A Quarta Guerra Mundial Ninja foi o maior conflito da história da série Naruto, colocando a Aliança Shinobi contra a Akatsuki e culminando na ascensão de Madara Uchiha como principal ameaça global. Mas e se Madara tivesse vencido? O que teria acontecido com o mundo ninja caso o seu plano de dominação absoluta tivesse sido bem-sucedido?
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
A vitória de Madara significaria a ativação total do Tsukuyomi Infinito, a técnica que lança uma ilusão global através da Lua, aprisionando todas as pessoas em um genjutsu eterno. Nesse mundo ilusório, cada indivíduo viveria sua fantasia ideal, livre de sofrimento, guerra e dor.
A sociedade ninja real deixaria de existir, e o planeta inteiro entraria em um estado de estagnação mental. O mundo deixaria de progredir, de se relacionar e de criar. Na prática, seria o fim da humanidade como a conhecemos — embora sem destruição física, a realidade se tornaria uma prisão mental perpétua.
Naruto, Sasuke, Kakashi, Gai e os demais combatentes da Aliança Shinobi seriam mortos, selados ou presos no genjutsu. Gai, mesmo com o portão da morte ativado, não teria conseguido derrotar Madara completamente. Kakashi não teria acesso ao Kamui de Obito, e Naruto não teria recebido o chakra dos outros Bijū nem a ajuda de Hagoromo.
Sem a reviravolta da chegada de Kaguya, Madara se manteria como o único governante absoluto, com poder comparável ao do Sábio dos Seis Caminhos e sem oposição.
A Aliança Shinobi teria sido derrotada, e as cinco grandes nações teriam seu poder militar neutralizado. Com todos os líderes capturados no genjutsu, não haveria mais sistema de vilas ocultas nem conflitos entre elas — o que, paradoxalmente, era parte da proposta de paz de Madara, mesmo que imposta à força.
A Akatsuki, tendo cumprido seu papel como ferramenta de controle, provavelmente seria descartada ou esquecida. Madara não precisava mais de subordinados.
O mundo em paz… e em silêncio
Na visão de Madara, esse mundo em ilusão seria perfeito. Não haveria mais guerras, mortes, desigualdades ou sofrimento. No entanto, não haveria mais liberdade, relações humanas reais ou progresso. O tempo se congelaria, e a humanidade viveria uma paz falsa, sustentada por um único homem e seu controle absoluto sobre a realidade.
Por fim, se Madara tivesse vencido a Quarta Guerra Ninja, o mundo inteiro teria sido aprisionado em uma ilusão eterna sem dor — mas também sem liberdade. A vitória dele representaria o fim da vontade de lutar, da superação e do ciclo de crescimento que definiu toda a trajetória dos personagens em Naruto. A paz alcançada não seria verdadeira: seria apenas um silêncio eterno criado à força por um homem que, no fim, nunca superou sua própria dor.
Confira também:
- Os personagens mais fortes de Naruto e Boruto
- Boruto: Naruto Next Generations – Episódios e Arcos que valem a pena
- Naruto Shippuden – Fillers e episódios canônicos do anime
- Naruto Shippuden – Os 70 personagens principais da história
Naruto Shippuden foi exibido entre os anos de 2007 e 2017 e contando a segunda fase do anime.
Nela, Naruto retorna após dois anos de treinamento com a missão de combater a Akatsuki e então resgatar Sasuke das garras de Orochimaru.
Enquanto isso, a Akatsuki começa sua busca pelas Bijuus e o mundo ninja está prestes a enfrentar a maior crise que já viu em sua história.
Ao todo, o anime tem 500 episódios (incluindo os fillers de Naruto Shippuden), e finaliza a história de Naruto, Sasuke, Sakura e Kakashi. Além disso, o anime prepara o terreno para a continuação direta da história.
Você pode acompanhar Naruto na íntegra no Crunchyroll.