As microtransações são um dos pontos mais polêmicos dos jogos hoje em dia. E muitos problemas surgiram causado por elas na Europa graças à Star Wars: Battlefront 2, o que causou inclusive mudanças nas leis do continente. Até o momento isso havia afetado diretamente poucos jogos e o primeiro grande jogo a sofrer impacto disso é NBA 2K19.
A 2K Games anunciou que o título terá algumas funções a menos na Bélgica e na Holanda. Dessa forma, na Bélgica não será possível comprar packs do modo MyTeam, uma espécie de loot box de NBA 2K19. Já na Holanda, não será possível acessar a Auction House, opção onde é possível comprar e vender jogadores. Nos dois casos, o corte foi feito pois é usado dinheiro real para fazer as transações.
Ainda é possível que os packs do MyTeam sejam mantidos na Bélgica, desde que os jogadores possam utilizar apenas moeda in-game para adquirí-los.
A 2K Games vem estudando formas para solucionar o problema, e informa estar descontente com as decisões e pede que os jogadores se manifestem para os seus governos afim de reclamar da ausência desses recursos nos países em questão. Apesar disso, a incursão mundial que vem se iniciando contra as loot boxes mostra que a chance de a 2K Games conseguir uma liberação desta prática nos países europeus é bastante pequena.
Com lançamento marcado para o dia 11 de setembro, NBA 2K19 chega ao PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.