Donald Trump mal chegou ao poder e já causou polêmica com uma série de medidas econômicas de impacto mundial. Mas o que isso tem a ver com vídeo games? Claro que nem todas as medidas adotadas pelo novo presidente americano afetarão o mercado de jogos por lá, mas a Entertainment Software Association já vem se preparando para a possibilidade de Trump determinar tarifas extras para games estrangeiros.
A medida tem como meta “penalizar” a importação de produtos estrangeiros e favorecer a produção nacional. Essa já é uma realidade bastante conhecida por nós, brasileiros, mas bastante temida pelos nossos amigos americanos. Caso isso realmente venha a acontecer, o preço de consoles e hardwares estrangeiros em geral pode ter um súbito aumento de preço em todo o país, favorecendo é claro os produtos que são produzidos dentro do solo americano.
Por enquanto especula-se que caso a tarifação extra venha a acontecer, ela ficará em torno de 10% do valor total do produto. Um valor bem salgado que pode complicar a vida da Nintendo e da Sony nos próximos anos.