Uma das principais diferenças da Steam para outras plataformas é a quantidade absurda de jogos que ela oferece. É verdade que a grande maioria não faz tanto sucesso e alguns sequer mereciam ser publicados, mas a funcionalidade chama atenção principalmente para quem procura games indies.
Mas será que esse é mesmo a principal fonte de lucro da Steam? Bem, segundo Sergey Galyonkyn, do SteamSpy, metade da receita gerada pela plataforma em 2017 foi devida somente a 100 jogos, o que evidencia que os jogos mais populares ainda são o que sustetam a loja de Gabe Newell e Cia.
Considerando que a Steam conta com cerca de 21 mil títulos disponíveis, os números apresentados por Galyonkyn impressionam. Segundo ele, quem mais movimento dinheiro dentro da Steam em 2017 foi PUBG, seguido por CS:GO e GTA V.
O dono da principal plataforma de avaliação dos dados da Steam ainda afirma que um jogo que deseje constar na lista dos 20 mais vendidos precisa vender, no mínimo 22 milhões de dólares. Em 2017, alguns jogos ainda permaneceram presentes no ranking mesmo tendo sido lançados em anos anteriores, como é o caso de The Witcher 3, Dark Souls 3 e Rainbow Six Siege.