O estúdio Naughty Dog, conhecido por jogos como The Last of Us, voltou a ser alvo de críticas após impor horas extras obrigatórias aos funcionários durante o desenvolvimento de seu novo jogo, Intergalactic – The Heretic Prophet. A prática, chamada de “crunch” na indústria, vinha sendo combatida por muitas empresas nos últimos anos, mas ressurgiu dentro do estúdio da Sony em plena reta final de 2025.
Segundo Jason Schreier, fontes próximas à produção, os funcionários da sede em Santa Monica foram obrigados a trabalhar pelo menos oito horas extras por semana desde o final de outubro. A justificativa para o aumento de carga horária foi o atraso no cronograma e a necessidade de finalizar uma demonstração jogável para ser avaliada pela Sony. As horas eram registradas em uma planilha interna, com limite de 60 horas semanais por funcionário.
Pressão aumentou e retorno integral ao escritório foi exigido
NEW: For the last seven weeks, Naughty Dog has enacted mandatory overtime for staff to finish an internal demo of their next game, Intergalactic. The game won't be out until 2027, leaving some staff wondering: If they're crunching now, what will next year be like? www.bloomberg.com/news/article…
— Jason Schreier (@jasonschreier.bsky.social) 2025-12-18T19:21:36.348Z
Durante as sete semanas de exigência de horas extras, a empresa também determinou o retorno presencial de cinco dias por semana, elevando o regime anterior de três dias. A mudança forçou diversos funcionários a reorganizar a rotina pessoal, especialmente quem cuida de crianças ou animais domésticos.

Embora o crunch já tenha sido prática comum na indústria, a repercussão negativa nos últimos anos levou estúdios a adotar medidas para reduzir esse tipo de carga. No caso da Naughty Dog, o estúdio chegou a contratar uma nova equipe de produção após o lançamento de The Last of Us: Part II em 2020, com o objetivo de evitar novos episódios de sobrecarga. No entanto, boa parte desses profissionais já deixou a empresa.
A cultura de trabalho intenso voltou a se manifestar em 2024 com a entrega do trailer de estreia de Intergalactic, lançado em dezembro. A fase atual marca a primeira vez, nos últimos anos, em que as horas extras foram impostas a quase toda a equipe.
Cronograma aponta lançamento para 2027
A previsão atual é que Intergalactic – The Heretic Prophet seja lançado em meados de 2027. Com tanto tempo restante até o lançamento, parte dos funcionários teme que períodos ainda mais exigentes ocorram durante as fases finais de produção.
A fase recente de horas extras terminou nesta semana, conforme o estúdio concluiu a demonstração. A expectativa é de que o regime de trabalho retorne ao modelo híbrido de três dias presenciais até o fim de janeiro, segundo informações internas. A Naughty Dog prometeu apresentar um cronograma detalhado para 2026 após o recesso de fim de ano.
Como curiosidade, membros da equipe de produção receberam moedas metálicas com o logo do estúdio de um lado e a frase “O sofrimento de gerações deve ser suportado para alcançar nosso fim divino” do outro, em referência direta ao trailer do jogo.

