A última semana foi marcada por uma verdadeira tempestade no setor de games da Microsoft. A empresa anunciou a demissão de cerca de 9 mil funcionários, centenas deles diretamente ligados à divisão de jogos do Xbox. O corte profundo teve como objetivo liberar recursos para um investimento de US$ 80 bilhões em infraestrutura de inteligência artificial, mas deixou um rastro de projetos cancelados e estúdios desmantelados.
Entre tantas incertezas e notícias tristes, um nome importante para os fãs ainda resiste: OD, o novo jogo de Hideo Kojima para Xbox, segue em desenvolvimento — ao menos por enquanto.
Xbox corta dezenas de projetos e estúdios
Os cortes desta semana afetaram estúdios icônicos e projetos bastante aguardados. A The Initiative foi fechada, levando ao cancelamento do reboot de Perfect Dark. Na Rare, Everwild também foi abandonado, junto com a saída de veteranos da equipe. A ZeniMax Online Studios perdeu seu novo MMORPG, mesmo sendo um projeto elogiado internamente pelo próprio Phil Spencer.
Outros projetos de estúdios parceiros (second-party), financiados e publicados pelo Xbox, também foram eliminados. Um exemplo é o shooter da Romero Games, cuja exclusão praticamente encerrou o estúdio. Até mesmo o futuro de jogos como Contraband, da Avalanche, segue nebuloso, já que seu trailer foi retirado do canal do Xbox no YouTube — embora isso possa estar ligado apenas a uma licença musical expirada.
OD ainda sobrevive, mas por quanto tempo?
OD, revelado por Hideo Kojima durante o The Game Awards 2023, continua sendo um dos maiores mistérios do catálogo do Xbox. O teaser não revelou muito além de ser um título de terror e a parceria entre Kojima Productions e Microsoft. Após os cortes desta semana, começaram a circular boatos de que OD também teria sido cancelado, mas fontes internas garantem que o jogo segue ativo nos planos da empresa — pelo menos por enquanto.
Com a Microsoft priorizando investimentos em IA e outras tendências tecnológicas, mesmo projetos com grande potencial como OD não estão totalmente seguros. O próprio histórico recente da companhia mostra que nem mesmo elogios públicos e anos de desenvolvimento garantem sobrevivência a longo prazo para os jogos.