A Nintendo pode ter dado a entender que a sua próxima geração de sistemas terá uma plataforma integrada de desenvolvimento entre console e portátil, semelhante ao que é feito hoje no iOS para iPhone e iPad. A informação partiu de uma sessão de perguntas e respostas entre os investidores da Nintendo e o presidente da companhia, Satoru Iwata.
Respondendo a pergunta de um acionista, que pontuou sobre a preocupação da Nintendo em perder clientes no lançamento de novos hardwares, Iwata afirmou que a Nintendo reestruturou seu departamento de pesquisa e desenvolvimento. Agora consoles e portáteis são parte da mesma divisão, e isso propicia “vastos avanços tecnológicos” para alcançar um “bom nível de integração arquitetural”.
O presidente admitiu que é muito difícil portar um jogo de Wii ou Wii U para 3DS, e vice-versa, por se tratarem de três sistemas totalmente diferentes entre si, tanto em ambiente de desenvolvimento quanto em resolução. Agora a intenção da Nintendo é continuar o que foi com o Wii U, ao invés de trazer um novo sistema totalmente do zero. Além disso, a empresa também quer quebrar as barreiras entre console e portátil, tornando os dois como “irmãos em uma família de sistemas”.
Enquanto ainda está incerto se a Nintendo irá lançar um híbrido entre console e portátil, Iwata disse que a empresa deve se espelhar nos exemplos de Android e iOS, que permite que desenvolvedores lancem o mesmo produto nas mais diversas plataformas.