Microsoft afirma estar “prosperando” após demissões em massa e cancelamentos de jogos

Em um momento de forte instabilidade para a indústria de games, a Microsoft se tornou alvo de críticas ao declarar que está “prosperando”, mesmo após anunciar mais uma rodada de demissões em massa e o cancelamento de projetos. A declaração veio por meio de uma carta publicada pelo CEO Satya Nadella, que afirmou que o sucesso da empresa “não se baseia em longevidade, mas em relevância”.

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Nos últimos dois anos, a Microsoft promoveu cortes que afetaram dezenas de milhares de funcionários em diversas divisões, incluindo seu setor de jogos. A nova rodada de demissões removeu 9000 funcionários, muitos deles de estúdios ligados ao Xbox. A fala de Nadella acendeu o debate sobre a disparidade entre os bons resultados financeiros da empresa e a realidade enfrentada por trabalhadores demitidos.

Satya Nadella diz que foco está na relevância, não na longevidade

Microsoft afirma estar “prosperando” após demissões em massa e cancelamentos de jogos

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De acordo com o CEO, a Microsoft continua crescendo em performance de mercado, posicionamento estratégico e adoção de inteligência artificial. “O sucesso não é sobre longevidade… é sobre relevância”, afirmou. A fala, apesar de focada na visão futura da companhia, foi considerada insensível por parte do público, principalmente por estar ligada a um contexto de demissões em massa.

As críticas se intensificaram quando Nadella destacou a inteligência artificial como o centro da estratégia de crescimento da Microsoft, em um momento em que há preocupações crescentes sobre o uso da IA para substituir postos de trabalho eliminados nas reestruturações. A declaração gerou reações divididas: enquanto alguns veem as mudanças como necessárias, outros enxergam nelas uma negligência em relação ao bem-estar dos funcionários e ao impacto social das decisões corporativas.

Estúdios afetados incluem Blizzard, Rare e Tango Gameworks

Diversos estúdios ligados à divisão de jogos da Microsoft sofreram cortes expressivos. Entre os afetados estão Blizzard, Rare, Zenimax, Tango Gameworks e Turn 10 Studios. A escala das demissões reacendeu dúvidas sobre o futuro de alguns desses estúdios e sobre a real sustentabilidade do portfólio da Microsoft no setor de entretenimento interativo.

Embora executivos tenham tentado justificar os cortes como parte de um plano de otimização e eficiência, a ausência de um plano claro para manter a saúde a longo prazo da força de trabalho tem preocupado veteranos da indústria e o público em geral.

Indústria vive onda de cortes e incertezas

As demissões na Microsoft fazem parte de uma tendência mais ampla que afeta toda a indústria de jogos. Empresas como Sony e Embracer Group também anunciaram cortes e cancelamentos de projetos. A pressão por inovação rápida, redução de custos e adaptação tecnológica está levando muitas companhias a adotar medidas drásticas, mesmo em cenários de lucro.

Resta saber se a visão ambiciosa de Nadella irá se concretizar ou se as críticas se intensificarão conforme os efeitos dessas decisões se desenrolam. Por enquanto, Microsoft segue sendo uma das protagonistas de um momento delicado para o mercado global de games.

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Valteci Junior
Valteci Junior
Me chamo Valteci Junior, sou Editor-chefe do Critical Hits, formado em Jogos Digitais e escrevo sobre jogos e animes desde 2020. Desde pequeno sou apaixonado por jogos, tendo uma grande paixão por Hack and slash, Souls-Like e mais recentemente comecei a amar jogos de turno e JRPG de forma geral. Acompanho anime desde criancinha e é um sonho realizado trabalhar com duas das maiores paixões da minha vida.