InícioGamesMicrosoft e Activision devem fechar aquisição na sexta-feira, dia 13

Microsoft e Activision devem fechar aquisição na sexta-feira, dia 13

Após uma série de reviravoltas e desafios regulatórios, parece que o acordo entre a Microsoft e a Activision de US$ 68,7 bilhões está prestes a ser finalizado. De acordo com uma fonte citada pelo The Verge, a Xbox Company está mirando a sexta-feira, 13 de outubro, como a data potencial para o fechamento do negócio.

O destino desse acordo ainda está nas mãos da Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido, que é o último grande obstáculo antes do fechamento do negócio. No mês passado, a CMA anunciou sua aprovação provisória do acordo, sujeita a alterações nos termos. Posteriormente, abriu uma consulta pública, com prazo que se encerra hoje, após o qual emitirá uma decisão final.

A CMA inicialmente bloqueou a aquisição em abril, expressando preocupações sobre seu impacto no mercado de jogos em nuvem. Em resposta, a Microsoft tentou reestruturar a proposta, concordando em vender os direitos de transmissão em nuvem para a Ubisoft. Essa mudança levou a CMA a lançar uma nova investigação de fusão.

Em setembro, a CMA divulgou uma nova decisão provisória, indicando sua satisfação com os termos revisados do acordo. Apesar de identificar preocupações residuais limitadas, a CMA concluiu que as soluções apresentadas pela Microsoft deveriam abordar essas questões. A CMA afirmou que, embora o acordo reestruturado seja substancialmente diferente da transação anterior e resolva a maioria das preocupações, restam algumas preocupações residuais em relação às cláusulas na venda dos direitos de transmissão em nuvem da Activision para a Ubisoft.

A decisão final da CMA é aguardada para a próxima semana e, segundo as expectativas, deverá favorecer a Microsoft. Isso abrirá caminho para a conclusão do acordo e a aquisição da renomada empresa de jogos, a Activision Blizzard.

 

Giacomo Moura
Giacomo Moura
Giacomo Canale é redator sobre games e animes no Critical Hits.