O lançamento de Microsoft Flight Simulator 2024 no PlayStation 5 marca um ponto de virada na estratégia da divisão Xbox, segundo o próprio chefe da franquia, Jorg Neumann. A chegada do simulador de voo à plataforma da Sony, anunciada em setembro e oficializada hoje, pode ter sido o estopim para que diversos outros títulos da Microsoft cruzassem a fronteira dos consoles.
Segundo Neumann, a ideia de levar o jogo ao PS5 surgiu há cerca de dois anos e meio, mas inicialmente foi recusada internamente. No entanto, o projeto ganhou tração após um executivo da Sony, fã de simuladores de voo, demonstrar interesse na adaptação. Isso levou a uma conversa direta entre Sony e Microsoft, culminando na aprovação do lançamento e, nas palavras de Neumann, desencadeando “uma avalanche de títulos do Xbox chegando ao PlayStation”.
Otimização para o PlayStation 5 foi prioridade
Com base em uma reestruturação técnica, Microsoft Flight Simulator 2024 passou a usar um cliente de apenas 8 GB, com o restante dos dados processados na nuvem, o que facilitou o porte para novos sistemas. Essa versão inclui suporte total ao controle DualSense, incluindo:
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Gatilhos adaptáveis que variam conforme a velocidade e o tipo de terreno
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Controles por giroscópio para movimentos de pitch e roll
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Luzes de alerta pelo lightbar do controle
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Uso da superfície do touchpad para controlar o acelerador
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Áudio do controle reproduzindo comunicações com o controle de tráfego aéreo
A decisão de levar o jogo para o PS5 pode ter representado a primeira vez em que a Microsoft considerou seriamente portar um título próprio para o console rival. Desde então, diversos outros jogos seguiram o mesmo caminho, como Sea of Thieves, Forza Horizon 5, Age of Empires e Gears of War: Reloaded, com Halo também previsto para 2026.
Apesar disso, o movimento parece alinhado com um novo posicionamento estratégico, impulsionado pela queda nas vendas de consoles Xbox e a pressão por lucros após as aquisições bilionárias da ZeniMax e da Activision Blizzard.

