Microsoft Flight Simulator 2024 iniciou avalanche de jogos do Xbox no PlayStation, afirma diretor da franquia

O lançamento de Microsoft Flight Simulator 2024 no PlayStation 5 marca um ponto de virada na estratégia da divisão Xbox, segundo o próprio chefe da franquia, Jorg Neumann. A chegada do simulador de voo à plataforma da Sony, anunciada em setembro e oficializada hoje, pode ter sido o estopim para que diversos outros títulos da Microsoft cruzassem a fronteira dos consoles.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Segundo Neumann, a ideia de levar o jogo ao PS5 surgiu há cerca de dois anos e meio, mas inicialmente foi recusada internamente. No entanto, o projeto ganhou tração após um executivo da Sony, fã de simuladores de voo, demonstrar interesse na adaptação. Isso levou a uma conversa direta entre Sony e Microsoft, culminando na aprovação do lançamento e, nas palavras de Neumann, desencadeando “uma avalanche de títulos do Xbox chegando ao PlayStation”.

Otimização para o PlayStation 5 foi prioridade

Com base em uma reestruturação técnica, Microsoft Flight Simulator 2024 passou a usar um cliente de apenas 8 GB, com o restante dos dados processados na nuvem, o que facilitou o porte para novos sistemas. Essa versão inclui suporte total ao controle DualSense, incluindo:

PUBLICIDADE
  • Gatilhos adaptáveis que variam conforme a velocidade e o tipo de terreno

  • Controles por giroscópio para movimentos de pitch e roll

  • Luzes de alerta pelo lightbar do controle

  • Uso da superfície do touchpad para controlar o acelerador

  • Áudio do controle reproduzindo comunicações com o controle de tráfego aéreo

A decisão de levar o jogo para o PS5 pode ter representado a primeira vez em que a Microsoft considerou seriamente portar um título próprio para o console rival. Desde então, diversos outros jogos seguiram o mesmo caminho, como Sea of Thieves, Forza Horizon 5, Age of Empires e Gears of War: Reloaded, com Halo também previsto para 2026.

Apesar disso, o movimento parece alinhado com um novo posicionamento estratégico, impulsionado pela queda nas vendas de consoles Xbox e a pressão por lucros após as aquisições bilionárias da ZeniMax e da Activision Blizzard.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.