Nova atualização do Game Pass pode fundir PC Game Pass e Premium num só

Uma nova atualização do Game Pass pode fundir PC Game Pass e Premium em um só plano, segundo informações apuradas por veículos especializados próximos à Microsoft. A possível mudança indicaria mais uma reestruturação importante na estratégia do Xbox Game Pass, que vem passando por ajustes frequentes nos últimos anos.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

A informação foi corroborada pelos portais Windows Central e The Verge, que afirmam que a empresa estuda unir o PC Game Pass ao plano Premium. Caso confirmada, a medida simplificaria a oferta do serviço, mas penaliza assinantes do Game Pass PC, já que esse plano dá acesso a jogos de PC no lançamento, enquanto que o Premium não oferece esse tipo de benefício.

O histórico recente do Game Pass ajuda a explicar esse movimento. Desde a conclusão da compra da Activision Blizzard, no fim de 2023, a Microsoft promoveu dois reajustes de preço no serviço. Na prática, muitos assinantes passaram a pagar mais sem perceber uma ampliação proporcional dos benefícios, o que reforçou críticas e preocupações levantadas anteriormente pela Federal Trade Commission durante o processo de aquisição.

PUBLICIDADE

Segundo o jornalista Jez Corden, as mudanças no Game Pass estão diretamente ligadas à próxima geração do Xbox. A expectativa é que o novo hardware da Microsoft funcione com o Windows 11 completo, oferecendo uma experiência muito próxima à de um PC gamer, porém com uma interface adaptada para console. Esse conceito lembra o que foi apresentado no ROG Xbox Ally, lançado como um dispositivo híbrido.

Com um Xbox cada vez mais próximo de um computador pessoal, a existência de um plano exclusivo como o PC Game Pass passa a ser questionada. Em um cenário em que o console e o PC compartilham a mesma base de sistema e funcionalidades, manter assinaturas separadas poderia gerar sobreposição de benefícios e até canibalizar o plano mais caro do serviço.

Enquanto isso, o futuro do hardware Xbox segue indefinido. Apesar de a Microsoft reforçar publicamente que continuará investindo em consoles, os números recentes não são animadores. No último relatório fiscal de 2025, a empresa confirmou nova queda nas vendas de hardware, além de registrar o pior ano da história da marca Xbox nesse segmento.

O que resta ao público é acompanhar os próximos anúncios e observar se a fusão entre Game Pass PC e Premium realmente se concretizará como parte dessa transição para um Xbox mais integrado ao ecossistema de PC.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.