases não acabar. Todo mundo que frequentou um fliperama já jogou esse jogo uma vez na vida, e a possibilidade de jogá-lo no 64 era algo muito legal para a época.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade