InícioGamesNintendo World Championships: NES Edition – Análise – Vale a Pena –...

Nintendo World Championships: NES Edition – Análise – Vale a Pena – Review

PUBLICIDADE

Um game exclusivo do Nintendo Switch, Nintendo World Championships: NES Edition traz uma proposta inusitada. Ao mesmo tempo em que ele reúne alguns dos maiores clássicos da empresa, como Super Mario Bros., Donkey Kong, Zelda e Kid Icarus, ele não faz isso da maneira que muitos esperariam.

PUBLICIDADE

Em vez de trazer acesso completo a esses jogos, o novo título traz uma pegada mais competitiva que não é natural a cada um deles. Tudo isso inspirado em uma série de campeonatos que a empresa japonesa realizou durante os anos 1980 e 1990, mas que nunca chegaram oficialmente no Brasil.

PUBLICIDADE

Na prática, Nintendo World Championships: NES Edition pega pedacinhos de diferentes jogos e desafia você a completá-los no menor tempo possível. Ou seja, ele é uma grande reunião de vários desafios de speedrun, e muitos deles não duram menos do que alguns poucos segundos para serem finalizados.

Nintendo World Championships: NES Edition – Análise – Vale a Pena – Review

Isso fica evidente desde o momento em que o game é iniciado e só temos um desafio. Ele envolve jogar os primeiros momentos do Super Mario Bros. original, coletando o primeiro cogumelo do jogo. E é isso. Assim que você coleta o objeto, o desafio chega ao fim e você ganha um registro de seu recorde.

A partir desse ponto, é possível usar as moedas coletadas para destravar outros minidesafios, ou abrir mais opções de personalização para seu perfil. Também dá para voltar quantas vezes você quiser para os desafios que já encarou, refinando suas habilidades e aumentando a pontuação interna que o game atribui.

Nintendo World Championships: NES Edition exige um controle preciso

Nintendo World Championships: NES Edition – Análise – Vale a Pena – Review

Nesse sentido, Nintendo World Championships: NES Edition é o melhor motivo para um jogador competitivo querer investir em um Pro Controller, caso ainda não tenha o acessório. Os direcionais do Joy-Cons são imprecisos demais para muitos dos desafios avançados, especialmente quando você quer cortar seu tempo em milésimos de segundo.

PUBLICIDADE

Já nas fases mais avançadas, a resposta do acessório oficial também pode resultar em golpes mal dados ou em um timing errado para seus pulos. Felizmente, a duração dos minigames é tão curta que qualquer falha logo é esquecida, e em questão de segundos você já está fazendo outra tentativa.

Isso é especialmente importante caso você deseje encarar os desafios multiplayer que o jogo possui. No modo Campeonato Mundial, você vai competir em cinco tarefas semanais com dificuldade variada, que se alternam a cada semana. Nesse caso, é possível tentar quantas vezes quiser para colocar seu nome entre os melhores competidores do mundo.

Já o Modo Sobrevivência é um pouco mais interessante e traz um desafio mais direto com outras pessoas. Nele, você vai jogar contra os fantasmas de outros jogadores e deve mostrar que é mais rápido do que ele em três desafios diferentes, que também se renovam em ritmo frequente dentro do game.

PUBLICIDADE

Nintendo World Championships: NES Edition – Análise – Vale a Pena – Review

Apesar de os desafios de Nintendo World Championships: NES Edition terem partes interessantes, quem não é competitivo vai jogar a maioria deles uma só vez, para nunca mais. O jogo poderia corrigir isso ao brincar mais com o material original, ou oferece como recompensas o acesso a fases completas, e não somente itens cosméticos que fazem pouca diferença.

No entanto, o maior defeito do jogo é não ter um botão de reinício rápido para suas fases. Quando você morre ou é atingido por um inimigo, o jogo volta alguns segundos no tempo, deixando claro que nenhum recorde será atingido nesse momento. Para reiniciar a fase, é preciso sair dela e recomeçá-la do zero — um processo rápido, mas que seria muito bem substituído por uma opção para recomeçar tudo imediatamente.

PUBLICIDADE

Na prática, os momentos mais divertidos do jogo surgem não quando você quebra um recorde, mas sim quando joga com amigos de forma local. Com um grupo de amigos trocando o controle e lutando para ver quem se dá melhor, fica muito mais divertido e importante conseguir um bom tempo do que competindo com aleatórios na internet cujos rostos nunca vamos conhecer.

Mas e aí, Nintendo World Championships: NES Edition?

Você gosta de pegar um pedaço pequeno de um jogo e repeti-lo inúmeras vezes para aprimorar seu desempenho? Em caso positivo, Nintendo World Championships: NES Edition é o jogo ideal para você. Oferecendo diversos pedacinhos de clássicos da Nintendo, ele é um prato cheio para quem gosta de speedruns ou quer entender porque eles podem ser legais.

PUBLICIDADE

Já para o público mais geral, a experiência pode parecer limitada e pouco recompensadora ao oferecer itens de personalização como principal prêmio. Ele também pode fazer você odiar seu Joy-Con, servindo como uma ótima propaganda do Pro Controller. Em resumo, o título é uma experiência interessante, mas que definitivamente precisava de alguns refinamentos.

Resumo para os preguiçosos

Nintendo World Championshops: NES Edition é um jogo focado em speedruns e em repetir pedaços pequenos de jogos da Nintendo em busca de recordes. Caso você não tenha muito entusiasmo com a ideia, ou não conte com um controle bom o bastante para dar conta de movimentos precisos, esse provavelmente não é um game que vai ter muita rotação em sua biblioteca.

Nota final

70
Saiba mais sobre os nossos métodos de avaliação lendo o nosso Guia de Reviews.

Prós

  • Bela apresentação
  • Alguns desafios são bem legais
  • Traz explicações visuais de todos os desafios

Contras

  • Faltou um multiplayer mais direto
  • Alguns desafios são para uma vez, e nunca mais
  • Mostram que o Joy-Con não é bom para games que exigem precisão
  • Sistema de rewinds nas fases mais longas
PUBLICIDADE