Nintendo comprará estúdio da Bandai Namco

A Nintendo anunciou oficialmente a compra do estúdio Bandai Namco Singapore, com a aquisição de 80% das ações programada para 1º de abril de 2026. A transação prevê também a compra dos 20% restantes em uma data posterior, após um período de estabilização da equipe. Com isso, o estúdio passará a se chamar Nintendo Studios Singapore, tornando-se parte do grupo de desenvolvedores internos da empresa.

Critical Hits
Entre nos canais oficiais do Critical Hits e acompanhe as últimas notícias, guias e novidades sobre games, animes e cultura pop

O estúdio de Singapura foi fundado em 2013 e tem no currículo títulos como Splatoon 3 (em colaboração com a Nintendo EPD), Soul Calibur 6, Ace Combat 7: Skies Unknown e Taiko no Tatsujin: VR Festival. Apesar de seu histórico com propriedades da Bandai Namco, foi a parceria com a Nintendo que gerou seu maior sucesso comercial com Splatoon 3, lançado em 2022 exclusivamente para o Switch. Com o fim das atualizações regulares desse título, a aquisição sinaliza que a Nintendo quer manter controle direto sobre os futuros projetos da franquia.

Nintendo se fortalece frente à concorrência com aquisições estratégicas

Critical Hits
Entre nos grupos de promoções do Critical Hits e receba as melhores ofertas de games, tecnologia e cultura geek

Diferente da Sony e da Microsoft, a Nintendo tem sido mais contida na aquisição de estúdios ao longo da última década. No entanto, nos últimos anos, tem demonstrado um esforço maior para ampliar seu portfólio interno. Entre os exemplos mais recentes estão a compra da Shiver Entertainment em 2024, estúdio especializado em portar jogos como Hogwarts Legacy e Mortal Kombat 1, e a aquisição definitiva da Monolith Soft, criadora de Xenoblade Chronicles. A empresa também comprou a SRD, que trabalha com a Nintendo desde os tempos do NES, e a Next Level Games, responsável por Luigi’s Mansion 3.

PUBLICIDADE

A compra da Bandai Namco Singapore pode ser vista como um movimento para garantir que franquias importantes, como Splatoon, não fiquem vulneráveis a aquisições externas, como ocorreu com a Rare em 2002. Com o Nintendo Switch 2 prestes a receber novos projetos, o reforço interno de desenvolvimento pode garantir maior autonomia e velocidade na produção de títulos de peso.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.