Serviços como o Netflix e Spotify revolucionaram a forma como consumidos filmes, séries e músicas nos tempos atuais. O sucesso das plataformas de streaming é tão grande, que a cada dia que passa vemos novos serviços on-demanda nascendo no mercado.
O streaming de jogos não é novidade para ninguém. Plataformas como Gaikai e OnLive já inauguraram o conceito há alguns anos atrás, mas falharam em tornar o serviço em algo que realmente valha a pena para a grande maioria dos jogadores. Entretanto, a Nvidia resolveu entrar no páreo com o GeForce Now e revolucionar o mercado atual de jogos eletrônicos.
A premissa do serviço é permitir que o usuário consiga desfrutar de jogos em qualquer computador, até mesmo naqueles com sistemas operacionais não muito amigáveis à games como Linux e Mac. Com uma taxa de $1.25 dólares por hora, o usuário terá acesso à games com alta qualidade e desempenho, mesmo com configurações mais modestas.
Claro que o conceito é interessante, mas além de caro, exige que o usuário possua uma conexão de extrema qualidade para rodar o serviço sem problemas. Algo bastante complicado no Brasil atualmente.
Durante o anuncio do serviço acontecido em um keynote da CES 2017, o serviço conseguir mostrar bons resultados ao rodar Rise of The Tomb Raider em um PC convencional e num Mac em apenas 20 segundos. Resta somente saber se a Nvidia vai conseguir fazer a proposta deslanchar, ou se a plataforma vai acabar caindo no mesmo ostracismo de outros serviços similares com a mesma premissa.
GeForce Now tem data de lançamento programada para março de 2017.