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Medal of Honor: Warfighter e Call of Duty: Black Ops 2 proíbidos no Paquistão

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Se você deseja comprar Call of Duty: Black Ops 2 ou Medal of Honor: Warfighter, e deseja fazer isso no Paquistão, terá alguns problemas. A Associação de produtores de CD e DVD do Paquistão baniu a venda desses títulos no país. O motivo seria que os jogos apresentam o país sobre uma péssima perspectiva.

Segundo nota divulgada pela Associação: “Nós, da Associação, sempre boicotamos jogos e filmes desse tipo. Esses jogos foram desenvolvidos contra a unidade e santidade nacional do país. Os jogos foram desenvolvidos contra o Paquistão, e a Associação baniu completamente a venda deles. Vendedores foram notificados e serão responsáveis pelas conseqüências se forem flagrados comprando ou revendendo esses títulos”.

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O presidente da Associação, Saleem Memon, comentou a proibição: “O problema está em detalhes que são contra o Paquistão e críticas contra nosso exército. Eles mostram nosso país através de uma perspectiva muito ruim”.

O dono da maior loja de jogos da capital Islamabad contou que não está sabendo da proibição e que ambos os jogos são sucesso de vendas. Black Ops 2 vendeu mais de 5 mil cópias e Warfighter mais de mil desde seu lançamento no país. Versões piratas também são encontradas, algumas sendo vendidas por menos de R$ 5. Obviamente, essa versão mais barata não entrou para as estatísticas de venda dos títulos.

Censura? Ou falta de bom senso? Ou talvez os dois? São histórias criadas para gerar um interesse por parte do usuário a querer jogar cada vez mais. O foco da história não está somente no Paquistão (temos uma suposta Guerra-Fria entre EUA e China em Black Ops 2) mas também temos o fato de que o jogo é desenvolvido pelo ponto de vista norte-americano.

A chamada “Guerra ao Terror” vai influenciar sempre, será difícil apresentarem um game com os EUA do lado “errado” da história, as críticas ao título seriam, a meu ver, bem agressivas. Os paquistaneses têm todo o direito de reivindicar seus direitos se acham que estão sendo prejudicados. Se os games estão mostrando uma perspectiva errada, é difícil dizer. Bem, sempre será o vencedor que contará as histórias.

O que acham dessa proibição? Deixem seus comentários.

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Eric Arraché
Eric Arrachéhttp://criticalhits.com.br
Eric Arraché Gonçalves é o Fundador e Editor do Critical Hits. Desde pequeno sempre quis trabalhar numa revista sobre videogames. Conforme o tempo foi passando, resolveu atualizar esse sonho para um website e, após vencer alguns medos interiores, finalmente correu atrás do sonho.