A Microsoft acaba de revelar como serão as novas políticas de desenvolvimento para indies no Xbox One. O programa vai se chamar Independent Developers @ Xbox (ID@Xbox) e aceitará desenvolvedores para auto-publicarem os seus jogos no Xbox One.
Cada desenvolvedor aceito ganhará dois kits de desenvolvimento sem nenhum custo. Esses desenvolvedores terão acesso às mesmas ferramentas e benefícios que os desenvolvedores já cadastrados na Xbox Live Arcade possuem, como Achievements, Gamerscore, saves na cloud e outros.
Além disso, haverá um time de suporte global para auxiliar os desenvolvedores em praticamente tudo, desde questões básicas até ao processo de envio dos jogos. Outro ponto importante serão os eventos para esses desenvolvedores, que acontecerão em Londres, São Francisco e Seattle.
Ainda não há uma informação de quantos desenvolvedores participarão inicialmente desse programa, mas a Microsoft garantiu que está trabalhando para que o console tenha o máximo de indies o mais rápido possível.
Um ponto bastante importante desse programa é que os indies terão 100% de direitos sobre as suas propriedades intelectuais, ou seja, não há uma exigência de exclusividade por algum período de tempo, nem a necessidade de uma publisher. Outro ponto importante desse programa é a ausência de taxas, seja para lançar atualizações, seja para publicar o jogo.
O melhor de tudo é que qualquer Xbox One poderá ser usado como uma ferramenta de desenvolvimento, o que significa que todo mundo com uma boa ideia (e que saiba programar, desenhar, compor músicas, etc etc etc, tudo o que é necessário para fazer um jogo) pode publicá-la na plataforma.
Para finalizar, os devs vão poder escolher o preço de promoção dos seus jogos, mas fica a cargo da Microsoft definir o preço dos jogos. As inscrições para o programa podem ser feitas em www.xbox.com/id. A Microsoft vai dar prioridade para companhias que já tenham histórico de publicações, seja em PC, Videogames ou celulares.
O que vocês acharam dessas políticas? Bem melhores do que as anunciadas inicialmente, certo? Que bom que a Microsoft voltou atrás. Agora quem sabe vamos começar a ver mais indies sendo lançados para videogame num período mais próximo do lançamento deles para PCs.