A Nintendo planeja desenvolver jogos mais rápido como resposta ao aumento dos custos e à complexidade cada vez maior do desenvolvimento de títulos AAA. A informação foi revelada pelo presidente Shuntaro Furukawa durante uma recente sessão de perguntas e respostas com acionistas, onde também admitiu que a estratégia não se aplicará a todos os futuros projetos da empresa.
Nos últimos anos, o ciclo de desenvolvimento de grandes jogos cresceu de forma significativa. Se na década de 1990 era comum finalizar um título de alto orçamento em até dois anos, hoje os ciclos podem ultrapassar cinco anos, especialmente com a alta demanda por gráficos em alta definição e experiências cada vez mais cinematográficas. Com a próxima geração do Switch prometendo maior poder gráfico, cresceu a preocupação entre acionistas sobre custos, preços e até mesmo uma possível redução do público consumidor.
A solução pode estar nos jogos AA
Furukawa destacou que a Nintendo já vem realizando investimentos para tornar o desenvolvimento mais eficiente e deu pistas de como isso pode ser feito:
“Acreditamos que é possível desenvolver software com períodos mais curtos de desenvolvimento e, ainda assim, oferecer aos consumidores uma sensação de novidade. Enxergamos isso como uma solução potencial para a preocupação com o aumento dos custos e dos preços dos jogos”, explicou o executivo.
Embora não tenha dado mais detalhes, a declaração abre espaço para a possibilidade de a Nintendo voltar a apostar em jogos AA, algo que já foi comum no portfólio da empresa com franquias como Excite, Pushmo e BoxBoy.
Esses jogos de médio orçamento se tornaram raridade nas últimas gerações por conta do aumento das exigências gráficas, equipes maiores e maior dificuldade de coordenação entre os times, fatores que encareceram projetos e forçaram grandes editoras a apostar em menos títulos, mas com maior escala.
Mais inovação, menos tempo de espera
A ideia de Furukawa é que alguns projetos possam ser produzidos de forma mais ágil, sem abrir mão da inovação que caracteriza os jogos da Nintendo. Para isso, a empresa pretende explorar diferentes formas de reduzir os gargalos, como a criação de assets mais eficiente e o retorno a projetos mais contidos, mas com identidade própria — algo que já foi marca registrada da Big N.
Se confirmada, essa estratégia pode beneficiar consumidores com preços mais acessíveis, ciclos mais curtos entre lançamentos e um catálogo mais diversificado, equilibrando grandes blockbusters com experiências criativas e experimentais.