A Nintendo e a Pokémon Company registraram uma nova patente nos Estados Unidos que abrange a ação de invocar personagens secundários para batalhar em nome do jogador. O documento, concedido na última semana e identificado pelo site Games Fray, descreve um sistema que pode ser facilmente associado à dinâmica de jogos como Pokémon, mas com potencial para atingir outras franquias.
Como funciona o sistema descrito na patente da Nintendo e Pokémon Company
Segundo o texto da patente, o jogador usa um console para executar um jogo no qual pode controlar um personagem em um espaço virtual. A partir de um comando específico, o jogador pode invocar um “sub personagem”, que:
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Aparece em campo e pode entrar em combate com inimigos na área;
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Se não houver inimigos no local, se movimenta automaticamente;
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Pode ser movido manualmente para outra área onde, caso encontre inimigos, o jogador controlará o combate.
O exemplo mais direto é o próprio Pokémon, onde o treinador invoca criaturas para batalhar em seu lugar. No entanto, a patente tem escopo suficientemente amplo para cobrir outros jogos, como a série Pikmin, onde o jogador invoca Pikmin para atacar inimigos, resolver puzzles e interagir com o ambiente.
Preocupações da comunidade e possível impacto
A amplitude da patente já levantou preocupações entre desenvolvedores e jogadores, principalmente pela possibilidade de que a Nintendo utilize esse registro para limitar o uso de mecânicas semelhantes em outros jogos. Títulos como Persona, por exemplo, que usam sistemas de invocação de aliados em combate, poderiam ser afetados.
Apesar disso, diferentemente do que acontece com marcas registradas (trademarks), patentes não obrigam as empresas a agir judicialmente contra todos os usos semelhantes. A Nintendo pode escolher se vai ou não mover processos, dependendo do contexto — como fez recentemente no caso de Palworld, da Pocketpair.
Caso Palworld e o uso de mecânicas parecidas
Desde seu lançamento em 2024, Palworld foi acusado de plagiar elementos de Pokémon, o que levou a Nintendo e a Pokémon Company a entrarem com um processo no Japão contra a desenvolvedora. Entre as alegações estão o uso de esferas para invocar criaturas, uso de aliados como meios de transporte e outras mecânicas parecidas com a série Pokémon.
Com a nova patente, a Nintendo parece estar reforçando sua proteção legal sobre mecânicas centrais de sua franquia mais valiosa, o que pode influenciar o desenvolvimento de futuros jogos com sistemas de invocação e combate por aliados.