O aguardado RPG de ação isométrico No Rest for the Wicked pode não estar disponível para Xbox no lançamento de suas versões para consoles. A informação foi comentada pelo diretor e fundador da Moon Studios, Thomas Mahler, em uma conversa no Discord oficial do jogo. Ele revelou que, devido às condições atuais do mercado, a prioridade inicial será lançar o jogo para PlayStation 5 e, possivelmente, Nintendo Switch 2.
Em sua fala no Discord, Mahler explicou que a equipe ainda pretende conversar com a Microsoft para decidir o futuro do jogo no Xbox, mas deixou claro que, no momento, a estratégia comercial mais sensata é apostar primeiro nas plataformas com maior base instalada. Posteriormente, ele reforçou a posição em uma postagem na rede social X, dizendo que não há nada oficialmente definido, mas que os números justificam dar prioridade ao PS5.
No Rest for the Wicked já está disponível desde abril de 2024 em acesso antecipado para PC, quando ainda era publicado pela Private Division. Porém, a Moon Studios recuperou os direitos de publicação do jogo no início deste ano e, desde então, vem lidando diretamente com as decisões sobre as versões para consoles. Essa autonomia vem em um momento delicado para o estúdio, que enfrentou recentemente dificuldades com críticas negativas no Steam — tanto que Mahler chegou a pedir aos fãs para deixarem análises positivas para compensar o chamado review bombing.
Esses desafios financeiros e de imagem podem ter influenciado a decisão de priorizar as plataformas mais lucrativas no momento, evitando arriscar investimentos maiores com uma versão para Xbox sem um acordo específico, como o Game Pass.
A decisão da Moon Studios reflete também a atual situação do Xbox no mercado. Enquanto o PlayStation 5 mantém uma base sólida de jogadores e o Nintendo Switch 2 promete continuar vendendo bem, os consoles da Microsoft enfrentam vendas em queda, impulsionadas pela estratégia da própria empresa de lançar jogos também para PC e até para concorrentes. Para muitos desenvolvedores, o esforço para lançar no Xbox sem incentivos financeiros não compensa os custos.
Curiosamente, a Moon Studios ficou mundialmente conhecida justamente por sua série Ori, que nasceu no ecossistema Xbox. Hoje, porém, o cenário mudou a ponto de o estúdio dar preferência a outras plataformas em vez de priorizar a que originalmente impulsionou sua popularidade.