Que a ideia da inclusão de mods pagos em Skyrim não foi muito bem recebida pelo público, nós já sabíamos. O pesadelo de imagem foi tão grande para a Valve e para a Bethesda que as empresas até voltaram atrás e retiraram a ideia de pauta. Mas, pelo menos no que dependesse do “amor” dos fãs, a situação ficaria um pouquinho pior pra uma pessoa em especial.
Além das empresas, os modders também sofreram com as críticas: James Ive, mais conhecido como Jimo, um dos principais modders de Skyrim, relata ter recebido “inúmeros ataques, comentários odiosos e ameaças de morte” por apoiar a ideia. Thiago Vidotto, um brasileiro que também faz esse serviço, além de ser um dos animadores de Dota 2, também recebeu mensagens de pessoas acusando-o de “destruir o mundo dos jogos”.
Claro que as ameaças dificilmente se concretizariam – isso pra não dizer que seriam impossíveis – mas isso apenas mostra o quão acertada foi a decisão de suspender o projeto, pelo menos do ponto de vista exclusivamente do público. Ainda assim, fica a nota de que os modders realmente não têm a menor parcela de culpa em querer ter seu árduo trabalho recompensado, então a ideia, apesar de mal vista pelo público, é bem válida, no meu ponto de vista.
Comments are closed.