A Nintendo deu um golpe de mestre numa empresa que tentou dar um Patent Troll neles nessa terça-feira, dia 7 de janeiro. A IA Labs havia processado a gigante japonesa em abril de 2010 por ter infringido patentes suas nos produtos Wii Fit e Wii Fit Plus.
Segundo eles, ambas as empresas se reuniram em dezembro 2007 para a obtenção dessa tecnologia para a fabricação do acessório, mas como não surgiu acordo, a Nintendo foi lá e fabricou os acessórios mesmo assim, sem ter pago os royalties da IA Labs, segundo a alegação deles.
Em 2012, surgiu a primeira decisão judicial favorecendo a Nintendo em detrimento da IA Labs, que recorreu ao processo. Como a Nintendo venceu a apelação, além dos custos com advogados do lado deles, a IA Labs teve que pagar também os custos adicionais com advogados da Nintendo, que não devem ter sido nada baratos.
O resultado dessas despesas extras foi na falência do IA Labs, que acabou dando à Nintendo todas as suas patentes (e não apenas as que eles alegavam que a Big N havia desrespeitado) como parte do pagamento dos custos judiciais.
Como o Wii Fit foi lançado em 1 de dezembro de 2007, não havia como a Nintendo ter se reunido com a IA Labs e ter decidido chutar o pau da barraca nas patentes mesmo assim. Criar um jogo demora um tempão, criar um jogo e um acessório demoram mais ainda.
Para quem não sabe o que é, Patent Troll é uma empresa que registra uma porrada de patentes sobre processos tecnológicos, métodos de uso etc, mas nunca fabrica um produto relacionado a esses direitos. Isso é feito exatamente para sacanear empresas que realmente inovam e fabricam produtos com inovações, para que elas tenham que pagar royalties desses produtos para esses trolls por terem “roubado a ideia”. Genial a maneira como a Nintendo lidou com isso, não?
Comments are closed.