A Nintendo Switch 2 surpreendeu com o desempenho de Final Fantasy VII Rebirth, que pode ser superior até ao visto no Steam Deck. A revelação veio após a apresentação do Nintendo Direct Partner Showcase de fevereiro, que destacou vários jogos third-party chegando à plataforma em 2026, incluindo ports como Fallout 4 Anniversary Edition, Oblivion Remastered e o novo capítulo da saga Final Fantasy VII.
Port de Final Fantasy VII Rebirth impressiona na Switch 2

Durante a última edição do podcast da Digital Foundry, especialistas analisaram o único vídeo disponível da versão para Switch 2 de Final Fantasy VII Rebirth. Mesmo com quedas visuais perceptíveis como resolução interna de 720p, texturas rebaixadas, menos vegetação, partículas e sombras reduzidas, além de renderização inferior de cabelos, o resultado geral é considerado sólido. O tamanho do arquivo, por exemplo, foi reduzido para cerca de 100 GB, e os problemas de fluidez e frame pacing podem ser corrigidos até o lançamento.
Apesar dos cortes gráficos, a análise destaca que as diferenças são realmente notadas apenas em comparações diretas com a versão de PlayStation 5. A otimização específica para o novo console da Nintendo é um fator decisivo que pode colocar a performance da Switch 2 acima do que o Steam Deck consegue entregar com o mesmo jogo.
Otimização com Unreal Engine 4 favorece multiplataforma
Outro ponto positivo apontado pela análise é o fato de que Final Fantasy VII Rebirth segue utilizando a Unreal Engine 4, motor gráfico com o qual a Switch 2 já demonstrou boa compatibilidade. Isso aumenta as chances de que o terceiro e último capítulo da trilogia também chegue ao console sem grandes perdas técnicas, já que a Unreal Engine 5 ainda apresenta dificuldades na nova plataforma da Nintendo.
O bom desempenho técnico do segundo jogo é um indicativo positivo para o lançamento simultâneo da conclusão da trilogia, conforme rumores apontam. Caso se confirme, a versão para Switch 2 pode não precisar de tantos cortes quanto se imaginava inicialmente, mantendo boa fidelidade visual e performance estável.

