Nintendo é mira de petições anti-trava de região

Depois da Microsoft ter anunciado que o Xbox One não terá trava de região, sobrou apenas uma empresa que ainda adota esse tipo de política nos seus consoles: a Nintendo. Para tornar o mundo mais livre e bonito, diversas boas almas começaram uma série de pedidos no Reddit e no Miiverse (rede social do Wii U) para que a companhia deixe de restringir o acesso de jogos de territórios estrangeiros no Wii U e no Nintendo 3DS.

Obviamente, pedidos isolados não seriam ouvidos pela companhia, então uma petição online para pedir o fim da trava de região já está no ar. Se você quiser participar, basta acessá-la aqui: http://www.change.org/en-GB/petitions/nintendo-stop-region-blocking-make-the-3ds-and-wii-u-region-free.

Caso você não saiba, trava de região é o seguinte: o mundo é dividido em certas zonas e os discos de, digamos, outros continentes não funcionam aqui, assim como os discos daqui não funcionam nos outros continentes. Isso acontece porque senão seria muito simples comprar o jogo do local mais barato possível e esperá-lo chegar aqui, evitando políticas de preço diferenciadas das companhias. Hoje, por exemplo, é possível importar jogos do mercado europeu para o PlayStation 3 muitas vezes a preços de banana, jogos esses que custariam no mínimo 50~80 reais por aqui.

O que a Nintendo ganharia com isso? Bom, ninguém dá bola pro Wii U. Eu me espanto que isso vá fazer alguma diferença na decisão das pessoas entre comprar ou não o novo (e quase já defunto) console da empresa. O que realmente vai aumentar o número de vendas dele é o preço e isso eu acho que a Nintendo ainda não está disposta a baixar. Mas hey, legal alguém ter lembrado do Wii U nessa história toda.

Eric Arraché

Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.

Publicado por