Novo Xbox será um PC completo e acabará com o online pago, segundo reportagem

Uma reportagem detalhada do Windows Central revelou que o próximo Xbox será o projeto mais ambicioso da história da Microsoft. Segundo as fontes, o novo console funcionará como um PC gamer completo com Windows, rodando jogos de qualquer loja digital — e não exigirá pagamento para jogar online, marcando o fim do tradicional bloqueio por assinatura do Xbox Live.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

O aparelho contará com uma versão do Windows totalmente funcional, mas com uma camada de interface chamada Xbox Full Screen Experience, desenvolvida para oferecer a mesma simplicidade de um console tradicional. Essa interface permitirá alternar entre o modo “console” e o modo “PC”, dando ao jogador liberdade total para instalar e rodar Steam, Epic Games Store, Battle.net, Riot Client, GOG e qualquer outro software compatível, inclusive programas como o Adobe CC e o Microsoft Office.

PUBLICIDADE

Apesar da abertura, o sistema continuará oferecendo a experiência tradicional de console. O jogador poderá permanecer completamente dentro do ecossistema Xbox, com acesso direto à sua biblioteca, Game Pass, conquistas, chats e interface otimizados para controle e TV. No entanto, quem quiser, poderá sair para o Windows e executar qualquer aplicativo — até mesmo títulos exclusivos do PlayStation no PC, como God of War, Ghost of Tsushima e Spider-Man.

Outra grande novidade é a retrocompatibilidade total: o novo Xbox rodará todos os jogos de todas as gerações anteriores, incluindo títulos de Xbox original, Xbox 360, Xbox One e Xbox Series X|S. Além disso, o console utilizará recursos de inteligência artificial como Auto Super Resolution e geração de quadros (frame generation) para melhorar o desempenho e a qualidade gráfica de jogos antigos.

O hardware está sendo desenvolvido em parceria com a AMD, com chips personalizados que já foram aprovados pela diretoria da Microsoft. Ele será capaz de rodar todos os jogos atuais da biblioteca Xbox, além de títulos futuros otimizados especialmente para a nova geração.

O fim do online pago também foi confirmado por fontes internas. Como o console será tecnicamente um PC, a Microsoft planeja eliminar a cobrança por multiplayer, tornando o acesso livre e gratuito — algo essencial para competir com plataformas como o Steam, que não cobram por esse serviço.

Xbox xCloud gratuito com anúncios é confirmado pela Microsoft

Sobre o Game Pass, há indícios de que o serviço será unificado: a distinção entre “PC Game Pass” e “Game Pass Console” deve desaparecer, refletindo o novo conceito de um ecossistema híbrido. Assim, o usuário terá acesso à mesma biblioteca em qualquer dispositivo, seja um Xbox, PC ou portátil.

O novo Xbox também servirá como plataforma aberta de criação. Desenvolvedores poderão publicar jogos tanto no ecossistema Xbox quanto em lojas externas, aproveitando a taxa reduzida de 12% de comissão cobrada pela Microsoft (em comparação com os 30% do Steam). O aparelho ainda oferecerá suporte completo a mods, algo que o diferencia de qualquer console tradicional.

Além do console principal, a Microsoft também trabalha em variações portáteis, como o Xbox Ally X, produzido em parceria com a ASUS, que já serve como protótipo da experiência esperada para a nova geração.

Novo Xbox será um PC completo e acabará com o online pago, segundo reportagem

O lançamento está previsto para 2027, e a presidente da divisão Xbox, Sarah Bond, descreve o projeto como uma “experiência premium”, sugerindo que o preço será mais alto que o do PlayStation 6, mas ainda inferior ao de um PC gamer equivalente — já que a Microsoft economiza com licenciamento e escala de produção.

Se todos esses planos se concretizarem, o próximo Xbox será o dispositivo de jogos mais versátil da história, unindo o poder e a liberdade de um PC com a praticidade e a identidade de um console.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.