Nintendo tem pedido de patente negado no Japão por mecânica de captura semelhante a Pokémon

A Nintendo teve negado um pedido de patente no Japão referente a uma mecânica de captura inspirada em Pokémon, segundo informações do portal GamesFray. O pedido havia sido registrado em março de 2024 e descrevia o ato de capturar personagens no jogo de forma semelhante ao sistema usado em Pokémon Let’s Go Pikachu / Eevee.

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O documento detalhava um método em que o computador determina o sucesso da captura quando o item lançado atinge o personagem em campo, e, em caso positivo, o adiciona ao inventário do jogador. Também havia descrições de situações em que itens poderiam restringir o movimento de criaturas ou personagens no cenário.

Patente rejeitada por “falta de originalidade”

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O Escritório de Patentes do Japão (JPO) rejeitou o pedido após considerar o conceito como “já existente antes da solicitação”, com base em provas apresentadas por uma terceira parte. O relatório de recusa citou exemplos de jogos como ARK: Survival Evolved, Craftopia, Monster Hunter 4 e Pokémon GO, todos contendo elementos semelhantes à mecânica descrita.

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Segundo o GamesFray, é plausível que o estúdio Pocketpair, criador de Palworld, tenha sido o responsável por apresentar essas provas. A decisão pode influenciar o processo judicial em andamento entre a Nintendo e a Pocketpair, no qual a gigante japonesa alega violação de três patentes ligadas ao gameplay de captura de monstros, incluindo o uso das Pal Spheres para capturar criaturas e sua utilização como montarias.

Possíveis desdobramentos do caso

Embora a recusa do JPO não seja juridicamente vinculante ao processo entre Nintendo e Pocketpair, especialistas afirmam que tribunais japoneses costumam respeitar a análise dos examinadores de patentes. Ainda assim, a Nintendo pode recorrer da decisão ou modificar a solicitação para tentar um novo registro.

Vale lembrar que, no mês passado, a empresa obteve uma patente nos Estados Unidos relacionada a uma mecânica de invocação de personagens para lutar ao lado do jogador, reforçando sua estratégia de proteger elementos icônicos da franquia Pokémon em diferentes mercados.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.