Recentemente, a Digital Foundry revelou novas informações sobre a GPU do aguardado PS5 Pro, obtidas através de documentação enviada aos desenvolvedores. Estes detalhes complementam o que já havia sido anteriormente divulgado, como especificações da CPU, aprimoramentos no sistema de áudio, entre outros aspectos do console.
De acordo com as informações obtidas, a GPU do PS5 Pro apresentará um clock base de 2,18 GHz, com capacidade de atingir picos de até 2,35 GHz. A capacidade das memórias cache foi significativamente aumentada para suportar essa GPU mais robusta.
Especificamente, o Cache L0 será dobrado de 16 KB para 32 KB, e o Cache L1 de 128 KB para 256 KB. Essas melhorias permitirão uma performance superior, especialmente em técnicas avançadas como o ray tracing, embora o Cache L2 permaneça em 4 MB.
Além disso, a nova GPU integrará as funcionalidades mais recentes do DirectX 12, resultando em um aumento de performance geral nos jogos estimado em 45%. No entanto, a Digital Foundry expressa algumas preocupações relativas ao processo de adaptação para manter a compatibilidade com jogos desenvolvidos para o PS5 base.
A GPU do modelo atual opera com 36 unidades de processamento a uma frequência de 2,23 GHz, enquanto a do PS5 Pro propõe entre 56 e 60 unidades a 2,18 GHz. Especula-se que algumas unidades de processamento poderão ser desativadas para equalizar as velocidades e garantir compatibilidade entre as versões do console.