Modders de Fallout 4 reclamam de “plágio” de conteúdo nos consoles

Mods são de fato, uma das melhores coisas do PC. Recentemente, tanto a Microsoft quanto a Sony anunciaram que as modificações criadas pela comunidade serão adaptadas para alguns jogos dos seus consoles e a notícia foi muito bem recebida pelos consumidores. A Betheda inclusive saiu na frente de todo mundo e deu um jeito de implementar a novidade em Fallout 4 de uma forma mais funcional do que se imaginava.

Entretanto, a transição entre as plataformas mal começou e as revindicações sobre a autoria das modificações já começou a dar o que falar. Alguns mods já consagrados no PC estão sendo copiados na cara dura para os consoles, sem qualquer menção aos autores originais. Depois de ter sido questionada sobre isso, a Bethesda vem incentivando os jogadores a reportarem qualquer arquivo irregular na sua plataforma e promete severas punições aos envolvidos.

A grande maioria dos mods plagiados já possuem grande popularidade em outras plataformas de compartilhamento como o Nexus Mods e até mesmo em alguns subreddits do Reddit. Discussões acaloradas sobre o assunto criticam a cópia descarada do conteúdo enquanto os responsáveis pelo plágio se defendem dizendo que na verdade só tentam oferecer o conteúdo para os usuários de consoles, não pretendendo de forma alguma qualquer tipo de remuneração por isso. De qualquer forma, vamos combinar que por mais bem intencionada que seja a atitude, nada impede que a fonte e o nome dos criadores originais sejam mencionados, certo?

A treta ainda esta longe de acabar, e recentemente os criadores estão sendo acusados de “preguiça” por não terem se adiantado e convertido suas criações para os consoles através das ferramentas disponibilizadas pela Sony e Microsoft. Na verdade, por enquanto o problema esta acontecendo mais no PS4, já que o Xbox One só recebeu suporte à modificações no final do mês passado.

Sinceramente, eu me inclino a defender os criadores originais. Conceber modificações não é tarefa fácil e a grande maioria faz isso sem fins lucrativos. Portanto, negar o crédito à estas pessoas é no mínimo, um desrespeito. Acredito que esse tipo de atitude só vá prejudicar a comunidade e dificultar a criação de modificações num futuro próximo, infelizmente.

João Víctor Sartor

João Víctor Balestrin Sartor é colaborador e sex-symbol do Critical Hits. Admirador das boas histórias, almeja de verdade escrever um livro algum dia. Divide seu tempo entre à leitura, jogatina, trabalho, engenharia e quando sobra tempo, vive.

Publicado por

Este website utiliza cookies. Para mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Leia nossa política de privacidade