A Bethesda anunciou que a atualização 1.5 de Fallout 4 juntamente com modo Survival serão lançadas na sexta-feira para PS4 e Xbox One.
O modo Survival promete uma experiência muito mais difícil, porém bem mais recompensadora. O estúdio queria usar sistemas circulares – como os usados em Dark Souls – para trazer escolhas mais interessantes para os jogadores. Isso resultou em quatro grandes pilares de design:
- Estratégia: Intensificar as decisões envolvendo quando entrar em combate versus quando desviar de um combate, além de fazer você pensar mais sobre que equipamentos você levará para batalha. Essas decisões serão reforçadas com lutas mais rápidas e brutais.
- Exploração: Diminuir o ritmo do jogo e encorajar os jogadores a explorar os confins e recantos do mundo.
- Gerenciamento de Recursos: Balancear itens no mundo que possam ser muito fáceis ou muito difíceis de se adquirir, dando algo a mais para os jogadores considerarem quando estiverem planejando como gastar seus materiais.
- Interpretação: Aumentar o realismo do mundo e os problemas que alguém possa se deparar nele.
Abaixo você encontra detalhes sobre o que está mudando e como isso vai impactar a experiência do Fallout 4 que você conhece.
Salvar ao Dormir: Autosaves, quicksaves e salvamentos manuais serão são desabilitados. Para salvar o jogo, você precisará encontrar uma cama e dormir nela por pelo menos uma hora. Isso significa que suas opções de recuo foram reduzidas, forçando você se preocupar mais sobre onde você está entrando e se você está preparado para enfrentar o que estiver lá dentro. Algumas lutas serão de nível muito maior que o seu e talvez seja melhor recuar. Outras talvez você decida entrar de cabeça. Patrulhar e conseguir informações para tomar essas decisões pode ser divertido da sua própria maneira. Além disso, como camas são o único jeito de salvar, elas se tornam o seu Santo Graal. Com esse nível de importância colocado nelas, você irá até os confins da Terra para encontrar a cama mais próxima para o seu próximo encontro – e ao fazer isso você talvez descubra coisas que você não acharia jogando de outra forma.
Sem mais Fast Travel: Fast Travel é desabilitado.Se você quer ir a algum lugar, você terá que ir à moda antiga. Em outras palavras, exploração agora é obrigatória, o que expõe ainda mais os segredos do Commonwealth. Isso fará você sair da sua zona de conforto, mas encorajará você a tomar vantagem de workshops bem colocadas através do Wasteland. E, mesmo que o Carisma pareça ser menos importante do que a sua sobrevivência imediata, há alguns Perks baseados em carisma que irão tornar o gerenciamento das suas bases menos doloroso.
Letalidade Aumentada: Você agora causará e sofrerá mais dano. Você pode aumentar ainda mais o dano causado com “Adrenalina” – mais sobre isso abaixo. Isso deixará o combate mais perigoso, o que de certo modo te desacelerará e fará você pensar sobre o lugar que você está entrando. Combine isso com um jeito mais difícil de salvar o jogo e de repente, cada encontro com inimigos se tornará mais tenso e pesado.
O combate em si também se torna mais estratégico, porque ambos você e o seus inimigos são mais poderoso: isso significa que as lutas serão sobre você tentar o posicionamento e timing para acertar os seus tiros sem ser acertado. Isso terá um efeito ainda maior em jogadores corpo-a-corpo, que precisarão usar o block/parry de suas armas para se manterem na luta sem tomar dano. Enquanto isso aumenta o nível de habilidade requerido para se jogar, aqueles que optarem pelo modo Survival saberão no que estão entrando.
Encarando o Desconhecido: Ameaças não serão mais mostradas na bússola, a menos que sejam marcadas com uma mira de reconhecimento, e a distância em que localizações de interesse aparecerão foram significativamente diminuídas. Você não poderá mais correr pelo mundo, sabendo o que está te esperando ao virar a esquina. E ao mesmo tempo, você estará mais propenso a explorar ainda mais, para poder descobrir uma nova localização, até completar todas.
Adrenalina: Adrenalina, um novo Perk que vem como padrão com o modo Survival, te dará um bônus no dano e é aumentado ao se matar inimigos. Cada cinco abates aumentará o rank de Adrenalina, adicionando 5% de danos bônus até o máximo de 50% de dano extra. Esse dano extra é monstruoso. Adrenalina motivará decisões estúpidas que sempre acabam levando a boas histórias no final. (Dormir remove de 2 a 10 ranks de Adrenalina, dependendo do tempo dormido.)
Necessidades – Exaustão, Fome, Sede: Você achará difícil sobreviver sem se cuidar bem. Você deve permanecer hidratado, alimentado e descansado para poder continuar pronto para o combate. Passar muito tempo sem comida, água ou uma boa noite de sono começará a te prejudicar muito. Isso afetará as decisões que você tomará, porque você precisa considerar o seu estado atual e sua saúde. O simples objetivo de permanecer vivo te empurrará a novas aventuras inesperadas. E por fim, você se verá caçando carnes valiosas, fazendo encontros com a perigosa vida selvagem. Mas nem tudo o que você consumir será bom para você: Certos itens no jogo agora tem consequências negativas para balancear seus efeitos positivos. Esses contra efeitos podem deixar você com sede, fome, cansado ou até mesmo poderão machucar sua imunidade, deixando você vulnerável a doenças.
Fadiga: A maior parte da fadiga virá pelo cansaço, mas fome e sede também a afetarão. Fadiga funciona como radiação, mas afeta seus Action Points (AP) ao invés do seus Hit Points (HP). Quando mais fadiga você acumular, menos AP você terá para ações como correr e o V.A.T.S. A quantidade de fadiga acumulada é mostrada em vermelho na sua barra de AP.
Essas serão as grandes mudanças, a Bethesda também anunciou algumas mudanças menores que virão junto da atualização, mas vamos deixar elas para vocês descobrirem sozinhos durante a jogatina.