A Microsoft vem buscando finalizar a compra da Activision Blizzard que foi anunciada no inicio de 2023, mas o principal órgão regulador dos Estados Unidos vai entrar com um processo para parar a compra completamente.
Órgão regulador dos EUA visa bloquear aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft
A Comissão Federal de Comércio dos EUA entrou com um processo na quinta-feira para bloquear a aquisição da editora de videogames Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões, alegando que o grande acordo permitiria à gigante de tecnologia de Washington suprimir seus concorrentes nos jogos.
O caso sinaliza uma estratégia mais ampla da agência para abrir processos contra acordos que possam representar ameaças competitivas no futuro, especialmente em mercados de jogos nascentes.
O processo foi emitido no mesmo dia em que um julgamento começou em San Jose, Califórnia, em um processo da FTC contra a Meta, controladora do Facebook, sobre a aquisição da empresa de realidade virtual Within. A agência argumentou que, se as empresas pudessem ser mantidas separadas, elas se pressionariam para desenvolver mais recursos e atrair mais usuários, beneficiando a concorrência no futuro.
O processo da FTC contra a Microsoft pode frustrar as ambições da empresa de se tornar um rebatedor mais pesado nas fronteiras dos jogos. A Activision é proprietária de títulos extremamente populares como “Candy Crush” e “Call of Duty”, e sua aquisição pode fortalecer a Microsoft em sua competição com os fabricantes de consoles japoneses Nintendo e Sony.
Confira também:
- Os 50 melhores jogos do Xbox 360 de Mundo Aberto
- LEGO Star Wars, Hello Neighbor 2 e diversos jogos estão chegando ao Xbox Game Pass em dezembro