PUBLICIDADE
InícioGamesNintendo espera ter prejuízo de 336 milhões de dólares nesse ano fiscal

Nintendo espera ter prejuízo de 336 milhões de dólares nesse ano fiscal

A Nintendo liberou um relatório fiscal com as previsões atualizadas para o ano fiscal de 2013 (que se inicia em abril de 2013 e termina em março de 2014) e parece que a companhia vai novamente apresentar prejuízos, algo raro na sua história.

PUBLICIDADE

Segundo o relatório, a Nintendo falhou em vender o previsto tanto para o Nintendo 3DS quanto para o Wii U. O portátil da Nintendo vai vender até março cerca de 13,5 milhões de unidades ao invés das 18 milhões esperadas. Já o console, vai vender 2,8 milhões de unidades, bem menos do que as 9 milhões que a companhia projetava.

Os culpados dessas falhas de metas são os mercados americanos e europeu. No Japão, a Nintendo tem apresentado dominância completa do mercado, com o 3DS e o Wii U frequentemente compondo cerca de 80% do top 20 de jogos semanais, além de ambos os sistemas ocuparem geralmente a 1ª e a 2 ou 3ª colocações.

PUBLICIDADE

miyamoto-2

Não foi só o hardware que vendeu menos que o esperado também. Segundo a Nintendo, as projeções de software também terão que ser revistas. Agora, espera-se que o Wii U venda 19 milhões de software até março ao invés dos 38 milhões de jogos projetados. Já o 3DS, conta-se com 66 milhões de jogos ao invés dos 80 milhões que haviam sido projetados.

No fim das contas, a Nintendo projetava ter um lucro de quase 1 bilhão de dólares para o ano fiscal de 2013. Essa projeção foi atualizada agora para uma perda líquida de 239,5 milhões de dólares (336 se contarmos todos os custos operacionais da companhia). Ao todo, as vendas vão somar 5,6 bilhões de dólares, ao invés dos 8,8 bilhões esperados.

No relatório, a companhia disse que “dando uma explicação detalhada da performance das nossas vendas e um detalhamento de ano completo para cada plataforma, o Nintendo 3DS continuou apresentando vendas fortes no mercado japonês. Ao todo, o sistema vendeu 4,9 milhões de unidades no mercado. Esse é o primeiro sistema que ultrapassa a marca de 4 milhões de unidades num ano desde 2000 além do Nintendo DS. Fora do Japão, apesar do aumento no mercado e da companhia ter continuado a lançar títulos apelativos através do ano, o Nintendo 3DS não atingiu nossas projeções para os mercados do exterior (do Japão) e nós não conseguimos atingir nossos objetivos de ter um aumento expressivo nas vendas do 3DS no ano”.

wiiupollresults

“Usando o mercado americano como um exemplo, o Nintendo 3DS tornou-se a plataforma campeã do ano passado segundo o NPD, uma firma de pesquisa independente. Segundo eles, o console teve vendas de 11,5 milhões de unidades. Apesar disso, essa quantidade é um pouco menor do que projetamos no ano. Na Europa, apesar dos mercados apresentarem resultados diferentes, a França foi o único mercado em que nós tivemos fortes vendas, nos outros países, nós falhamos em obter as vendas projetadas por uma grande margem”.

PUBLICIDADE

“Quanto às vendas do Wii U, o console apresentou progresso nesse ano, devido ao lançamento de títulos de qualidade para o console, além da redução de preço dele nos mercados americanos e europeu. Apesar disso, nós falhamos em atingir nossa projeção de recuperação por uma grande margem. Os principais mercados onde isso ocorreu foram nos EUA e na Europa. Outro problema na queda das nossas margens de lucro foi a redução de preço do console. Isso não estava projetado no nosso relatório inicial e causou um impacto negativo nas contas”.

O que vocês acham disso? Se eu não me engano, essa é a segunda vez que a Nintendo tem um prejuízo operacional na história dela. Até a época do Game Cube, isso nunca havia ocorrido. Aliás, o Game Cube foi um console com uma performance muito melhor que a do Wii U exatamente porque conseguia concorrer de frente com o PS2 e o Xbox. O que será que a Nintendo tem planejado agora para 2014? Esperamos que a companhia consiga dar a volta por cima.

PUBLICIDADE

3 COMENTÁRIOS

Comments are closed.

Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.