A Microsoft confirmou que 3% de sua força de trabalho global será demitida como parte de uma reestruturação interna. A decisão foi tomada para implementar mudanças organizacionais e reduzir os níveis de gerenciamento, com o objetivo de preparar a empresa para um “mercado dinâmico”, segundo fontes da CNBC divulgadas via CharlieIntel.
- Siga o Critical Hits e não perca mais um post: Google News, Twitter, Bluesky, Instagram, Youtube
Reestruturação mira gestão e otimização da empresa
A companhia, que recentemente derrotou novamente a FTC em disputas envolvendo a aquisição da Activision, justificou o corte em massa como uma etapa necessária para otimizar a estrutura organizacional. As demissões não têm foco em desempenho individual, diferentemente da rodada anterior, realizada em janeiro de 2025, que afetou equipes de vendas, segurança e jogos.
Ainda que não tenham sido revelados números específicos do setor de games, sabe-se que milhares de profissionais em diferentes áreas serão afetados. Segundo o relatório, esse pode ser o maior corte de funcionários desde 2003, quando a Microsoft demitiu cerca de 10 mil pessoas.
Consoles Xbox também terão aumento de preço
Além da redução no quadro de funcionários, a Microsoft anunciou recentemente o reajuste nos preços de consoles Xbox Series, acessórios e jogos. As mudanças fazem parte de um esforço mais amplo de reposicionamento estratégico da empresa, que vem investindo em grandes aquisições, como a da Activision Blizzard, e se preparando para mudanças no mercado global de tecnologia e entretenimento.
As demissões, apesar de impactantes, seguem a tendência de reestruturações vistas em outras grandes empresas de tecnologia nos últimos anos. A Microsoft não detalhou quando as demissões serão implementadas nem se novas rodadas estão previstas.