InícioGamesNintendo não abandona a trava de região

Nintendo não abandona a trava de região

Nintendo-Wii-U-Region-Lock

PUBLICIDADE

Até um tempo atrás era comum encontrarmos consoles (e outros tipos de aparelhos) com trava por região. Se você adquiria um jogo que não fosse da sua região seu aparelho não iria ler o conteúdo. Simples assim. Se quisesse jogar os games japoneses teria que ter um console vindo de lá. E ponto! Mas com o passar do tempo isso acabou sendo deixado de lado (principalmente pela Sony) e teremos o PS4 sem restrições de região, o Xbox One também, mas, quem diria, a Nintendo não quer saber de abrir mão disso.

Um representante da Nintendo of America comentou que a empresa não possui planos para remover o bloqueio de região para seus consoles. O motivo seriam as diferentes culturas e restrições legais que cada região possui. Bem, se não seria um problema para suas concorrentes, porque seria para eles?

PUBLICIDADE

Para mim, a Nintendo quer ter um controle um pouco mais rígido em seus produtos, separando bem o que é de cada região e evitar que possa ter algum tipo de problema em regiões isoladas que possuem censuras ou tributações acima do comum. Falo isso por causa do recente episódio envolvendo Saints Row IV e uma certa arma do jogo que fez as autoridades na Austrália reavaliarem a classificação do jogo para ele poder ser vendido no país. Ou seja, se você mora no Brasil, terá que comprar jogos que são feitos para sua região. Isso também acaba excluindo algumas partes do mundo, pois sabemos que existem produtoras japonesas que não se preocupam em lançar seus jogos para outras partes do mundo a não ser na terra do sol nascente. Uma pena.

Outro ponto importante disso tudo é que o Nintendo 3DS também possui essa trava de região. É o primeiro console portátil da Nintendo que possui esse tipo de trava. Ou seja, mesmo com os avanços de suas concorrentes para o caminho “região livre”, a Big N não quer saber disso. Se isso vai atrapalhar (mais) as vendas de seu console? Veremos nos próximos capítulos dessa novela.

O que vocês acham? A Nintendo está fazendo o papel de cabeça dura? Ou estão certos em dividir seu mercado em regiões?

Deixem seus comentários!

PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.