Ou é isso que o mais novo artigo deles diz. Segundo a gigante das buscas, eles conseguem prever com 84% de chance de sucesso se um jogo vai ter boas vendas ou não. O estudo ainda mostra que esse foi o segmento de buscar que mais cresceu no ano passado, com um aumento de 20%.
Um bom exemplo de como o Google diz saber tudo é o seguinte: se um jogo tem cerca de 250 mil cliques nos 10 meses que antecedem o lançamento, esse jogo terá entre 2 e 4 milhões de unidades vendidas. E então, como será que andam aquelas buscar por Black Ops 2?
Outro ponto interessante levantado por esse estudo é a evolução de pesquisa sobre os jogos. 40% delas são feitas antes deles serem lançados e as buscas costumam mudar de “review” para “dlc”, depois “buy” e “tips” (comprar e discas respectivamente).
É interessante notar também a evolução dos tablets e smartphones nas buscas sobre jogos. Hoje em dia, uma em cada dez buscas já são feitas de algum sistema móvel.
Vale lembrar que, como todo modelo matemático de previsão, ainda há uma chance de dar errado. Ninguém previa, por exemplo, que Dark Souls seria o sucesso que foi, só para dar um exemplo. Modelos falham, então se o seu jogo não estiver com o hype lá em cima meses antes, não se desespere, mas considerar uma mudança ou duas ou ainda aumentar a publicidade também não deixa de ser uma boa ideia.