A Nvidia anunciou recentemente um novo processador mobile que promete ser mais poderoso até do que o Xbox 360 e o PlayStation 3, mas consumindo apenas uma fração de energia elétrica que estes consomem. O Nvidia Tegra K1, como é chamado, é um processador com 192 núcleos baseados na arquitetura Kepler, a mesma da série GTX 6xx.
Em palestra na CES desse ano, o CEO da companhia, Jen-Hsun Huang, disse que o chip K1 é totalmente programável e massivamente paralelo. “Nós trouxemos a computação móvel ao mesmo nível da computação de desktop. Nós trouxemos a computação móvel ao mesmo nível da super computação. Nós trouxemos o coração da GeForce e a alma da Tesla à família Tegra”, disse ele na conferência de imprensa.
O chip suportará DirectX 11 e OpenGL 4.4, além de oferecer suporte total à Unreal Engine 4, da Epic Games, como é demonstrado no vídeo abaixo:
“Nós podemos pegar qualquer coisa que rode nos PCs ou em videogames de alta performance e rodar no Tegra. Eu não achava que fôssemos chegar nesse nível no departamento mobile nos próximos 3 ou 4 anos”, disse Tim Sweeney, da Epic Games.
O Chip Tegra K1 virá em dois sabores diferentes, sendo o primeiro um chip 32-bit quad core com o CPU A15, que funciona em frequências de até 2.3 GHz, e o chip 64-bit dual core Denver, que funciona com frequências de até 2.5 GHz. Segundo a Nvidia, o chip de 32-bit chega na primeira metade do ano no mercado, já o 64-bit chega na segunda metade.
Esses chips provavelmente vão equipar a próxima versão do Nvidia Shield, o que faz bastante sentido, já que o portátil é uma espécie de vitrine do que a Nvidia consegue fazer em termos de chips para mobile. O que vocês acharam da demonstração? Eu sinceramente não fiquei tão impressionado assim, mas prefiro dar um parecer final vendo esse chip novo rodando jogos de verdade.
Comments are closed.