Microsoft ainda planeja lançar console portátil próprio da linha Xbox, segundo novo relatório

Mesmo com o foco voltado para o lançamento da próxima geração do Xbox, a Microsoft continua desenvolvendo um console portátil da marca, de acordo com novas informações divulgadas por Jez Corden. A ideia reforça a visão de que “tudo é Xbox”, expandindo o ecossistema da empresa para além do tradicional console de mesa.

Critical Hits
Receba as melhores ofertas em Games, Informática e Tecnologia no seu celular

Desde 2025, a ASUS tem trabalhado em parceria com a Microsoft na linha ROG Xbox Ally, oferecendo dispositivos portáteis mais potentes e integrados ao Xbox Game Pass e outros serviços de jogos para PC. Ainda assim, a companhia de Redmond não desistiu de lançar um hardware portátil próprio e de primeira linha.

Portátil da Microsoft será parte da nova plataforma Xbox

O plano do console portátil oficial da Microsoft segue paralelo ao desenvolvimento da próxima geração do Xbox. Essa nova plataforma será mais aberta, permitindo o uso de launchers como Steam e Epic Games, tendência que já pode ser vista nos modelos Ally X da ASUS.

PUBLICIDADE

Esses dispositivos, inclusive, devem receber em março de 2026 uma função inédita alimentada por NPU (unidade de processamento neural) que transforma automaticamente clipes de jogabilidade em vídeos prontos para compartilhamento. A Microsoft acompanha de perto essa evolução, já que parte dessas inovações pode migrar para o seu próprio portátil.

Embora o novo console doméstico seja a prioridade atual da empresa, o portátil permanece nos planos e pode se tornar uma peça-chave para levar a experiência do Xbox a todos os dispositivos. O conceito é o mesmo: tornar o Xbox acessível em qualquer lugar, independente do formato de hardware.

Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.