Você acha que foi um passeio no parque o trabalho de desenvolvimento da versão de The Last of Us para PlayStation 4? Claro que não! Foi um inferno, ou pelo menos foi isso o que o criador do jogo, Neil Druckmann disse em entrevista à Edge Magazine.
“Nós esperávamos que fosse um inferno e, na verdade, foi. Só para colocar uma imagem na tela, com a luz quebrada, as sombras quebradas e travando a cada 30 segundos levou um tempão. Esses engenheiros aqui são alguns dos melhores da indústria, e eles otimizaram o jogo tanto para o hardware do PS3. Ele estava otimizado num nível binário, mas quando você muda de plataforma, é necessário voltar ao alto nível, ter certeza de que o sistema está intacto e começar tudo de novo”.
“Eu não consigo explicar o quão difícil essa tarefa é. A princípio, tudo estava rodando bem. Daí nós colocamos as duas versões lado a lado para nos certificarmos de que tudo estava no seu devido lugar, pois se as luzes ou sombras estivessem diferente, não seria uma versão melhorada e sim uma versão diferente”.
Druckmann ainda aproveitou para comentar sobre o famigerado gargalo de produção do jogo: o fato do Bluray comportar “apenas” 50GB e isso ser um problema na hora de colocar tudo em 1080p. Outro problema também é o fato do Youtube mostrar tudo em 30fps e não nos 60fps que eles estavam desenvolvendo o jogo.
“Quando você vê ele rodando na sua TV grandona e vê todos os detalhes rodando em alta resolução e tão suavemente, é difícil voltar à versão anterior, mas é difícil de mostrar todo o trabalho e otimização que nós colocamos em ciam disso. Nós colocamos uma versão não comprimida do trailer a 60 fps para as pessoas baixarem, mas ele ficou bem grande, então é um problema que nós temos que resolver”.
The Last of Us Remastered está em desenvolvimento mais ou menos desde que a versão de PS3 foi concluída. Ainda não há uma data de lançamento definida para o PlayStation 4, mas especula-se que o jogo chegue entre o terceiro e quarto trimestre desse ano. Além desse jogo, a Naughty Dog está trabalhando em mais duas experiências para o console.