Nintendo vai oferecer alternativa de tamanho aos cartuchos dos jogos de Switch 2

A Nintendo deve introduzir novas opções de tamanho para os cartuchos físicos do Switch 2, o que pode representar uma mudança significativa em relação ao criticado modelo atual baseado em Game Key Cards — cartões que trazem apenas uma chave de ativação digital, sem os dados do jogo.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

PUBLICIDADE

Desde o lançamento do Switch 2, a maioria dos títulos de terceiros tem sido distribuída nesse formato digital, em parte porque a Nintendo estaria oferecendo apenas uma opção de cartucho físico: o de 64 GB, com custo elevado para os estúdios. Essa limitação teria desestimulado lançamentos físicos completos.

No entanto, rumores indicam que isso deve mudar em breve. O perfil X (antigo Twitter) Does It Play relatou que a Nintendo está prestes a disponibilizar duas novas opções de cartuchos, com capacidades de 16 GB e 32 GB, o que permitiria lançamentos físicos mais acessíveis.

Essa informação foi aparentemente confirmada pelo estúdio ININ, que anunciou que seu próximo título, R-Type Dimensions III, será lançado com o jogo completo em cartucho — abandonando o plano inicial de usar Game Key Card. A empresa justificou um aumento de preço de 10 euros devido aos maiores custos de produção do cartucho físico.

Porém, pouco depois, a própria ININ recuou, dizendo que não há confirmação oficial da Nintendo sobre novos tamanhos de cartucho, e que qualquer menção às capacidades de armazenamento não deve ser interpretada como uma declaração oficial.

Críticos da comunidade e especialistas em preservação de jogos vêm se manifestando contra o uso das Game Key Cards. Stephen Kick, CEO da Nightdive Studios, comentou que o modelo digital-only “desanima” e que empresas como a Nintendo deveriam levar a preservação de jogos mais a sério, especialmente diante de seu legado histórico.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttps://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.