Mesmo com o foco voltado para o lançamento da próxima geração do Xbox, a Microsoft continua desenvolvendo um console portátil da marca, de acordo com novas informações divulgadas por Jez Corden. A ideia reforça a visão de que “tudo é Xbox”, expandindo o ecossistema da empresa para além do tradicional console de mesa.
Desde 2025, a ASUS tem trabalhado em parceria com a Microsoft na linha ROG Xbox Ally, oferecendo dispositivos portáteis mais potentes e integrados ao Xbox Game Pass e outros serviços de jogos para PC. Ainda assim, a companhia de Redmond não desistiu de lançar um hardware portátil próprio e de primeira linha.
Portátil da Microsoft será parte da nova plataforma Xbox
O plano do console portátil oficial da Microsoft segue paralelo ao desenvolvimento da próxima geração do Xbox. Essa nova plataforma será mais aberta, permitindo o uso de launchers como Steam e Epic Games, tendência que já pode ser vista nos modelos Ally X da ASUS.
Esses dispositivos, inclusive, devem receber em março de 2026 uma função inédita alimentada por NPU (unidade de processamento neural) que transforma automaticamente clipes de jogabilidade em vídeos prontos para compartilhamento. A Microsoft acompanha de perto essa evolução, já que parte dessas inovações pode migrar para o seu próprio portátil.
Embora o novo console doméstico seja a prioridade atual da empresa, o portátil permanece nos planos e pode se tornar uma peça-chave para levar a experiência do Xbox a todos os dispositivos. O conceito é o mesmo: tornar o Xbox acessível em qualquer lugar, independente do formato de hardware.

