PUBLICIDADE
InícioGamesMercado Free to Play faturou 470 milhões de dólares em 2013 no...

Mercado Free to Play faturou 470 milhões de dólares em 2013 no Brasil

O site Games Industry International publicou uma matéria recentemente bastante interessante onde uma pesquisa conduzida ano passado no mercado Brasileiro concluiu que dos 51.5 milhões de gamers do Brasil entre as idades de 13 e 65 anos, cerca de 17,2 milhões de pessoas jogavam jogos free to play no computador.

PUBLICIDADE

Esse número apresenta um avanço de 20 por cento em relação ao ano anterior. A Interpret, empresa que conduziu a pesquisa no nosso mercado, diz que esse aumento tem duas explicações principais, o aumento da quantidade de computadores pessoais no Brasil e o aumento da renda familiar no país.

“Os jogos Free to Play para PC são um bom meio termo onde desenvolvedores e publishers conseguem retornos no Brasil. Essa forma de mercado se alinha de maneira única com as necessidades e os recursos dos jogadores brasileiros. Os nossos dados mostram que no Brasil pelo menos, o mercado Free to Play nos computadores oferece grandes oportunidades” disse o gerente de pesquisas da Interpret, Jason Coston.

PUBLICIDADE
brasil-free-to-play
Segundo o gráfico, 11% dos jogadores compram itens dentro do jogo, já em esquemas de assinatura, 7% compram uma conta premium

Ainda segundo a Interpret, boa parte dos 470 milhões de dólares movimentados no mercado no ano passado foram por meio de compras dentro de aplicativos, ao invés de assinaturas premium. O mercado móvel free to play também está em expansão no Brasil, apesar de não parecer tão atrativo assim devido à grande competitividade do setor e aos custos de localização.

O que vocês acharam desses dados? Eu realmente não sou muito fã do modelo de negócios free to play da maneira como ele é implementado em muitos casos, com abuso de microtransações e a exigência de que você pague para avançar em certos momentos de alguns jogos (olá, Candy Crush), mas é uma alternativa válida para quem não pode ficar comprando lançamentos.

Além disso, é um ótimo negócio para as companhias, afinal, quem vai piratear um jogo grátis, certo?

PUBLICIDADE
Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.