Com a tendência de jogos de mundo aberto invadindo cada vez mais a geração que chegará em breve, com direito a títulos antes lineares como Metal Gear Solid ganhando adaptações a esse modo, era de se esperar que tentassem inovar nas propostas, principalmente se aproveitando das novas tecnologias, como a interação dos consoles com smartphones e tablets, e a promessa é de que Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain tenha conseguido levar isso tudo para outro nível.
Ainda não se sabe ao certo como isso vai funcionar, mas o fato é que jogadores poderão, via smartphone ou tablet ou Smartglass, criar as suas próprias missões. Você vai poder escolher como jogador quando fazer qualquer missão, sem aquela tradicional linearidade, e ainda vai poder escolher como jogar, podendo além de criar a sua própria missão, compartilhar essa criação com os outros jogadores do mundo todo e, logicamente, também jogar as missões desses outros jogadores. Tudo isso de forma interativa com os seus gadgets, podendo ser acessado a qualquer momento durante o jogo.
Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain chegará para PS3 e Xbox 360, mas é bem mais provável que essas funções sejam exclusividades de Playstation 4 e Xbox One. O jogo ainda não tem data de lançamento definida.