A Microsoft está lançando a retrocomatibilidade de títulos do Xbox 360 no Xbox One hoje com 104 títulos. Apesar de vários jogos interessantes, e algumas pérolas cult do console, muitos títulos grandes não foram incluídos nessa primeira leva, como Red Dead Redemption e Call of Duty: Black Ops, dois dos mais votados. Por que isso aconteceu? Agora nós sabemos a resposta.
De acordo com o diretor do programa de grupos da Microsoft, Richard Irving, o principal ponto de interrogação nesses jogos são as licenças que as publishers fizeram para lançarem os games. “Depois do avanço tecnológico que permitiu a emulação de jogos do Xbox 360 no Xbox One, o próximo passo foi ir atrás das licenças e como esses jogos lançados no Xbox 360 poderiam ser relançados para o Xbox One.
Pegue Madden, por exemplo, você tem centenas de jogadores, e cada um é uma licença. É complicado. No momento, nós temos mais de 1000 jogos no Xbox One.
Nós não achamos que seria justo ir aos nossos parceiros e manda-los conseguirem a papelada necessária. Ao invés disso, nós estamos perguntado aos fãs quais são os jogos que eles querem que demos prioridades para entrarmos em contato com as publishers desses jogos e manifestar nossa intenção de relança-los via retrocompatibilidade. Cabe à publisher aprovar esse relançamento então”.
Ou seja, caso Red Dead Redemption e outros títulos votados cheguem ao Xbox One, é porque essas publishers querem. Infelizmente, dependeremos dessa boa vontade.