O presidente da Nintendo of America, Doug Bowser, cometeu uma gafe ao comentar sobre o alto preço do Switch 2 e sugeriu que os jogadores que não puderem comprá-lo optem pelo modelo original do console.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
A declaração foi dada em entrevista à CBC, antes do adiamento das pré-vendas nos Estados Unidos, e tem gerado debate entre fãs da empresa.
Switch 2 já está em pré-venda — menos nos EUA
Com preços superiores a US$ 450, o Nintendo Switch 2 já está em pré-venda em diversos países. No entanto, os Estados Unidos ainda não foram incluídos nessa primeira etapa de comercialização, o que gerou expectativa sobre os planos da empresa para o mercado americano. Mesmo antes da abertura oficial das vendas, a discussão sobre o custo do novo console já estava em destaque.
Nintendo defende valor do novo console
Questionado sobre o preço do Switch 2 e o que os jogadores com menor poder aquisitivo poderiam fazer, Doug Bowser afirmou:
“Reconhecemos que algumas pessoas podem não conseguir pagar o valor do Switch 2. Por isso, queremos manter as outras versões do Switch disponíveis, para que elas ainda tenham a oportunidade de entrar no nosso universo de jogos, conhecer nossos personagens e enxergar valor em qualquer modelo da plataforma que escolherem.”
Ele também declarou que a empresa acredita que o preço é adequado diante dos recursos e da experiência oferecida pelo novo aparelho.
Reação do público
Apesar de Bowser não ter sido tão direto quanto Don Mattrick, ex-executivo da Microsoft que, em 2013, afirmou que quem não tinha internet deveria comprar um Xbox 360 em vez de um Xbox One, a resposta do presidente da Nintendo também foi vista como insensível por parte da comunidade.
A declaração de que o jogador deve “se contentar” com uma geração anterior de console não agradou a todos, especialmente em tempos de inflação e dificuldades econômicas.