A Nintendo anunciou hoje que completou a compra de ações avaliadas em 11.4 bilhões de ienes da família Yamauchi, responsável pela fundação da companhia, em 1889, quando eles nem imaginavam que iriam se tornar um dos gigantes do mundo do videogame.
Ao todo, a companhia comprou cerca de 7,4% das ações em circulação, mais ou menos 9,5 milhões de papéis, a um preço de 12,025 ienes por ação. Essa quantidade não é o total de ações mantidas pela família Yamauchi, mas uma quantia considerável dos 10% da companhia que ainda eram mantidos pelo seu antigo presidente, Hiroshi Yamauchi, responsável pela entrada da Nintendo no negócio de jogos eletrônicos.
Após 53 anos como presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi deixou suas ações (e o resto da sua herança) para quatro filhos. A companhia não sabe quais deles venderam suas ações, mas é certo que a família não saiu completamente do quadro acionário da Nintendo.
A venda de ações por parte da família Yamauchi aconteceu após a companhia apresentar resultados negativos pelo terceiro ano consecutivo, da ordem de mais de 300 milhões de dólares em 2013. A Nintendo ainda está estudando medidas para se recuperar financeiramente desse baque, como aquisições de empresas talentosas menores e até o licenciamento de alguns personagens para outros jogos, além de uma possível entrada (como forma de divulgação) no mercado móvel.