InícioGamesMicrosoft demite cerca de 9 mil funcionários, Xbox vai encerrar ou diminuir...

Microsoft demite cerca de 9 mil funcionários, Xbox vai encerrar ou diminuir certas áreas

A Microsoft anunciou a demissão de aproximadamente 9.100 funcionários, o que representa cerca de 4% de sua força de trabalho global. A informação foi confirmada pelo Seattle Times, destacando mais uma grande rodada de cortes em um ano marcado por sucessivas reestruturações internas. A decisão faz parte de um movimento estratégico da empresa para otimizar operações, reduzir camadas de gestão e concentrar investimentos em áreas consideradas prioritárias.

PUBLICIDADE

Um dos setores mais afetados pelas demissões foi a divisão de Xbox, oficialmente chamada de Microsoft Gaming. Embora a empresa não tenha detalhado o número exato de cortes na área, Phil Spencer, líder da divisão, explicou em um comunicado interno que a decisão visa preparar o segmento de jogos para um “sucesso duradouro”. Segundo Spencer, será necessário “encerrar ou reduzir trabalhos em certas áreas” e simplificar estruturas para aumentar a agilidade. Ele também reforçou que os funcionários afetados receberão apoio com pacotes de indenização, assistência médica e ajuda para recolocação em outras áreas da empresa.

Confira a declaração completa de Phil Spencer aos funcionários:

PUBLICIDADE

Microsoft demite cerca de 9 mil funcionários, Xbox vai encerrar ou diminuir certas áreas

“Hoje estamos compartilhando decisões que impactarão colegas em toda a nossa organização. Para posicionar Gaming para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas estratégicas de crescimento, encerraremos ou reduziremos trabalhos em certas partes do negócio e seguiremos o exemplo da Microsoft ao remover camadas de gestão para aumentar a agilidade e eficácia. Por respeito aos impactados hoje, os detalhes das notificações e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados por seus líderes de equipe nos próximos dias.

Reconheço que essas mudanças chegam em um momento em que temos mais jogadores, mais jogos e mais horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e planejamento de lançamentos nunca estiveram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente é resultado de decisões difíceis tomadas no passado. Precisamos fazer escolhas agora para garantir sucesso contínuo nos próximos anos, e uma parte essencial dessa estratégia é a disciplina para priorizar as oportunidades mais fortes. Protegeremos o que está prosperando e concentraremos esforços nas áreas com maior potencial, enquanto atendemos às expectativas da empresa para o nosso negócio. Essa abordagem focada nos permitirá entregar jogos e experiências excepcionais para os jogadores por gerações.

Priorizar nossas oportunidades é essencial, mas isso não diminui a importância deste momento. Simplificando, não estaríamos onde estamos hoje sem o tempo, energia e criatividade daqueles cujos papéis foram impactados. Essas decisões não refletem o talento, a criatividade ou a dedicação das pessoas envolvidas. Nosso progresso não é acidental — é resultado de anos de trabalho dedicado das nossas equipes.

O RH está trabalhando diretamente com os funcionários impactados para oferecer benefícios do plano de demissão (em conformidade com as leis locais), incluindo pagamento, cobertura de saúde e recursos de recolocação para apoiar a transição. Funcionários cujos papéis foram eliminados são incentivados a explorar posições abertas na Microsoft Gaming, onde suas candidaturas terão prioridade de análise.

Obrigado a todos que ajudaram a moldar nossa cultura, nossos produtos e nossa comunidade. Seguiremos em frente com profunda gratidão e respeito a todos que contribuíram para essa jornada.”

PUBLICIDADE

Além do Xbox, outras áreas da Microsoft também sofreram cortes significativos. A divisão King, responsável por jogos como Candy Crush, perdeu cerca de 10% de seus funcionários (aproximadamente 200 pessoas), enquanto estúdios europeus como a Zenimax também confirmaram demissões. Esses cortes se somam a uma série de reduções realizadas ao longo do último ano, incluindo as dispensas em janeiro de 2024, que atingiram 1.900 empregados das divisões Activision Blizzard e Xbox, além de fechamentos de estúdios em maio e cortes adicionais em setembro.

A Microsoft explicou que as demissões fazem parte de uma estratégia de longo prazo para manter a competitividade, especialmente no setor de jogos, onde a empresa enfrenta grande pressão para lançar novos títulos e expandir o Xbox Game Pass. Mesmo com recordes de jogadores ativos e um portfólio sólido de lançamentos futuros, a empresa optou por priorizar os projetos com maior potencial de retorno.

O Xbox Series X|S, os serviços Game Pass e os principais estúdios da Microsoft continuam operando normalmente. No post de hoje, trouxemos os detalhes sobre a nova onda de demissões e seu impacto no setor de games

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.